O que falar sobre o Dia do Índio?

Perguntado por: avasques . Última atualização: 25 de janeiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

A data de 19 de abril é dedicada a celebrar a cultura e herança indígena em todo o continente desde o 1º Congresso Indigenista Interamericano, que foi realizado no México em 1940. No dia 5 de julho, em sessão conjunta do Congresso Nacional, os parlamentares derrubaram o Veto 28/2022.

No dia 19 de abril de 1940, um evento ocorrido no Pátzcuaro, no México, reuniu autoridades de quase todas as nações americanas, com intuito de realizar diversas recomendações de dar mais atenção ao povo indígena. Esse dia ficou conhecido como Dia do Aborígene Americano, dando origem a data comemorativa.

Segundo ela, se a pessoa não fala em nenhum momento de povos e comunidades originárias e fala só sobre indígenas, é fuga do tema. Mas se ela debate a questão dos povos originários no geral e, na argumentação, coloca "por exemplo, os indígenas", não tem problema.

Os povos indígenas desempenham um papel crucial na preservação ambiental no Brasil, devido à sua profunda conexão e conhecimento tradicional da fauna e flora. O Brasil abriga um grande número de comunidades indígenas, muitas das quais vivem em áreas de grande importância ecológica, como a floresta amazônica.

A cultura indígena possui importância fundamental na construção da identidade nacional brasileira. Ela está presente em elementos da dança, festas populares, culinária e, principalmente, na língua portuguesa falada no Brasil, que é fruto do processo de aculturação entre povos indígenas, negros e europeus.

Entre importantes tradições deixadas pelos índios está a culinária. O alimento de origem indígena mais utilizado em todo o Brasil é a mandioca e suas variações. O caju e o guaraná são outros bem conhecidos na mesa do brasileiro.

A origem remete ao Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México, em abril de 1940. Na ocasião, o evento reuniu autoridades de quase todos os países na região para discutir políticas em defesa dos povos indígenas.

Afinal, muitos desses utensílios e artesanatos ainda são usados no dia a dia.

  1. Pintura e desenho. ...
  2. Ensinar palavras de origem indígena. ...
  3. Contar lendas. ...
  4. Faça os alunos pesquisarem. ...
  5. Músicas indígenas.

Muitos indígenas ainda vivem do que produzem e do que conseguem extrair da natureza. Alguns víveres, como mandioca e milho, são cultivados em pequenas roças. A caça e pesca também são importantes práticas no sustento desses grupos, embora existam determinados povos que não se alimentam de carne vermelha, por exemplo.

A cultura indígena tem muitas influencias diretas na sociedade brasileira, desde a culinária até o artesanato, passando por hábitos, ensinamentos sobre plantas medicinais e até mesmo na dança.

Ser índio, explicou o pai, não é só ter costumes iguais ou muito diferentes dos nossos, andar pelado ou construir ocas. Ser índio é muito mais! É respeitar a terra em que se vive e os seus ancestrais, os índios que já morreram e que deixaram seus exemplos de vida.

Mudança aprovada pelo Congresso deixou de lado palavra considerada preconceituosa contra os povos originários, pois ela reforça estereótipos.

Cenário atual dos povos indígenas
Para além dos desafios territoriais, os povos indígenas enfrentam, ainda nos dias de hoje, problemas com racismo, preconceito, violação aos direitos das mulheres indígenas, falta de acesso à saúde e serviços públicos, além da alimentação escassa e pobre em nutrientes.

A divulgação da cultura indígena pode sensibilizar a população para a importância de viver de forma sustentável e, assim, utilizar práticas conservacionistas e transmitir para as futuras gerações o conhecimento adquirido por esses povos. A valorização da cultura indígena é um dever de todos os países do mundo.

Muitos dos hábitos, costumes, alimentação e crenças da sociedade brasileira são herança direta dos povos indígenas, como, por exemplo: o hábito de andar descalço, o costume de dormir em rede, o hábito da pesca e caça, alimentação à base de mandioca, farinha, polvilho, beiju, além das crenças na eficácia das plantas ...

O índio ainda é visto como aquele que vive na natureza, ao modelo de índio primitivo que vivia na época da chegada dos portugueses ao Brasil de forma isolada da sociedade, sendo-lhe atribuídos diversas características negativas tais como “cruel, bárbaro, canibal, animal selvagem, preguiçoso, traiçoeiro…” (GERSEM, 2006, ...

- Os índios brasileiros se alimentam exclusivamente de alimentos retirados da natureza (peixes, carnes de animais, frutos, legumes e tubérculos); - Costumam tomar banho várias vezes por dia em rios, lagos e riachos; - Os homens saem para caçar em grupos; - Fazem cerimônias e rituais com muita dança e música.