O que faz a hipermetropia?

Perguntado por: icarvalho3 . Última atualização: 25 de janeiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

A hipermetropia é um erro de refração que faz com que a imagem seja focada atrás da retina. Isso causa dificuldade para enxergar o que está mais próximo dos olhos. Para focar a imagem, o texto que está em um livro, por exemplo, o hipermétrope precisa afastá-lo.

A hipermetropia caracteriza-se por um achatamento do olho na direção do eixo anteposterior ou por uma convergência diminuída, em relação olho normal. No caso da hipermetropia, a imagem é formada depois da retina e isso provoca falta de nitidez na formação de imagens próximas.

É um erro de refração que acontece quando a focalização da imagem se forma após a retina, alterando a visão normal e o foco mais próximo, dificultando assim atividades simples como a leitura, por exemplo.

Quais as causas da Hipermetropia? A causa da hipermetropia é quando o globo ocular é mais achatado do que o normal ou a córnea mais plana, decorrente de fatores genéticos e hereditários. Ou seja, pessoas hipermetropes costumam fazer parte de famílias em que seus membros já possuem a condição.

Ler, usar celular ou escrever pode ser um desafio para quem tem a condição. A hipermetropia é um erro refracional muito comum em crianças. A maioria possui algum grau que é corrigido de acordo com a maturidade do globo ocular. No entanto, dependendo do grau pode ser necessário corrigir o problema com o uso de óculos.

A Hipermetropia é a necessidade de grau positivo para enxergar bem para longe e está presente desde o nascimento. Caso não tenha um grau muito elevado, a Hipermetropia será corrigida pela própria capacidade de acomodação da pessoa, sem necessidade de óculos até os 40 anos de idade.

A hipermetropia é causada por maus hábitos
Dessa forma, pode ser que as imagens não se formem no local correto (em cima da parte central da retina, chamada mácula), e sim atrás dela, causando deformidade na imagem de objetos próximos ou que se aproximam, incluindo livros, computador e televisão.

A hipermetropia pode acometer tanto crianças quanto adultos. Nas crianças, com o crescimento, a hipermetropia pode diminuir ou até desaparecer. A correção é feita através de óculos ou lentes de contato.

A hipermetropia é corrigida com o uso de lentes convergentes, que podem ser colocadas em óculos de grau ou lentes de contato. Também é possível corrigir a hipermetropia por cirurgia, só que, nesse caso, ela é chamada de cirurgia refrativa a laser.

A hipermetropia pode ser tratada com o uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa se houver indicação de um oftalmologista.

Quais são as diferenças entre eles? Em suma, a miopia é uma disfunção que torna a visão embaçada para objetos distantes, ao passo que a hipermetropia é o contrário, trata-se da dificuldade em enxergar elementos próximos. Já o astigmatismo é um pouco dos dois, não se vê com nitidez nem de perto, nem de longe.

COMO TRATAR A HIPERMETROPIA? Quando a criança apresenta quadro de hipermetropia, na maioria dos casos, o grau irá se estabilizar até 23…25 anos de idade.

O tratamento para a hipermetropia é feito através do uso de lentes convergentes ou convexas, que têm a função de direcionar a luz para a retina, onde a imagem deve se formar.

Existem dois tipos de hipermetropia: a axial e a refrativa. Antes de descrevê-las, porém, é importante ressaltar que o diagnóstico correto de cada tipo é fundamental para que a pessoa receba o tratamento ideal, uma vez que ambas são causadas por fatores completamente diferentes.

Entendendo a hipermetropia
É uma condição que interfere na visão de perto, ou seja, quem tem hipermetropia tem dificuldades em ler um livro, por exemplo, ou enxergar letras que estejam próximas demais. Por outro lado, para enxergar objetos e letras mais distantes não há dificuldade em quem sofre dessa condição.

Diagnóstico. O diagnóstico da hipermetropia pode ser feito por meio de um exame de refração realizado por oftalmologista. Nesse exame, o médico utiliza um aparelho chamado auto-refrator, que identifica o grau de refração causado pelas alterações nos olhos do paciente.