O que faz a carga elétrica se mover?

Perguntado por: ocastro2 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

O movimento das cargas elétricas ocorre quando existe uma diferença de potencial elétrico entre dois pontos, seguindo as cargas do pólo negativo para o pólo positivo. Esta diferença de potencial elétrico é o que cotidianamente chamamos de voltagem, por ser medida em Volts.

A corrente elétrica é a movimentação de portadores de cargas, como os elétrons, quando aplica-se uma diferença de potencial elétrico a algum material condutor.

A carga elétrica é um conceito físico que determina as interações eletromagnéticas dos corpos eletrizados. Assim, a partir do atrito entre os corpos, ocorre o fenômeno chamado “eletrização”, de modo que todos os corpos possuem a propriedade de se atraírem ou se repelirem.

O movimento das cargas elétricas ocorre quando existe uma diferença de potencial elétrico entre dois pontos, seguindo as cargas do pólo negativo para o pólo positivo.

enquanto se movem em torno do núcleo atômico, os elétrons também se movem em torno de seu próprio eixo. Esse movimento é chamado de spin e o número quântico de spin está associado a ele. Tem apenas dois valores: + ½ e – ½. Cada orbital atômico pode conter dois elétrons com valores diferentes do número quântico de spin.

Ao ser eletrizado, um condutor elétrico tende a afastar as cargas elétricas o máximo que pode. Isso acontece porque o excesso de cargas tem exatamente o mesmo sinal, o que significa que as cargas se movimentam e se distribuem na superfície do condutor, seja ele maciço ou oco.

Os processos de eletrização consistem em gerar um desequilíbrio no número de prótons e elétrons de um corpo qualquer. Naturalmente os corpos são neutros, ou seja, possuem a mesma quantidade de prótons e elétrons, quando esse número se torna diferente dizemos que o corpo está eletrizado.

O fenômeno da eletrização consiste na transferência de cargas elétricas entre os corpos, e essa transferência pode ocorrer por três processos conhecidos: por atrito, por contato e por indução.

Velocidade da eletricidade é rápida igual velocidade da luz? Embora não possamos dizer a que velocidade o Super-homem pode voar, podemos confirmar que as ondas eletromagnéticas de eletricidade viajam quase à velocidade da luz, que é de 670.616.629 milhas por hora.

Note que, de forma geral, quanto maior a tensão aplicada, mais impulsionados serão os elétrons a se mover no condutor e, portanto, maior será a intensidade da corrente elétrica. No entanto, quanto maior a resistência, maior a oposição do material à passagem dos elétrons, logo, menor a intensidade da corrente elétrica.

Os dois tipos de carga elétrica foram denominados: -carga negativa; -carga positiva. Conclui-se que cargas elétricas de mesmo sinal se repelem, e as cargas de sinais opostos se atraem.

A lei de Coulomb é a lei da Física que nos permite calcular a força de interação entre cargas elétricas. De acordo com essa lei, a força elétrica é proporcional ao produto do módulo de duas cargas elétricas, bem como inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.

São os responsáveis pelos efeitos de condutividade elétrica e térmica dos materiais. São os responsáveis pelo estabelecimento de ligações químicas entre os átomos.

Em alguns tipos de átomos os elétrons são pouco ligados ao núcleo podendo facilmente saltar para outro átomo. Quando estes elétrons de movem de átomo em átomo cria-se uma corrente elétrica.

Quando entre dois corpos, ou entre dois pontos, existe uma diferença de quantidade de cargas, então dizemos que temos uma diferença de potencial elétrico (d.d.p) ou uma tensão elétrica.

Os elétrons não se movem aleatoriamente ao redor do núcleo, mas sim em órbitas circulares, sendo que cada órbita apresenta uma energia bem definida e constante (nível de energia) para cada elétron de um átomo.