O que faz a axila feder?

Perguntado por: ifigueiroa . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

As grandes responsáveis pelo mau cheiro são, na verdade, as bactérias presentes na pele, principalmente em áreas mais quentes e úmidas, como as axilas e pés, que em contato com o suor começam a metabolizar alguns de seus componentes, como as proteínas e os ácidos graxos.

Usar antitranspirante da forma errada
Às vezes, o que causa mau cheiro nas axilas é o uso impróprio do desodorante ou antitranspirante. Um erro muito comum é passar desodorante com as axilas ainda molhadas do banho, o que atrapalha a absorção pela pele e o produto não age de forma eficaz.

Bromidrose. O mau cheiro nas axilas e nos pés é conhecido por bromidrose e é causado pela decomposição do nosso suor pelas bactérias que estão na nossa pele. Tratamentos locais com sabonetes antissépticos, antibióticos e desodorantes antiperspirantes ajudam muito a vencer esse incomodo.

O Creme Lavilin BIO-Balance já está há mais de 30 anos no mercado e é conhecido mundialmente pela sua eficácia no combate aos odores nas axilas (bromidrose). Desenvolvido em Israel nos laboratórios da Hlavin, é o melhor creme desodorizador para combater o mau cheiro nas axilas.

Cinco Dicas para acabar com o Cecê – mau cheiro nas axilas

  1. Use produtos adequados. Na hora do banho utilize um sabonete específico para as axilas. ...
  2. Depile as axilas. ...
  3. Atente-se ao tecido das peças de roupas. ...
  4. Use desodorante antiperspirante. ...
  5. Evite receitas caseiras.

sabonete glicerinado

Lave a região das axilas com sabonete glicerinado, os benefícios são muitos, entre eles: A glicerina mantém a maciez e flexibilidade da pele por conta da sua capacidade umectante, por atrair água as células ficam mais aderidas umas às outras proporcionando proteção extra.

Na bromidrose axilar, realizar a remoção dos pelos da axila, já que podem ajudar a acumular bactérias e odores; Uso de antitranspirantes, especialmente naqueles pacientes que apresentam hiperidrose associada.

Álcool. Esfregar álcool nas axilas com o auxílio de um chumaço de algodão é outro método eficiente de eliminar as bactérias que causam o odor desagradável na região. Ele também pode ser borrifado, caso se tenha uma garrafa ou um frasco adequado.

Odaban

Um exemplo de produto antiperspirante de qualidade e eficiente hoje no mercado é o Odaban, que além de ser um dos mais vendidos em todo mundo é o mais indicado por dermatologistas. Ele é capaz de tratar os dois problemas, a transpiração excessiva e o mau cheiro produzido pelo suor da região.

O cuidado com as axilas precisa começar debaixo do chuveiro. Por isso, não esqueça de higienizar bem a região. Com um sabonete e uma esponja bem macia, faça movimentos leves e enxágue. Outro ponto importante é na hora de secar a área.

sabonete de glicerina

O sabonete de glicerina é a fórmula mais indicada para acabar de vez com o mau cheiro. A glicerina age promovendo a hidratação e a limpeza da pele, já que tem ação bactericida. No mercado, você encontra composições com 1% de glicerina. A glicerina é tão amiga da pele que pode ser utilizada até pelo público infantil.

Misture 2 colheres de vinagre + 2 colheres de álcool. Passe esta mistura nas axilas limpas e secas 3 vezes ao dia, durante 3 dias (dica da seguidora Cibele). Da mesma forma, sempre use roupas limpas e faça o tratamento também nas roupas para não haver re-contaminação.

A pasta de bicarbonato de sódio e limão é uma das principais opções para acabar com o odor das axilas, porque tem ação uma antimicrobiana que ajuda a tirar as bactérias que causam mau cheiro.

Distúrbios hormonais ou doenças
Alguns distúrbios genéticos também podem estar ligados a esse odor típico. Em alguns casos, pode estar relacionado como problemas nos rins, disfunções hepáticas e diabetes. Lembre-se que em caso de suspeita de algum problema de saúde, um especialista deve ser consultado.