O que faz uma pessoa surtar?

Perguntado por: oilha . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Muitas vezes começa de forma incipiente e vai se intensificando até que finalmente leva a pessoa a surtar. Psicoses como a esquizofrenia, abusos de drogas, crises de abstinência de substâncias e alguns transtornos afetivos como a bipolaridade (antigo transtorno maníaco-depressivo) são causas bastante comuns de surtos.

O que é comum entre os surtos é o fato de serem “a gota d'água”, de acordo com o psicólogo Eduardo Xavier do Hospital Psiquiátrico São Pedro. A crise se origina em pessoas que já possuem uma certa fragilidade psicológica, ou seja, é algo que vai crescendo.

Sintomas de bipolaridade
Nos episódios depressivo, os principais sintomas são: diminuição da disposição para a vida; aumento da necessidade do sono; retração e isolamento; tristeza profunda; falta de vontade para realizar atividades e pensamentos pessimistas, de menos valia e que trazem um ambiente de piora e risco.

Um breve distúrbio psicótico por definição, dura menos de um mês, após o qual a maioria das pessoas se recupera completamente. É raro, mas para algumas pessoas, pode acontecer mais de uma vez. Se os sintomas durarem mais de 6 meses, os médicos poderão considerar um possível diagnóstico de esquizofrenia.

A crise emocional é caracterizada por um desgaste psicológico que pode ser decorrente de diversos fatores na vida de uma pessoa. Também conhecida como surto emocional, ela se instala quando o sofrimento psíquico é muito grande, ultrapassando a capacidade do indivíduo de lidar com a crise.

A crise de depressão pode ser desencadeada por determinados eventos e gatilhos, acontecimentos que envolvam ameaças de perda ou perda iminente. Podem ser como um choque emocional para a pessoa depressiva, fazendo com que naquele momento haja uma crise.

Consequências do surto psicótico
A pessoa pode ter consequências mesmo que o tempo do surto tenha sido pequeno pois nestas condições ele não poderá tomar decisões importantes e poderá não se alimentar ou cuidar de sua própria higiene. Há risco de suicídio neste momento principalmente em pessoas mais jovens.

A clozapina, que também bloqueia muitos outros receptores, é evidentemente o medicamento mais eficaz para tratar sintomas psicóticos.

  1. Como prevenir surtos? Certos hábitos ou acontecimentos podem favorecer uma recaída. ...
  2. Tome seus remédios. As drogas que o seu médico prescreveu retardam a evolução da doença e, por isso, previnem surtos. ...
  3. Mantenha sua saúde em dia. ...
  4. Não fumar. ...
  5. Relaxe. ...
  6. Descansar e dormir bem.

O surto psicótico acontece por conta de uma alteração de neurotransmissores, sobretudo a dopamina, que é comum a condições psiquiátricas, como esquizofrenia, mania e depressão, ou condições clínicas, como encefalite.

Mas engana-se quem pensa que o indivíduo tem uma “crise nervosa” e logo volta ao seu estado normal: o surto psicótico pode durar dias ou semanas, e em geral, a pessoa acometida precisa de hospitalização.

A pessoa começa a falar coisas sem sentido, incompatíveis com a realidade. É comum ela acreditar fortemente que está sendo perseguida por alguém. Também é muito comum que ela ouça vozes e sinta que está sendo observada.

Confira a seguir e entenda melhor o tema!

  1. Apresenta problemas de sono. ...
  2. Está sempre ansioso ou tenso. ...
  3. Humor se altera com facilidade. ...
  4. Tem se afastado das pessoas. ...
  5. Esquecimento frequente. ...
  6. 96 comentários sobre “5 sinais de quem possui transtornos mentais

Mas e a Psicose? Como a definiríamos? Zimerman (1999) distingue três situações: 1) - psicose propriamente dita; 2) - estado psicótico; 3) - condição psicótica.

A irritabilidade no transtorno bipolar
Nos episódios de polo maníaco, o humor frequentemente está elevado: alegre, despreocupado, otimista, e acompanhado de um aumento da autoestima que pode variar desde uma autoconfiança sem crítica até uma grandiosidade delirante.

Tipos de transtorno bipolar: Principais características e...

  • Transtorno bipolar tipo I.
  • Transtorno bipolar tipo II.
  • Transtorno ciclotímico.
  • Transtorno bipolar induzido por substância ou medicamento.
  • Transtorno bipolar devido a outra condição médica.
  • Quer saber mais sobre Psiquiatria?
  • Sugestão de leitura.

Com isso, entende-se que a psicose é a alteração da percepção da realidade e ela faz parte da esquizofrenia, a principal classe de patologia dos transtornos psicóticos. O paciente psicótico ou esquizofrênico, normalmente, não tem capacidade funcional para procurar um médico.

Um dos sintomas da esquizofrenia é o “embaralhamento” de palavras, ou seja, a fala é aleatória, randômica, cuja ordem é analisada pelo software. “Em 64% dos casos, já nos primeiros sinais da patologia, os sujeitos com esquizofrenia apresentam essa característica na fala, algo gritante nos indivíduos crônicos.

Mas o motivo principal pelo qual bipolares já diagnosticados surtam é: parar de tomar o remédio. Essa é uma infeliz rotina e acomete a maioria dos doentes. Uma vez que já sabemos que o indivíduo tem a doença, há chance para uma nova crise, e o grande desencadeante é o tratamento incorreto.

Um surto representa um aumento inesperado do número de casos de determinada doença em uma região específica. A dengue, por exemplo, em algumas cidades, é considerada como um surto, já que acontece em regiões específicas, por exemplo um bairro.