O que falta para o Brasil ser um país desenvolvido?

Perguntado por: lmendes4 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

O crescimento econômico e a redução da pobreza tiveram como efeito um fenômeno que para muitos analistas mostra o Brasil no caminho de ser um país predominantemente de classe média, característica da grande maioria dos países desenvolvidos.

A dívida externa, pouco desenvolvimento de novas tecnologias e grande reprodução de técnicas e tecnologias criadas por outros países, além de grande desigualdade social, são outros fatores que colocam o Brasil como um país periférico no mundo capitalista.

"A melhoria da qualidade da educação pública é sem dúvida um dos pontos necessários para que o Brasil possa ser elevado à categoria de país desenvolvido", observa o jornalista Michael Reid, editor para as Américas da revista britânica The Economist.

Os países desenvolvidos apresentam bons indicadores sociais. O IDH, indicador que avalia os níveis de educação, saúde e renda, desses países é próximo de 1. Esse valor indica boa qualidade e expectativa de vida, alto grau de educação e alfabetização e uma renda per capita elevada.

Visão 2035: Brasil, um país desenvolvido.

Formação educacional inadequada. O sistema educacional brasileiro desempenha um papel importante nos desafios enfrentados pelo mercado de tecnologia. A falta de atualização dos currículos, a defasagem de conhecimentos e a ausência de incentivo à formação em áreas de tecnologia são problemas identificados nesse contexto ...

Vem com a gente!

  • Aumento da fome no Brasil. ...
  • Taxa de desemprego chegou ao índice recorde. ...
  • O IPCA não para de subir ao consumidor. ...
  • Pandemia agrava o problema crônico da pobreza no Brasil. ...
  • A criação do programa de renda mínima aos mais pobres.

Resposta: O Brasil pode não ser considerado um país pobre, mas é um país injusto e desigual que possui um grande contingente de pessoas pobres, sendo que 39,9 milhões vivem na extrema pobreza. ...

Nosso diagnóstico central é que o Brasil não é um país pobre, mas um país injusto e desigual, com muitos pobres. A desigualdade na distribuição da renda e das oportunidades de inclusão econômica e social representa o principal determinante dos elevados níveis de pobreza que afligem a sociedade brasileira.

Terceiro Mundo: fazem parte desse grupo os países que possuem economia subdesenvolvida ou em desenvolvimento, geralmente nações localizadas na América Latina, África e Ásia.

A economia do Brasil apresenta sinais de recuperação e o PIB deve crescer 5,3% ainda em 2021 segundo relatório do FMI. As exportações cresceram 36% respondendo positivamente ao novo cenário de retomada da economia mundial.

Essas características são provenientes do alto grau de dependência tecnológica e econômica, fragilidade comercial em relação às grandes potências, dívida externa, grande quantidade de empresas multinacionais, restrita elaboração de novas tecnologias e grande reprodução de técnicas e tecnologias criadas em países ...

Resposta verificada por especialistas
O Brasil não pode ser classificado como um país desenvolvido, pois ele é classificado como subdesenvolvido, ou ainda chamado de emergente.

  • Combater a violência investindo na educação;
  • Criminalizar o preconceito de forma severa;
  • Conscientizar a população a partir de medidas sociais;
  • Possibilitar acesso à condições dignas de vida;
  • Investir em esportes e educação artística.

Somando as respostas das três colocações, a saúde concentrou a maioria das respostas (81%), seguida de educação (75%), emprego e renda (57%), combate à violência (32%), combate à corrupção (29%) e defesa dos valores da família (22%).

A Educação é um direito fundamental que ajuda não só no desenvolvimento de um país, mas também de cada indivíduo. Sua importância vai além do aumento da renda individual ou das chances de se obter um emprego. Por meio da Educação, garantimos nosso desenvolvimento social, econômico e cultural.