O que faz a glicose aumenta de repente?

Perguntado por: ndamasio . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Em geral, o problema é causado pelo excesso de consumo de açúcares e gordura, assim como outros maus hábitos alimentares. O sedentarismo também colabora para o aumento da glicose, pois reduz o gasto de energia do corpo.

Os sintomas mais recorres do diabetes são:

  • cansaço e falta de energia;
  • fome frequente;
  • perda de peso;
  • visão embaçada;
  • infecções frequentes;
  • dificuldade de cicatrização;
  • mau hálito;
  • vontade de urinar com frequência.

7 dicas para equilibrar o seu nível de glicose

  1. Reduza os processados. ...
  2. Coma mais fibras. ...
  3. Escolha proteínas de qualidade. ...
  4. Consuma gorduras saudáveis. ...
  5. Prefira alimentos integrais. ...
  6. Cuidado com o jantar. ...
  7. Beba bastante água.

O consumo de todo e qualquer alimento interfere nos níveis de glicose no sangue, isso porque os alimentos contém carboidratos e outros nutrientes que, após serem digeridos, se transformam em açúcar. O que varia é a quantidade e a rapidez com que a sua glicemia será alterada.

Normalmente depois de 2 horas da ingestão de uma refeição, nas pessoas normais acontece uma rápida elevação da secreção de insulina, alcançando picos máximos após 1 hora, mas depois de 2 horas a glicose fica em valores inferior a 140 mg/dl.

maçã

A maçã contém uma fibra chamada pectina, conhecida por auxiliar no controle da glicemia ao retardar a absorção de glicose. Além disso, esse componente diminui a absorção do colesterol ruim, prolonga a sensação de saciedade e contribui para o bom funcionamento do intestino, principalmente quando consumida com a casca.

Glicose acima de 200 é perigoso? Estar com a glicose superior a 200 mg/dL, mesmo que após a refeição, é perigoso e pode indicar que o paciente está com diabetes, sendo necessária a repetição do exame outro dia para ter a confirmação.

Tabela 1. Correlação entre glicemia de jejum e A1C. Adaptado de referência 1.

Hemoglobina glicada A1C< 7,0%
Glicemia pré-prandial70 a 130 mg/dl
Glicemia pós-prandial< 180 mg/dl

Quando medir: Em jejum e 1h ou 2h após as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar). Dependendo do caso, alguns profissionais acrescentam uma medida antes do almoço e do jantar, totalizando 6 medidas no dia. Associação Americana de Diabetes (ADA).

suco de maçã

O suco de maçã é uma boa opção, desde que seja sem adição de açúcar e preferencialmente com a polpa da fruta. É importante consumi-lo com moderação, pois a maçã contém açúcares naturais que podem afetar os níveis de açúcar no sangue.

A especialista explica que incluir fibras solúveis nas refeições, como chia e linhaça, é uma ótima forma de reduzir a quantidade de açúcar no sangue. “Essas fibras possuem o benefício de englobar o bolo alimentar, retardando a absorção da glicose e evitando o pico de liberação de insulina.

Asparte e lispro são alguns representantes da forma que tem ação rápida, sendo administrada logo antes das refeições. Já glargina e NPH são insulinas de ação prolongada, liberadas aos poucos na corrente sanguínea. Essas medicações devem ser conservadas sob refrigeração e aplicadas de acordo com a prescrição médica.

Raramente pode ocorrer elevação de níveis de glicose no sangue até atingir níveis extremamente altos (acima de 800mg/dl). Esse quadro leva à desidratação grave, confusão mental e coma.

Procure imediatamente o seu médico ou um pronto-socorro – Não espere amanhecer. Se não puder dosar a glicemia em casa, nem cetonas na urina, por falta de fitas ou porque você não sabe como fazer, mas os sintomas forem os descritos acima e a medida de glicose estiver elevada, provavelmente é uma cetoacidose diabética.

Em geral, é comum haver:

  1. aumento da sede;
  2. vontade frequente de urinar;
  3. infecções urinárias recorrentes;
  4. sonolência e cansaço;
  5. visão turva ou embaçada;
  6. formigamento nos pés e mãos;
  7. excesso de apetite e.
  8. perda de peso.

Sim, qualquer pessoa após comer muito doce terá sua glicemia elevada. Hoje os conceitos sobre diabetes mudaram muito. Qualquer pessoa pode fazer hiperglicemia apos ingesta exagerada de doces, mas deve tambem fazer exames para avaliar se nao tem resistencia a insulina ou diabetes numa fase inicial.

Quando a glicemia pós-prandial está entre 140 e 200, temos uma Intolerância à glicose ou pré-diabetes. Valores acima de 200 são considerados elevados e já caracterizam o diabetes.

Isto acontece porque os sistemas neurobiológicos que controlam o sono e nosso relógio biológico e os que controlam os níveis de açúcar no sangue são em parte os mesmos.

O iogurte, que tem um pouco de carboidrato – que vira glicose no sangue -, com aveia, que é fibra e de liberação lenta, é uma escolha ideal.

Você e seus familiares podem comer os mesmos alimentos. É preferível consumir carboidratos complexos, tais como os provenientes de frutas, vegetais e grãos integrais. Ou seja, é melhor comer o pão e o arroz integrais em comparação ao pão e arroz brancos.