O que faz a cicatriz ficar escura?

Perguntado por: uourique . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

O escurecimento de uma cicatriz se chama hipercromia (hiper = muito cromia = cor). Este termo se refere a um acúmulo de pigmentos de melanina na região da cicatriz de cirurgia plástica, podendo ser desencadeada por alguns fatores, dentre os quais se destacam: Atrito de roupas com a região. Exposição solar excessiva.

Como tirar cicatrizes do rosto?

  1. Peeling. O peeling é um excelente procedimento para corrigir a cor das cicatrizes e que pode ser feito com cristal, ativos químicos, vegetais, entre outros. ...
  2. Microagulhamento. ...
  3. Microinfusão de medicamentos. ...
  4. Bioestimuladores de colágeno. ...
  5. Laser. ...
  6. LED.

Nos primeiros dias após a cirurgia, a cicatriz apresenta a mesma cor da pele. Ela evolui para uma cor mais avermelhada e as vezes, até arroxeada. Esse processo pode variar de 3 a 6 meses. Após esse período, ela começa a clarear e a aparência esbranquiçada geralmente ocorre por volta de 1 ano ou mais de pós-operatório.

A exposição à luz solar pode escurecer a cicatriz e deixá-la hipercrômica, quando há uma quantidade maior de melanina do que o normal. Além disso, o sol retarda o processo de cicatrização, podendo levar mais tempo que o necessário.

Se sua cicatriz ficou marrom ou preta, às vezes com um contorno escuro ao redor, você provavelmente tem uma cicatriz hiperpigmentada. Isso geralmente ocorre pela exposição ao sol enquanto a cicatriz era recente e ainda estava sarando.

As 6 melhores pomadas para cicatriz

  1. Alantoína. A alantoína é uma substância natural que pode ser obtida de uma planta chamada “confrei”. ...
  2. Gel de silicone. ...
  3. Alicina. ...
  4. Gel de extrato de cebola. ...
  5. Adapaleno. ...
  6. Óleo de rosa mosqueta.

Durante esse período a região passa por leves transformações, deixando a marca com boa qualidade, fina e com a coloração semelhante ao restante da pele. A marca geralmente vai clareando com o passar dos meses, até ficar imperceptível. O que mais impacta na qualidade das cicatrizes é a pele.

Óleo de rosa mosqueta
Esse óleo vegetal é um verdadeiro campeão no combate às manchas. Rico em vitamina A, também é potente na redução de linhas de expressão e cicatrizes. A melhor parte é que ele é econômico e pode ser encontrado em qualquer farmácia ou perfumaria.

Cicatrizes e a exposição ao sol
Nesse caso é possível aplicar diariamente um creme com ação clareadora que pode ser comprado em farmácias. Mas é preciso ter muito cuidado ao aplicar o produto pois, este deve ser aplicado apenas na cicatriz, com objetivo de uniformizar o tom da pele.

Por isso, os seguintes passos são recomendados para ajudar a clarear a pele:

  1. Aplicar óleos vegetais, como óleo de rosa mosqueta;
  2. Fazer um tratamento estético, como laser, peeling químico ou de cristal;
  3. Usar cremes clareadores;
  4. Usar argila branca.

As cicatrizes recentes são frágeis e necessitam de tempo para se tornarem resistentes; Evite expor a área afetada ao sol. Os raios solares podem escurecer a cicatriz e causar manchas roxas irreversíveis; Siga as orientações do médico e tome as medicações corretamente.

É normal que as novas cicatrizes fiquem cor-de-rosa ou vermelhas. Isso faz parte do processo natural de regeneração do corpo. À medida que o tecido se regenera, formam-se à sua volta vasos sanguíneos aumentados para alimentar o tecido cicatrizante e o influxo de células.

O processo de cicatrização da ferida com perda de epiderme e derme é contextualizado dentro de quatro principais fases: hemostasia, inflamação, proliferação e remodelação.

Quando a ferida está preta, é sinal de uma pele necrosada causada pela ação de bactérias e outros micro-organismos ou pela deficiência de circulação local. Como resposta a essas bactérias, o organismo aciona o sistema imunológico para combatê-las, ocasionando a inflamação do tecido e impedindo a cicatrização.

O Celacyn da Under Skin é ótimo para ser usado pós-procedimentos estéticos, cirurgias, mas também para tratar queimaduras, ferimentos e cicatrizes, já que possui ácido hipocloroso com silicone, Ele atua na reparação tecidual e cicatrização, hidratando e garantindo uma recuperação mais rápida da pele.

O óleo pode ser aplicado 1 a 2 vezes por dia, principalmente nas regiões mais secas ou com cicatrizes, estrias, rugas ou linhas de expressão, por exemplo, conforme a necessidade. No caso de ser utilizado para prevenir estrias, pode ser recomendado pelo dermatologista a sua aplicação pelo menos 2 vezes por dia.

Há diversos protocolos de tratamentos para melhorar a aparência da cicatriz, deixando-a menor, com boa mobilidade e mais fina. Algumas opções são o peeling químico, a microdermoabrasão, uso de laser, radiofrequência, ultrassom ou carboxiterapia, sempre indicados pelo dermatologista.

Vários produtos já foram desenvolvidos: cremes e pomadas como Cicatricure, Contractubex, gel a base de silicone ou fitas adesivas contendo silicone, que devem ser aplicadas diariamente, iniciando 15 dias após a cirurgia, usados nos primeiros 3-4 meses.

Segundo as médicas, o tempo é fundamental para a cicatrização e é importante respeitá-lo – quando ocorre um corte na pele, por exemplo, a camada mais superficial e fina demora de 7 a 10 dias para fechar. Depois, a epiderme leva até 28 dias para se refazer e a derme, camada mais profunda da pele, pode levar até 6 meses.

Filtro solar e roupas ajudam a proteger cicatriz
A proteção solar deve ser intensificada nas áreas de cicatriz porque a pele dessas partes ainda é nova, ainda está se refazendo na derme, o que quer dizer que ainda há um processo de cicatrização por baixo da pele”, afirma a dermatologista Marisa Fujimura.