O que faz a pessoa ouvir vozes?

Perguntado por: icarvalho6 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

Ouvir vozes é uma alucinação auditiva que pode ou não estar associada com um problema de saúde mental. É o tipo mais comum de alucinação em pessoas com distúrbios psicóticos como a esquizofrenia. No entanto, um grande número de indivíduos saudáveis também relataram ouvir vozes.

O temido fenômeno de ouvir vozes nada mais é que alucinações auditivas. Essas alucinações podem vir em formas de barulhos e ruídos assim como vozes, sendo essas vozes familiares ou não. Geralmente, alguma condição externa ou transtorno psíquico pode fazer com que esse fenômeno se manifeste.

Esse processo é chamado de alucinação auditiva, pode ou não estar associada a distúrbios e, geralmente, as vozes são de outras pessoas e até desconhecidas.

Na maioria das vezes, ouvir das vozes representa algum tipo de alucinação auditiva, e essa alucinação pode ou não ter uma ligação direta com um problema com a sua saúde mental. No que se refere a saúde mental, o transtorno mais frequente nesses casos de alucinações é a esquizofrenia, enquanto um distúrbios psicóticos.

Veja quais são elas, a seguir.

  1. Paranoide. A esquizofrenia paranoide é associada a delírios de perseguição e grandeza, assim como ideias ilógicas e irrealistas, podendo apresentar alucinações. ...
  2. Hebefrênica. ...
  3. Catatônica. ...
  4. Indiferenciada. ...
  5. Depressão pós-esquizofrênica. ...
  6. Residual. ...
  7. Simples.

Geralmente a esquizofrenia se inicia com uma simples apatia no final da adolescência e no começo da vida adulta, na faixa dos 18 aos 30 anos. Aos poucos, o indivíduo abandona as atividades rotineiras e se isola.

Alguns dos sintomas iniciais de esquizofrenia incluem:

  1. Isolamento social.
  2. Irritabilidade.
  3. Paranoia.
  4. Tristeza constante ou depressão.
  5. Apatia.
  6. Perda de memória.
  7. Dificuldade de concentração.

Depressão psicótica provoca delírios e alucinações
“Ela é manifestada por meio dos sintomas depressivos, que são acompanhados dos sintomas psicóticos, como delírios e alucinações“, diz a médica. Quem é diagnosticado com a depressão psicótica pode ouvir vozes e ver pessoas que não existem.

Procurar auxílio médico é sempre a primeira e melhor solução para vozes na cabeça. O mais convencional é a utilização de tranquilizantes, como os ansiolíticos benzodiazepínicos e alguns anticonvulsivantes, notadamente em esquizofrênicos.

A esquizofrênica é uma psicopatologia altamente incapacitante. Entre as alterações mais significativas e perceptíveis no paciente esquizofrênico, podemos destacar a indiferença afetiva, pensamentos confusos e desconexão com a realidade. Em casos mais sérios, as crises podem ser marcadas por alucinações e delírios.

Acredita-se que esse distúrbio possa surgir como resultado da interação de fatores genéticos, cerebrais e ambientais. Algumas pessoas podem ter a tendência de desenvolvê-la com o passar dos anos, já outras, um evento estressante ou emocional pode desencadear um episódio psicótico.

É normal acordar sempre às 3 da manhã? Independentemente do padrão de sono ou da qualidade de vida, é muito comum que despertemos algumas vezes durante o sono. Do ponto de vista neurológico, é completamente normal esse “leve” acordar, que geralmente ocorre nas transições de fases do sono e pode se dar na mesma hora.

Uma pessoa que pode ouvir espíritos possui, em maior ou menor grau, o dom da clariaudiência, que, segundo a doutrina espírita, é a faculdade pela qual o médium consegue ouvir vozes, sons, palavras e ruídos que estão além da percepção auditiva comum.

Estamos falando de clariaudiência, a capacidade de ouvir claramente aqueles que estão no reino espiritual, externamente ou internamente. A clariaudiência pode ser experimentado de várias maneiras. Algumas pessoas podem ouvir uma voz que fala com elas enquanto ninguém está perto delas.

vozes são no ouvido, ou seja, é alteração na percepção auditiva, isso é chamado de psicose. Alguns transtornos de ansiedade/dissociação, podem causar alterações nas sensações pessoais, chamados de dissociação, em que você sente como as coisas ou você não se reconhece.

A depressão psicótica é mais um dos tipos de depressão. Ocorre quando somam-se aos sintomas da depressão maior alguma forma de psicose, como por exemplo alucinações e delírios, como ouvir vozes ou ter sentimentos intensos de inutilidade e fracasso.