O que falar sobre motivação no trabalho?

Perguntado por: aguedes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 2 votos

A motivação pode ser compreendida como a vontade, determinação e empenho do colaborador em estar dentro da empresa. Nesse sentido, a alta motivação é sinônimo de comprometimento com o trabalho e de interesse em se manter naquele emprego.

Quais os tipos de motivação no trabalho? De uma forma geral, existem dois tipos de motivação: motivação extrínseca e intrínseca. Para entender a motivação no trabalho é importante sabermos que as pessoas se motivam por diferentes razões.

1) Motivação de Realização: o desejo de se aperfeiçoar e fazer da melhor maneira possível uma atividade; 2) Motivação de Poder: o desejo de obter e exercer influência nos relacionamentos interpessoais; 3) Motivação de Afiliação: o desejo de se sentir integrado em um grupo, o desejo de pertença.

1 incentivo, encorajamento, estimulo, impulso, ânimo, instigação, incitação, incitamento, fomento.

Conheça os 6 tipos de motivação

  • Confira a seguir quais são os 6 tipos de motivação:
  • INCENTIVO. Uma forma de motivação que envolve recompensa, monetária ou não. ...
  • MEDO. A motivação por medo envolve consequências. ...
  • CONQUISTA. A motivação por conquista é comumente pensada como um impulso por competência. ...
  • CRESCIMENTO. ...
  • PODER. ...
  • SOCIAL.

Para se manter motivado, após definir metas claras, é fundamental saber onde você quer chegar com clareza. E ver de verdade não é uma habilidade fácil e por isso deve ser praticada sempre. Com uma visão clara de onde você quer chegar fica muito mais fácil usar o seu tempo de maneira saudável, com foco e sem distrações.

O que é motivação

  • O que motiva você
  • Dinheiro.
  • Reconhecimento.
  • Tarefa realizada.
  • Poder.
  • Apreciação.
  • Autonomia.
  • Propósito.

Continue a leitura!

  1. Estabeleça metas de desempenho. ...
  2. Invista em treinamentos e outros eventos. ...
  3. Promova a comunicação e a harmonia. ...
  4. Valorize a carreira e o crescimento dos colaboradores. ...
  5. Ofereça benefícios diferenciados.

A resposta é simples: autoconhecimento. Conhecimento de si próprio, das suas características, qualidades, imperfeições e sentimentos serão perfeitos para você autoanalisar e manter-se vivo, a motivação anda junta com o autoconhecimento quanto mais se conhece maior é a chance de morar a motivação dentro de você.

Um dos motivos de desmotivação no trabalho é ter metas impossíveis. Afinal, se o objetivo é algo impossível, os funcionários não se sentem motivados a cumpri-la ou acreditam que eles não são bons o suficiente no que fazem. O resultado é um clima depressivo nas equipes.

Fontes de motivação: motivos internos e instrumentais
Um estudo recente sugere que alguns tipos de motivos por vezes competem e são contraproducentes. Neste estudo categorizam em duas categorias os motivos que nos fazem realizar uma atividade: internos e instrumentais.

Hoje você tem a oportunidade de construir o amanhã que você deseja. Sonhe sem medos, viva sem limites. Se o plano não funciona, mude o plano, não a meta. Você é mais valente do que acredita, mais forte do que parece e está mais preparado do que imagina.

Entre os seus benefícios, estão a melhora na auto estima, a otimização de tempo, já que ela aumenta o foco nas atividades e, com isso, a produtividade, o crescimento pessoal, a melhora nos relacionamentos em equipe e, como dito, melhores resultados para a empresa.

Aqui vai uma lista de 8 dicas para manter-se focado e motivado:

  1. Seja o que for que vá fazer, não adie. ...
  2. Faça intervalos. ...
  3. Faça listas de prioridades. ...
  4. Exercite-se. ...
  5. Admita seus limites. ...
  6. Invista em você ...
  7. Mantenha o corpo alimentado. ...
  8. Comemore os objetivos alcançados.

Trata-se da junção de motivo + ação, ou seja, o motivo que nos leva a agir. Cada pessoa tem as suas próprias motivações, afinal, somos seres únicos, com nossos próprios desejos, sonhos e convicções. Mas e você, o que te motiva e te impulsiona a se dedicar a ir além? Já parou para pensar a respeito disso?