O que faz a Lua reflete a luz do Sol?

Perguntado por: eapolinario . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Sobre tais observações galileanas vide A mensagem das estrelas. Toda a superfície da Lua pode refletir a luz solar e de fato o faz quando iluminada pelo Sol. Desta forma a luz proveniente da Lua é luz solar parcialmente refletida de forma difusa.

A dicotomia do dia e da noite
Ao contrário do nosso astro-rei, o Sol, a Lua não cria sua própria luz. Por isso, só podemos observá-la a noite quando a luz do Sol é refletida sobre sua superfície.

Denomina-se de halo qualquer arco luminoso formado ao redor de uma fonte de luz. O halo solar ou lunar é, portanto, um círculo de luz que se forma ao redor do Sol ou da Lua a partir da reflexão e refração da luz.

Esta é a resposta, já que a lua funciona no espaço como um “espelho” de luz, sendo assim, o que vemos nas noites é apenas a luz solar, que em contato com a superfície da lua, reflete seu brilho para Terra.

Estrelas, como o Sol, emitem luz, enquanto que os planetas do sistema solar e seus satélites refletem a luz solar. A Lua, nosso satélite natural, também reflete a luz do Sol, sendo que sua aparência no céu, expressa pelas fases da Lua, depende da posição da Lua relativa ao Sol no espaço.

O Sol sempre ilumina a metade da Lua na direção do Sol (exceto durante um eclipse lunar, quando a Lua passa pela sombra da Terra). Quando o Sol e Lua estão em lados opostos da Terra, a Lua aparece cheia para nós, um disco brilhante e redondo. Quando a Lua está entre a Terra e o Sol, ela aparece escura, a Lua nova.

Lua Cheia: ocorre quando o Sol ilumina a Lua em sua totalidade. Nessa fase, a visão que se tem da Lua da superfície terrestre é a do satélite todo iluminado, formando um grande círculo luminoso.

7%

A Lua reflete somente 7% da luz do Sol que incide sobre ela, de modo que seu albedo é 0.07. As quatro fases principais do ciclo são: Lua Nova: a face iluminada não pode ser vista da Terra. A Lua está na mesma direção do Sol, e portanto está no céu durante o dia.

A lua pode ser vista durante o dia graças às diferenças no horário do seu surgimento no céu e pela inclinação dos raios solares. Eventualmente notamos que é possível ver a lua durante o dia. Em algumas vezes pela manhã, em outras pela tarde.

A Lua é mais brilhante que o Sol, se você estiver medindo em raios gama.

A Lua é um astro iluminado que reflete a luz do Sol, um astro luminoso. A Lua é o único satélite natural da Terra e pode ser vista durante o dia em alguns períodos do mês. Nesta atividade, os alunos devem reconhecer a Lua como um astro iluminado, ou seja, que reflete a luz do Sol, que é um astro luminoso.

Segundo Grant, a Lua tem uma atmosfera fina, composta principalmente de hidrogênio, néon e argônio, o que não ajudaria os humanos. Porém, dentro dessa superfície composta por rocha e poeira, conhecida como regolito, há uma porção imensa de oxigênio para ser extraída.

Na fase da Lua cheia, a Terra está entre o Sol e a Lua, e conseguimos observar a totalidade do satélite iluminado integralmente pelo Sol. Nesta fase, a Lua nasce aproximadamente às 18 horas e se põe aproximadamente às 6 horas do dia seguinte.

No fenômeno lunar, a luz é resultante do sol que reflete na lua e, em seguida, bate nos cristais de gelo, que desvia a luz em todas as direções, formando um círculo. O círculo também recebe o nome de halo de 22º.

Sem ele, a Terra provavelmente teria sua rota desequilibrada para um trajeto mais elíptico. Esse deslocamento causaria, rapidamente, grandes mudanças climáticas e tornaria o planeta inabitável por conta de temperaturas extremas.

A Lua viaja ao redor da Terra em uma órbita oval à 36.800 quilômetros por hora. A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius.

O planeta Terra gira em torno dele mesmo, é o que a gente chama de rotação. Conforme a gente vai girando com a Terra, chega uma hora que ele fica do outro lado do planeta e aí onde nós estamos, no lado oposto, fica escuro – é a noite.