O que falar sobre o riso?

Perguntado por: amedeiros9 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Sorrir diminui a intensidade de emoções negativas como a tristeza e relaxa o corpo inteiro. Alivia a tensão e o estresse e mantém os músculos relaxados por até 45 minutos.

Estudos demonstraram que o sorriso libera endorfinas, analgésicos naturais e serotonina. Juntos, esses três neurotransmissores nos fazem sentir bem da cabeça aos pés. Esses produtos químicos naturais não apenas elevam seu humor, mas também relaxam seu corpo e reduzem a dor física.

O cérebro libera substâncias químicas estimulantes do bem-estar mesmo quando “forçamos” (ou fingimos) o riso. Isso porque corpo e mente estão profundamente conectados. Ou seja, nossas emoções e sensações respondem à linguagem corporal — do mesmo modo que o comportamento do corpo se altera, conforme nossos pensamentos.

Já no português, a expressão se traduz como uma sequência de letras "k", que acabam produzindo uma onomatopeia de risada: kkkkkk. Uma maneira alternativa de rir no idioma é "rsrsrs", como uma abreviação da palavra risos.

O riso, como o humor, tipicamente surge quando reconhecemos incongruências ou absurdos em uma situação. Você precisa resolver mentalmente o comportamento ou o evento surpreendente, ou não rirá e, em vez disso, apenas ficará confuso.

O humor ele salva, transforma, alivia, cura, traz esperança para a vida da gente”, diz o ator no vídeo. Na ocasião, Paulo Gustavo também reforçou a importância da prevenção contra a doença causada pelo coronavírus: “Vamos todos nos cuidar, cuidar da família, dos amigos, de todo mundo”.

Significado de Rir
verbo intransitivo, pronominal e transitivo direto Assumir expressão alegre; dar uma risada; sorrir: olhos que riem; ria-se facilmente; riu uma gargalhada de felicidade. expressão Rir amarelo.

O gesto de sorrir, o mais expressivo das expressões faciais, pode representar receptividade, abertura, aprovação, prazer, felicidade, empatia, resignação e mais uma série de sensações e sentimentos humanos.

O sorriso é uma reação do cérebro humano, gerado por emoções agradáveis. Sendo importante no dia a dia, o sorriso é capaz de informar o quanto à outra pessoa é bem-vinda, demonstrando assim uma boa intenção. Certamente o sorriso já contribuiu para aliviar a tensão em momentos difíceis e tornar o seu dia melhor.

Num simples sorriso se expressa amor, fidelidade, compaixão, simpatia e tantos outros sentimentos tão belos. Como um movimento de nossa face pode ser tão puro e sensato a ponto de nos demonstrar que mesmo que tudo se vá, tudo se perda, nunca tirarão o simples sorriso de nossa faces.

Segundo o Houaiss, sorrir significa rir sem fazer ruído, com ligeira contração muscular da boca e dos olhos (ou seja, “mostrar os dentes”). Em contrapartida, rir é equivalente a contrair os músculos faciais e emitir som característico.

Ao sorrir, a tensão muscular é reduzida e há uma sensação quase imediata de relaxamento. Isso porque o cérebro produz betaendorfinas, um analgésico natural que ajuda a relaxar e a combater a dor.

A grafia correcta (ortografia) é com h final: ah! ou ah! ah! ah!, quando se tratar de riso prolongado (gargalhada).

Dicas

  1. Não se sinta culpado por querer rir. ...
  2. Tente puxar os cantos da boca para baixo, fazendo uma cara triste. ...
  3. Encare alguma coisa no ambiente e foque na sua respiração. ...
  4. Tente encarar um ponto do ambiente e não tire o seu olhar dele.
  5. Respire fundo apenas pelo nariz, concentrando-se em não abrir a boca.

O riso aumenta os níveis de dopamina, substância ligada ao prazer e o responsável pela alegria. Ela age no cérebro e nos faz sentir prazer, diminuindo os níveis de estresse, e melhora a capacidade do corpo de combater infecções. E tem mais: dar uma gargalhada pode reduzir a sensação de dor.

A gargalhada afeta o cérebro, de um modo ainda não explicado. Mas os cientistas verificaram que ela enfraquece um sinal elétrico que corre pelo nervo tibial. Sem estímulo, o músculo soleus fica relaxado, deixando as pernas sem forças.

Rir no momento da dor é um mecanismo de defesa muito normal, explica a médica psiquiatra Dânia Francine Corrêa. "Rir é uma descarga da angústia que sentimos em um momento difícil. A gente se defende sorrindo", define.

Tente rir bem agudo e vá abaixando o tom até chegar no seu tom de voz normal, como as bruxas. Esse tipo de risada, quando bem feita, causa até um arrepio! Experimente sons mais graves. Uma das risadas graves mais maléficas é a famosa "Muahahahahahaha".

Sorrir: 1 sorrir, gargalhar, alegrar-se, aprazer-se, gargalhadear, desfrutar. Zombar: 2 zombar, troçar, mofar, escarnecer, debochar, galhofar, caçoar, achincalhar, gracejar, brincar, mangar, pagodear, escarnicar, zombetear, motejar, gozar, galhofear, chalacear, chocarrear, debicar.