O que faz a caxumba descer?

Perguntado por: aribeiro8 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Isso é verdade! O vírus da caxumba inflama as. glândulas salivares e pode descer para testículos e.

O período de incubação (até o aparecimento dos sintomas) é de 12 a 25 dias, sendo, em média, 16 a 18 dias. Já o período de transmissibilidade da doença varia entre 6 e 7 dias antes das manifestações clínicas, até 9 dias após o surgimento dos sintomas.

Não há tratamento específico para caxumba. O mais importante é uma boa alimentação, hidratação e principalmente repouso. Além disso, a pessoa doente deve ficar em casa e evitar o contato com outros durante nove dias após o início da doença.

É importante destacar que pessoas vacinadas podem adoecer durante surtos, que não são raros, visto que a eficácia da vacina após a aplicação das duas doses recomendadas é de 80%-90%. As chances de surtos e de infecção de vacinados, no entanto, caem muito se todos — incluindo adolescentes e adultos — se imunizarem.

Não há tratamento específico, o que se faz é aliviar os sintomas com anti-inflamatórios. São indicados repouso, o uso de medicamentos analgésicos e observação de possíveis complicações. No caso de inflamação nos testículos, o repouso e o uso de suspensório escrotal são fundamentais para o alívio da dor.

A caxumba é uma doença provocada por um vírus da família paramyxovirus caracterizada principalmente pelo inchaço das glândulas que produzem saliva que ficam nas laterais do pescoço, abaixo da mandíbula.

Como a maioria das doenças virais, a caxumba pode cursar com sintomas gerais e inespecíficos como febre, dor de cabeça, dor muscular, dor no corpo, e pode ser confundida com a gripe ou a dengue, por exemplo.

Comer alimentos leves e fáceis de mastigar (sopa, iogurte etc.) Evitar alimentos ácidos que possam causar mais dor nas glândulas salivares.

O principal e mais comum sintoma da caxumba é o aumento das glândulas salivares, acompanhado de febre. Cerca de 30% das infecções podem não apresentar aumento aparente dessas glândulas. Em homens adultos é comum a inflamação nos testículos, e nas mulheres infecção do tecido mamário.

O vírus da caxumba acomete a glândula parótida e causa uma parotidite aguda benigna, e, por meio da viremia, ele pode infectar outras regiões glandulares como testículos, ovários e pâncreas, e em alguns casos o vírus pode chegar aos rins e ao sistema nervoso9.

A recomendação de isolamento social com afastamento das atividades habituais é de 5 dias após o início do edema da parótida. Outrossim, o vírus foi isolado na saliva 7 dias antes até 8 dias após o início da inflamação (1,3).

O tempo mínimo recomendado é de, pelo menos, 5 dias após o início da parotidite (glândula salivar inchada). Em alguns casos, este prazo pode ser maior.

O inchaço costuma afetar os dois lados da face e permanece por até dez dias.

Nos casos graves, a caxumba pode causar surdez, meningite e, raramente, levar à morte. Após a puberdade, pode causar inflamação e inchaço doloroso dos testículos (orquite) nos homens ou dos ovários (ooforite) nas mulheres e levar à esterilidade.

A recomendação médica no caso da parotidite é repouso e hidratação. Os sintomas costumam desaparecer sozinhos após 10 dias; por isso que não existe um tratamento especial; Em casos particulares, e com prévia avaliação médica, indica-se tratamento anti-inflamatório.

Não existe um tratamento específico para caxumba. O tratamento é de suporte com o uso de sintomáticos, como como dipirona, ibuprofeno e acetaminofeno, para alívio da dor e da febre.

É possível pegar caxumba mais de uma vez? É possível, porém são raros os casos de reinfecção, uma vez que, quando a pessoa é contaminada pelo vírus, ela adquire imunidade. A caxumba pode ocasionar orquite (inflamação nos testículos) nos homens e ooforite (infecção dos ovários) nas mulheres.

No entanto, o serviço de saúde oferece apenas as duas doses gratuitamente para crianças a partir de um ano e jovens até os 19 anos. Aos demais, até 49 anos, só é garantida a primeira dose gratuitamente.

A vacina é indicada para prevenir o sarampo, a caxumba e a rubéola. A sua administração é feita a partir dos 12 meses de idade (em bloqueio de contatos com indivíduos com sarampo a idade mínima pode ser alterada).

A caxumba é transmitida através do contato direto com secreções (saliva ou espirro) da pessoa infectada. O indivíduo infectado não deve exercer atividades escolares e nem trabalhar pelo período de 09 dias após o início da doença.