O que faz a força de repressão?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 2 votos

A repressão é um mecanismo mental inconsciente, pelo qual as ideias ou os impulsos indesejáveis e inaceitáveis para a consciência são suprimidos por ela e impedidos de entrar no estado consciente.

As pessoas reprimidas costumam tentar se desfazer de sentimentos e emoções mais difíceis, colocando-as de lado e seguindo em frente. Tendem a jogar para o lado, emoções e sentimentos que não querem enfrentar, porque são desconfortáveis, incomodam.

A psicologia já mostrou que a repressão de desejos pelo nosso consciente faz com que eles "escapem" e se manifestem através de sonhos. Porém, tentar ignorar essas vontades manifestas pelo nosso subconsciente pode favorecer quadros de depressão, ansiedade e estresse, entre outros.

Outras formas usadas para repressão são também o toque de recolher, a prisão, a censura (que pode ser aplicada a televisão, aos jornais, em músicas, etc.), o uso de gás de efeito moral, de balas de borracha, entre outras ações.

Repressão: impede que pensamentos dolorosos cheguem à consciência, afastando a lembrança de determinados fatos, apesar de continuar armazenados no inconsciente. EX: Sintomas histéricos, fobias, rigidez; 2.

A repressão, segundo Freud, seria uma defesa patológica; a defesa normal seria aquela que ocorresse dentro de um mesmo sistema de transcrições, a partir da inibição do eventual desprazer gerado pela ativação da representação.

Sigmund Freud
Pessoas que tendem a reprimir emoções ou são mais passivas, além de não alcançarem aquilo que elas querem ou precisam, muitas vezes se sentem magoadas, ressentidas, com raiva, impotentes, incompreendidas.

(Roudinesco e Plon, 1996, p. 659) A repressão diferencia-se, portanto, do recalque por operar ao nível da consciência e manter o conteúdo reprimido apenas em estado latente (no pré-consciente), sem torná-lo inconsciente, sendo isso o que caracteriza o processo recalque.

Seja honesto consigo mesmo: Quando você começar a expressar seus sentimentos reprimidos, é importante ser honesto consigo mesmo sobre o que está sentindo. Isso pode ser desafiador, mas é fundamental para que você possa trabalhar com suas emoções de maneira saudável e encontrar formas de lidar com elas.

  1. 5 sintomas de que você está oprimindo seus sentimentos. Post author:DRA. ...
  2. 1 – Perda de Algumas Memórias. ...
  3. 3 – Insônia. ...
  4. 4 – Pressão Alta. ...
  5. 5 – Ganho de massa corporal.

Além disso, as emoções reprimidas também podem se manifestar por meio de sintomas físicos, como taquicardia, insônia, falta ou excesso de apetite, dores musculares.

Segundo Freud, os sonhos constituem "uma realização (disfarçada) de um desejo (reprimido)". Para muitos neurocientistas, eles são formados a partir de estímulos aleatórios originados na ponte e não possuem qualquer significado.

O amor reprimido pode ter como causa a insegurança, o medo da rejeição, não sentir-se merecedor desse sentimento, entre outros. Na maioria das vezes, segundo a especialista, essa repressão se dá devido ao medo de ser rejeitado.

Se a "opressão" é entendida comummente como uma imposição - por exemplo através de uma força física ou de um exercício extremo de poder -, de uma submissão, a "repressão" remete frequentemente para uma ideia de controlo, redução e sujeição, muitas vezes associada a dimensões psicológicas de ação - como uma auto- ...

2 coibição, freio, proibição, comedimento, contenção, fim, inibição, interrupção, represa, suspensão. Rejeição consciente e voluntária: 3 desaceitação, desacolhimento, recalcamento, recalque, recusa, rejeição, repulsa, repulsão.