O que favorece o equilíbrio emocional?

Perguntado por: rconceicao6 . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

O equilíbrio emocional é alcançado através de investimento em técnicas de gestão da emoção e inteligência emocional. Isso implica em combinar o conhecimento de si próprio à compreensão sobre as motivações das outras pessoas para atingir o domínio do nosso comportamento.

O desequilíbrio emocional na psicologia é definido pelas mudanças constantes de humor e de reações desproporcionais a imprevistos e acontecimentos negativos do dia a dia. Alguns são mais suscetíveis a essa condição, mas todas as pessoas podem sofrer de descontrole emocional em determinados momentos.

Se você consegue focar sua atenção e energia nos seus objetivos de forma constante e motivada, sem que precise de alguém lhe dando forças para isso o tempo todo, você é uma pessoa com muito controle emocional.

5 atitudes para ter equilíbrio emocional

  • Autoconhecimento. Essa é uma missão que pode durar a vida inteira. ...
  • Superar. É importante desenvolver a habilidade de seguir em frente, sem se prender no passado e dando mais atenção ao presente. ...
  • Foco no caminho. ...
  • Prioridades. ...
  • Coração limpo.

Conheça as 5 emoções universais

  • Medo. O medo é um mecanismo de proteção que nos mantém vivos. ...
  • Raiva. A raiva excessiva e constante pode ser muito nociva para a sua vida, mas sabia que essa emoção também funciona como um mecanismo de proteção? ...
  • Alegria. ...
  • Nojo. ...
  • Tristeza.

O que é o equilíbrio emocional? Equilíbrio emocional é uma competência comportamental que permite reconhecer a influência das emoções e, em resposta, exercer o autocontrole sobre elas, a fim de obter reações mais centradas, racionais e harmônicas, mesmo quando diante de situações extremas, como as crises.

Pessoas desequilibradas emocionalmente tendem a se exaltar quando as coisas não saem como elas planejaram. Até mesmo pequenos imprevistos do dia a dia podem causar reações desproporcionais, que acabam estressando não somente o indivíduo como todos ao seu redor.

Mantenha a calma
Se a tarefa parecer impossível, afaste-se por alguns minutos do colega inconveniente, respire profundamente e conte até 10. Entenda que ser tomado por uma conduta mais agressiva pode fortalecer uma pessoa desequilibrada e torná-la mais incontrolável.

O estresse e a ansiedade têm sido associados a um desequilíbrio químico no corpo que causa sensação estranha na cabeça. Pessoas com ansiedade têm dificuldade em controlar pensamentos preocupantes que aumentam a pressão e aumentam seus níveis de estresse.

O órgão principal responsável por isso é o ouvido e também temos essa habilidade por conta da visão e do cerebelo, a parte do cérebro responsável pela coordenação motora. Todos trabalham em conjunto para contribuir para nosso controle corporal.

Um bom equilíbrio ajuda a manter uma postura ereta e isso, por sua vez, implica uma menor chance de quedas. Também melhora a coordenação. Uma das formas de melhorarmos nosso equilíbrio é simples: ficar em pé, só que sobre uma perna só.

Como desenvolver a Inteligência Emocional em 6 passos

  1. 1 – Fique atento ao seu comportamento. ...
  2. 2 – Desenvolva a empatia. ...
  3. 3 – Aprenda a lidar com as suas emoções. ...
  4. 4 – Deixe de lado o medo de se expressar. ...
  5. 5 – Trabalhe sua autoconfiança. ...
  6. 6 – Controle suas emoções negativas.

A função das emoções é ser um termômetro, indicando nossa compatibilidades com pessoas e situações, de modo intuitivo, perceptivo e através de experiências vividas.

Emoção e sentimento são coisas diferentes. A emoção é uma reação imediata a um estímulo, é algo que mexe com você e que não envolve pensamento. Já o sentimento envolve um alto grau de componente cognitivo, de percepção e avaliação de algo.

Seriam, então, quatro as emoções básicas: felicidade, tristeza, medo/surpresa e raiva/nojo. Esses, dizem os cientistas, são os quatro sentimentos biológicos que podem ser notados por meio dos sinais faciais. Há, claro, diferenças entre os que foram fundidos, mas elas são sociais.

Pode ser diversos transtornos psiquiátricos como ansiedade generalizada, transtorno obsessivo compulsivo, transtorno de déficit de atenção, hipomania etc, procure um médico para lhe avaliar, fazer os diagnosticos diferenciais e lhe indicar o melhor tratamento.

A maior dificuldade para controlar ansiedade e emoções é que os mesmos pensamentos que desencadeiam esse tipo de reação são os que continuam a alimentando. Se você tem problemas financeiros, por exemplo, projeta cenários que pioram a situação, como “e se eu perder meu emprego?” ou “e se eu for despejado?”.

5 ações diárias para reduzir a ansiedade

  1. Autocuidado. Pratique meditação, busque dormir bem e identifique os momentos em que você precisa uma pausa para cuidar de si mesmo. ...
  2. Aceitação. Nem tudo está sob nosso controle, procure aceitar isso. ...
  3. Autoconhecimento. ...
  4. Bons hábitos. ...
  5. Cultive o que há de melhor em você

Essa grande pressão sob essa articulação resulta em dores de cabeças tensionais extremamente dolorosas e incômodas, em regiões como têmporas, testa e face, podendo descer para o pescoço e ombros. É possível afirmar que a ansiedade está diretamente relacionada com a dor de cabeça de maneira linear.