O que faz a cobra se rastejar?

Perguntado por: egentil . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.1 / 5 10 votos

A ação dos músculos sobre as escamas provoca ondas sucessivas de contração muscular na pele da serpente, elevando as escamas do solo, da frente para trás, e a serpente se desloca em linha reta para frente.

A serpentina é a locomoção mais comum das serpentes. Elas movem seu corpo em formato de “S”, com ondas que se espalham ao longo de todo corpo — desde a cabeça à cauda. À medida que a cobra avança, cada parte de seu corpo segue o caminho estabelecido pela cabeça, como os vagões de um trem seguindo trilhos.

Existem basicamente quatro tipos de locomoção de serpentes.

  • SERPENTINA. É a forma de deslocamento mais comum das serpentes. ...
  • CONCERTINA. ...
  • RETILÍNEA. ...
  • ALÇAS LATERAIS.

Velocidade de rastejo
Atingindo até 28 km/h a espécie se move na areia solta utilizando um movimento ondulado com as laterais de seus corpos.

A descoberta sugere que uma pequena sequência do DNA, conhecida como ZRS, perdeu sua capacidade de suportar o crescimento do membro durante a evolução das cobras.

Uma das formas mais seguras para saber se há cobras em seu quintal é realizando periodicamente uma busca através da limpeza e organização do espaço que habitamos, principalmente se vivemos em lugares propensos à presença desses animais.

O que atrai cobras para quintais? As cobras são animais predadores que costumam se esconder para surpreender suas presas. Portanto, o seu pátio será convidativo para elas se tiver lugares onde possam usar como esconderijo: grama alta, buracos, pilhas de lenha, montes de lixo etc.

Espalhe amônia ou enxofre: em alguns casos é recomendado o uso de certos repelentes químicos para cobras, como o enxofre e a amônia. Mas destacamos que eles são nocivos ao animal e, por isso, é preferível espalhar essas substâncias ao redor da casa e não diretamente sobre o animal.

Cobras podem se deslocar por movimento sinuoso lateral, saltar entre árvores e nadar por movimento ondulatório. Agora, os cientistas registraram uma maneira totalmente nova de locomoção: as cobras formando uma espécie de laço para escalar tubos instalados na vertical.

Para afastar as cobras, é necessário evitar o acúmulo de telhas, que servem de abrigo para o animal. Além disso, é importante colocar portas com tela para diminuir as chances da cobra entrar em casa e também cuidar do local onde a ração e comida são armazenadas.

Ela dorme no máximo 14 horas por dia.

Classificação dos animais de acordo com o tipo de locomoção

  • Animais terrestres.
  • Animais aquáticos.
  • Animais aéreos ou voadores.

Trata-se da espécie Oxyuranus microlepidotus, mais conhecida como taipan-do-interior ou taipan-ocidental.

  • Cacho de cobra-verde encontrado no Sul lança luz a fenômeno raro da biologia.
  • Rara cobra de duas cabeças é encontrada na África do Sul; veja fotos.

ELES SE LOCOMOVEM ANDANDO, CORRENDO, SALTANDO, RASTEJANDO OU VOANDO. OS ANIMAIS QUE VIVEM NAS ÁGUAS DOS RIOS, LAGOS E MARES SÃO CHAMADOS DE AQUÁTICOS. ELES SE LOCOMOVEM PRINCIPALMENTE NADANDO. ALGUNS VIVEM PARTE DA SUA VIDA EM AMBIENTE AQUÁTICO E PARTE EM AMBIENTES TERRESTRES.

"A cobra-real pode literalmente 'se levantar' e olhar nos olhos de uma pessoa adulta. Quando confrontada, ela pode levantar até um terço de seu corpo do chão". Apesar de ser extremamente peçonhenta, ela costuma ter um comportamento tímido e só ataca quando se sente ameaçada.

A Philodryas é uma cobra não venenosa conhecida como “corre-campo”. Embora não seja peçonhenta, quando ameaçada ou acuada torna-se agressiva, podendo dar bote e até morder. Tem atividade diurna e é terrícola. A base da sua alimentação são pequenos mamíferos e lagartos.

Mas a taipan-do-interior (Oxyuranus microlepidotus) tem uma toxidade capaz de prodir efeitos múltiplos nas vítimas. Estudos apontam que o veneno dessa serpente paralisa o sistema nervoso da vítima e coagula o sangue, bloqueando os vasos sanguíneos e consumindo fatores de coagulação.

A visão das cobras também é formada por células cones e bastonetes, mas, diferentemente dos seres humanos, elas só enxergam as tonalidades azuis e verdes. Isso não significa que as cobras tenham uma visão limitada, pelo contrário.

Gambás, doninhas, gaviões e corujas são predadores naturais das cobras, mas não se limitam a área de sua propriedade.

Bom, no caso de um espécie isso não é empecilho para que ela não possa voar. A "cobra voadora" em questão é da espécie Chrysopelea Paradisi são capazes de planar pelo ar ao saltarem em direção de árvores. Mas para o alívio de muitos brasileiros, essa espécie costuma habitar somente no sul e sudeste da Ásia.

Assim como o acúmulo de sujeira e bagunça, alguns arbustos e outras plantas são um esconderijo perfeito para cobras da região. Manter a grama sempre aparada é uma ótima maneira de evitar essas visitantes rastejantes e indesejadas. Um jardim cheio de moitas e de plantas densas também atrai serpentes.