O que faz a pessoa ter câimbras?

Perguntado por: rmota2 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

desidratação, que acontece quando o organismo libera uma grande quantidade de sais minerais; deficiência nutricional de sódio, magnésio, vitaminas do complexo B e cálcio; uso de diuréticos, que eliminam água e eletrólitos do organismo, especialmente se não houver monitorização adequada dos íons corporais.

Outra dica é tomar chá de Camomila, Capim-limão ou Erva-cidreira antes de dormir. É importante destacar que o consumo de alimentos ricos em potássio, cálcio, sódio e magnésio devem ser consumidos de forma equilibrada. Se as dores persistirem o indicado é procurar um especialista.

Dentre as soluções para preveni-las, está o alongamento. Quando a cãibra ocorre, os especialistas recomendam uma sessão de alongamento seguida de massagens no local para aliviar os espasmos. Outra solução, segundo o estudo, é fazer uma série de pulos e saltos. Eles evitam o esgotamento muscular causador das cãibras.

Se não conseguir ficar em pé, deve sentar-se, e esticar a perna e puxar os pés para trás com as mãos. Peça ajuda a um amigo (veja na imagem acima) para facilitar o alongamento ou alongue-se sozinho. A massagem da área afetada com movimentos circulares ajuda na recuperação para o estado normal da musculatura.

Numerosos medicamentos têm sido associados ao surgimento de cãibras, podendo-as precipitar por vários mecanismos. Entre os medicamentos com maior evidência de associação estão os agonistas beta-2 de longa duração de ação inalatórios e alguns diuréticos.

Sentir cãibras nas pernas é comum, principalmente para quem pratica esportes intensos. Com a adoção de hábitos mais saudáveis e atenção especial à sua alimentação, você pode manter o seu organismo hidratado e reduzir as chances de passar por esse desconforto.

A câimbra é uma contração muscular repentina e involuntária. Embora geralmente inofensivas, as câimbra musculares podem causar uma dor severa no músculo afetado. Atividade física extenuante, principalmente em climas quentes, alguns medicamentos e certas condições médicas também podem causar câimbras musculares.

O estudo comparou o efeito do magnésio com o placebo. A pesquisa observou que o uso do monohidrato de magnésio foi mais eficaz na redução da incidência de câimbras noturnas do que o placebo.

A cãibra pode ser tratada com uma compressa fria ou quente. Além disso, é possível fazer um alongamento do membro afetado, para diminuir a intensidade da dor. Por exemplo, se a panturrilha estiver com cãibras, você pode puxar o pé para cima com a mão para alongar o músculo da panturrilha.

O diabetes tem tratamento, mas a dor da neuropatia diabética, consequência de glicemia elevada por anos, é de difícil solução. Ela diminui a sensibilidade nas pernas, provoca dormência e câimbras e é seguida da dor localizada causada por alterações nas fibras nervosas das extremidades.

A banana é rica em água, potássio e carboidratos (que fornecem glicose). Dessa forma, em teoria ela poderia ajudar a combater as câimbras por ajudar a manter a hidratação do corpo, fornecer energia aos músculos e repor os níveis de potássio – mas isso nem sempre se confirma.

Uma cãibra é uma contração repentina e involuntária de um desses músculos, normalmente na panturrilha. E podem durar de alguns segundos a vários minutos, sendo leves ou intensos. O exercício é um gatilho comum, especialmente depois de se exercitar por um longo período de tempo ou no calor.

Nesse grupo, recomenda-se um programa de alongamento 15 minutos antes de dormir, dar preferência para alimentos ricos em cálcio e magnésio, manter uma boa hidratação ao longo do dia e evitar o sedentarismo. A suplementação com magnésio pode eliminar até 90% das câimbras noturnas.

Quando Procurar um médico para analisar a cãibra
Se você se encaixa em algum desses padrões citados, provavelmente é a hora certa de se procurar atendimento médico, de preferência um neurologista que irá realizar exames para descobrir a real causa de tamanha frequência.

A banana ideal para evitar câimbras é a pacova
As bananas contém boas quantidades desse mineral e podem ser uma das fontes da sua dieta. A banana pacova é a mais rica em magnésio, seguida respectivamente pelas bananas ouro, figo, da terra, prata, maçã e nanica.