O que faz a família real?

Perguntado por: aduarte . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Em primeiro lugar, a família real britânica cuida do Reino Unido da Grã Bretanha e Irlanda do Norte, que é composto por quatro países: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

A riqueza privada da família real é gerada principalmente pelos lucros do Ducado de Lancaster, um portfólio de terras, propriedades e bens que são administrados de forma separada do patrimônio da monarquia.

O monarca e sua família imediata realizam várias funções oficiais, cerimoniais, diplomáticas e representativas e convocar o Parlamento e dissolve-lo. Como monarca constitucional, ele ou ela está limitado a funções apartidárias como a outorgação de honras e nomeação do primeiro-ministro.

No Reino Unido, o monarca é o chefe de Estado com um papel cerimonial e estritamente apolítico, cabendo-lhe nomear o primeiro-ministro indicado pelo Parlamento e assinar formalmente as leis aprovadas pelo Legislativo (desde 1708, o consentimento real nunca foi negado) e as nomeações oficiais.

A rainha é uma monarca constitucional. Isso significa que embora seja a chefe de Estado, seus poderes são simbólicos e cerimoniais, e ela permanece politicamente neutra.

Em linhas gerais, o governo britânico fornece anualmente ao monarca um pagamento financiado pelo contribuinte, que serve para cobrir os custos dos deveres oficiais da monarquia. No ano fiscal de 2021-2022, o valor pago à Coroa foi de 86,3 milhões de libras.

O regime em vigência no Reino Unido é a monarquia parlamentarista. Nele, a figura do rei exerce a função de chefe de estado, com uma função diplomática, sendo o primeiro-ministro, eleito pelo parlamento, o chefe de governo.

É o tipo de monarquia mais comum que existe atualmente e sua principal característica está no fato de os poderes do monarca serem limitados. A existência do poder do rei acontece por conta das determinações da Constituição de cada país e por conta da separação de poderes, teoria política muito comum ma atualidade.

Hoje, o imposto beneficia a família Orleans e Bragança e, em Petrópolis, é recolhido pela Companhia Imobiliária de Petrópolis, administrada por herdeiros da antiga família real.

A principal fonte de receita é o Fundo Soberano, composto por uma porcentagem fixa dos lucros do patrimônio da Coroa - gerenciados pelo Crown Estate - que são pagos ao Tesouro.

A principal fonte de renda da família real vem do Sovereign Grant (Subsídio Soberano, em português), uma reunião de propriedades e fazendas que geram centenas de milhões de libras por ano e é o meio por onde os contribuintes britânicos pagam impostos à realeza.

Usando os termos políticos atuais, o monarca dentro dessa estrutura concentra as funções dos três poderes e pode atuar como poder executivo, legislativo e judiciário.

A manutenção da monarquia britânica na sociedade contemporânea pode ser explicada, de acordo com historiadores e especialistas no tema, pelo forte caráter identitário que ela carrega, uma vez que é um reflexo vivo da história e da tradição do Reino Unido.

"As atribuições do rei nesse regime, de modo geral, são de chefe de estado, de representações diplomáticas, participar de encontros internacionais, celebrar acordos. É ele quem recebe líderes mundiais quando visitam o país.

Foi a rainha que instituiu a transmissão televisiva de eventos da monarquia, a começar pela coroação dela, a primeira a ser televisionada. Elizabeth também quebrou alguns protocolos da monarquia e instituiu a “caminhada entre os plebeus”, um ato de cumprimentar cidadãos dos países em que ela visitava.