O que faz a pedra no rim crescer?

Perguntado por: aalves . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 15 votos

Os cálculos renais são formados dentro dos rins e dependem de uma concentração alta de cristais na urina. Assim, as principais causas de sua formação são a pouca ingestão de água, deixando a urina muito concentrada. A ingestão de comidas com muito sal e proteínas também é um fator importante.

Para eliminar as pequenas pedras nos rins e evitar que se forme outras é importante beber pelo menos 2,5L de água por dia e ter cuidados com a alimentação, como evitar o consumo exagerado de carnes e reduzir o consumo de sal.

O urologista Fábio Vicentini, do "Hospital do Homem", explica que as pedras podem comprometer o funcionamento do rim ou pela obstrução e infecção ou até mesmo em razão da complexidade da cirurgia para a retirada de determinados tipos de cálculos.

Elas se instalam na região lombar, quase sempre de um lado só das costas, e costumam passar para a lateral do abdômen, pelve e genitais à medida que as pedras progridem pelas vias urinárias. No entanto, diferentes posições ou movimentos corporais não influem no aparecimento nem na intensidade da dor, afirma o dr.

A principal causa da formação da pedra no rim é a pouca ingestão de água, que deixa a urina com uma concentração de cristais muito alta.

Cálculo Renal (Pedra no Rim)

  1. dor no abdome, flanco (lateral), costas ou virilha.
  2. sangue na urina.
  3. micção frequente.
  4. náuseas e/ou vômitos.

Cálculos de via urinária são transtornos para médicos e pacientes. Uma das medicações mais utilizadas no tratamento é a tansulosina, um alfa-bloqueador.

Quando não tratado, os cálculos renais podem migrar para o ureter e causar diversas complicações, como dilatação das vias urinárias, infecções no trato urinário, infecção generalizada através do sangue e, em casos mais graves, até risco de óbito.

Morangos são outras frutas recomendadas por especialistas, pois ajudam de perto a desintoxicar e limpar os rins toxinos. Abacaxi, com muita vitamina C e potássio, é outro. Você também pode incluir pedaços de banana, maçã, laranja e pêssego em sua dieta, cujos índices de potássio também são muito vantajosos.

As pedras formadas de ácido úrico, por exemplo, podem ser eliminadas através do ajuste adequado na alimentação e utilização de medicações, como o alopurinol, que tem o poder de dissolver as pedras já formadas.

Nesse sentido, o café é uma bebida inofensiva e até recomendável de ser consumida moderadamente — para quem possui todas as funções renais em perfeito funcionamento. Por outro lado, o café faz mal para os rins se consumido por pessoas que apresentam qualquer tipo problema renal.

O nefrologista da Uninefron Rafael Pacífico explica que não há contraindicações para a prática de exercícios nos momentos livres de dor. “Se o paciente diagnosticado com cálculo renal não apresentar sintomas e não estiver sentindo dor, ele pode fazer caminhadas, academia ou praticar esportes leves.

Cálculos maiores que 0,9 cm são grandes demais e não passam pelo sistema urinário, sendo necessária uma intervenção médica para eliminá-los. Estes cálculos grandes podem ficar impactados no ureter, provocando uma obstrução à drenagem da urina e consequente dilatação do rim, a qual damos o nome de hidronefrose.

Geralmente, pedras entre 5mm e 10mm podem ser eliminadas com medicamentos apenas. Já se o tamanho da pedra no rim for entre 10mm e 15mm ou que se localizam no canal da uretra, não são eliminadas somente com medicamentos, sendo necessária a intervenção cirúrgica.

A recomendação é que um paciente adulto consuma, pelo menos, 2,5 litros de água ao longo do dia.

De acordo com Mário Henriques, nefrologista da Uninefron, durante uma crise de cálculo renal, o indicado é ter mais cautela com o volume de líquido , pois durante a crise a presença de náuseas e vômitos é frequente e a ingestão excessiva de pode aumentar esses sintomas.

Beber água e evitar excesso de sal e proteína reduzem o risco de pedra no rim. Qualquer pessoa pode ter cálculo renal, mas a predominância é entre os 20 e 50 anos de idade.

Os cálculos renais podem não gerar inchaço na barriga, mas apresentam, sim, outros sintomas visíveis que servem de alerta. Ficar atento ao surgimento dessas alterações pode possibilitar que você busque ajuda mais cedo e evite complicações mais sérias da doença.

A água que recomendamos
A Água do Vimeiro é uma água mineral natural, equilibrada em sais minerais essenciais e com uma concentração superior dos minerais referenciados, comparativamente às restantes águas disponíveis no mercado.

Quando o cálculo renal se desloca para a bexiga ou pelo canal da uretra, é comum sentir uma dor lombar aguda, unilateral, que tende a se deslocar para as partes mais baixas do abdome. Em alguns casos, os homens também sofrem um desconforto nos testículos e as mulheres, nos grandes lábios.