O que faz a barriga endurecer?

Perguntado por: ocaetano . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 15 votos

Barriga inchada e dura é sintoma de intolerância alimentar, gases ou consumo de álcool.

Quais as causas de barriga inchada por prisão de ventre? A constipação pode estar associada a diversas causas, entre elas estão a alimentação pobre em fibras, o sedentarismo e problemas de saúde como diabetes, divertículos, tireoide e tumores intestinais.

Há diversos fatores causadores de barriga inchada. Dentre os mais comuns, podemos citar gastrite, prisão de ventre e síndrome do intestino irritável. O tratamento e as formas de aliviar a sensação variam de acordo com cada caso em específico, sendo necessária a avaliação profissional.

Barriga dura é sinal de que a gordura está localizada dentro da cavidade abdominal, entre os órgãos e, nesse caso, ela é chamada de gordura visceral. A impressão de estar endurecida acontece por que ela está abaixo de uma camada de resistentes músculos.

De acordo com a obstetra, a barriga começa a crescer a partir dos 3 meses de gravidez: “a barriguinha pode começar a apontar logo acima do osso que temos do púbis”, diz.

Essa gordura localizada pode estar relacionada à genética, à alimentação, ao sedentarismo e também à forma de se vestir, já que calças largas contribuem para o aumento da barriga.

A sensação de barriga inchada, geralmente, está relacionada ao excesso de gases no organismo, provocado pelo consumo de alimentos de digestão mais lenta. Feijão, brócolis, repolho, ervilha, milho e lentilha são alguns deles.

Quando a barriga inchada gera um desconforto passageiro, a causa não é algo grave. Porém, se o inchaço é crônico e não passa, é importante procurar orientação médica para investigar, diagnosticar e tratar.

Entretanto, com um teste simples dá para descobrir se é gordura ou retenção de líquido: basta apertar a pele por dois segundos e observar. Se a marca do dedo ficar por três segundos ou mais, há líquido retido nos tecidos periféricos. Se isso não acontecer, existe aumento de gordura.

Sintomas de Diástase
Esta condição pode ser percebida através de sintomas físicos e estéticos, de acordo com o grau de afastamento. Os sintomas estéticos podem ser o aspecto de barriga inchada, flacidez e a cintura sem curva, ou seja, reta.

Chá de gengibre

Chá de gengibre
Essa raiz possui o gingerol e o shogaol, substâncias com potente ação antioxidante e anti-inflamatória que atuam na desintoxicação, melhorando o funcionamento do organismo e ajudando a acelerar o metabolismo e a combater a retenção de líquidos.

Consumo de alimentos ricos em sal, pouca ingestão hídrica, excesso de bebidas alcoólicas e de alimentos que causam excesso de gases estão entre as causas mais comuns da barriga inchada. Nesses casos, o melhor tratamento é mudar os hábitos alimentares.

Entre a semana 13 e a semana 16, você pode notar que suas calças estão um pouco apertadas no seu corpo. Isso ocorre porque o útero começa a crescer e subir além da pelve. Em geral, a barriga de grávida de 3 meses já começa a sofrer mudanças.

Pois, é possível perder líquido retido durante a noite, devido à água que eliminamos graças ao suor e à respiração. O resultado? Músculos mais definidos e aparentes, barriga chapada e mais sarada. Ainda, combinado a isso está o jejum noturno.

Alguns exemplos são caminhada, corrida, bicicleta, dança, spinning, entre outros. Esses exercícios favorecem a eliminação da gordura, inclusive a abdominal. Outro tipo de exercício que você não deve deixar de lado é a musculação, e isso envolve o corpo todo.

A falta de mudança no tamanho da barriga pode estar ligada diretamente aos novos hábitos alimentares praticados de maneira errada. Um dos principais fatores para a resistência da gordura abdominal está na total eliminação de carboidratos da dieta e refeições com valores calóricos abaixo do recomendado.

O acúmulo de tecido adiposo, também chamado de lipodistrofia, é causado principalmente por uma dieta inadequada, rica em alimentos gordurosos e carboidratos brancos (refinados), e a falta de exercícios físicos.

A barriga saliente, também chamada de pochete, que não desaparece nem mesmo com dieta e exercícios, pode ser resultado da má postura. O excesso de volume na região abdominal pode ser resultado dos vícios de postura que adotamos ao longo da vida.