O que falar quando o padre levanta o vinho?
A Assembléia, levanta-se no mesmo momento em que o padre (logo depois da consagração do vinho ele genuflectiu e se levantou) e responde: “Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!”
O que o padre fala na hora da consagração?
Dependendo da oração eucarística utilizada, em resposta a assembleia enuncia: “Anunciamos, Senhor, a vossa morte, e proclamamos a vossa Ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!” ou “Todas as vezes que comemos deste pão e bebemos deste cálice, anunciamos, Senhor, a vossa morte, enquanto esperamos a vossa vinda!”.
O que o padre fala na hora da consagração do pão e do vinho?
A consagração compreende as palavras que Jesus pronunciou na Última Ceia e que o sacerdote repete: “Tomai todos e comei (…). Tomai todo e bebei…”. Ao dizer estas palavras, o pão e o vinho se convertem no Corpo e Sangue de Cristo. É por isso que o padre, no final da consagração, diz: “Eis o mistério da fé!”.
Quando o padre levanta a hóstia?
Dentro da missa, esta é a hora da transformação do pão e do vinho, que se tornam o Corpo e o Sangue do Senhor. Após a consagração do pão, o padre levanta a hóstia à vista da Assembléia.
O que dizer na hora de receber a hóstia?
O sacerdote colocará a Hóstia na língua e o fiel deverá responder "Amém". O segundo método para receber a Comunhão é na mão. Neste caso, o comungante deve ficar de pé ou de joelhos para receber a Comunhão.
Como dar a bênção final?
BÊNÇÃO FINAL: aquele que preside a celebração convida os fiéis com a invocação “O Senhor esteja convosco”, à qual os fiéis respondem “Ele está no meio de nós”. Essa invocação novamente lembra aos fiéis que a bênção vem por intermédio de Deus.
Quais são as palavras da consagração do pão e do vinho?
Para o pão: "Tomai e comei: este é Meu Corpo, que foi quebrado por vós pela remissão dos pecados". Para o vinho: "Bebei dele, todos vós: este é Meu Sangue do Novo Testamento, que foi derramado, por vós e por muitos, pela remissão dos pecados".
Como devo me consagra?
Chame-as para consagrar tempo, bens; oferecer jejuns, tempo a sós, adoração, etc. Antes de orar, peça a todos que peguem um papel e, se eles desejarem, escrevam aquilo que eles gostariam de consagrar a Deus.
O que o padre fala no final da Missa?
No entanto, durante a Celebração Eucarística (a celebração da Missa) o padre reza essas orações, que são profundamente piedosas e importantes. Ele fala diretamente a Deus, na intimidade do seu coração, em seu nome e em nome da assembleia (em nome de todos nós que participamos da Missa e de todo o povo de Deus).
O que o padre tem que falar no casamento?
O sacerdote convida os noivos a expressarem o seu consentimento: . “... prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida.”, sendo estas palavras intenções e promessas que pretendem cumprir durante a união.
O que dizer depois da comunhão?
“Deixai, se quiserdes, que a Santa Hóstia permaneça um momento sobre a vossa língua a fim de que Jesus, verdade e santidade, a purifique e santifique. Introduza-a depois em vosso peito, no trono do vosso coração, e, adorando em silêncio, começai a Ação de Graças” (pg. 131).
Como se cumprimenta um padre?
Para ser ainda mais educado, trate o padre como "Reverendíssimo". Se for uma carta formal, diga "Reverendo (e o sobrenome)" como saudação ou "Caro Reverendíssimo". Se conhecer bem o religioso, diga "Querido padre " ou "Querido Padre (e o sobrenome)". Como se deve cumprimentar um padre?
O que falar na hora do ofertório?
A apresentação das oferendas (o ofertório): trazem-se então ao altar, por vezes em procissão, o pão e o vinho que serão oferecidos pelo sacerdote em nome de Cristo no Sacrifício Eucarístico e ali se tornarão o Corpo e o Sangue de Cristo. Este é o próprio gesto de Cristo na Última Ceia, “tomando pão e um cálice”.
Quando não devo receber a hóstia?
Há dois elementos doutrinais na questão: 1) o adultério é um pecado objetivamente grave; 2) quem está em pecado grave não pode receber a comunhão eucarística (deve se confessar e sair da situação de pecado em que vive).
Pode comer depois de comungar?
O Catecismo responde:
(CIC 1377). Ou seja, dura o tempo que dura o pão antes de ser assimilado pelo corpo. Segundo a ciência, este processo não demora muito, e alguns sacerdotes opinam que é conveniente uns 15 minutos de reflexão depois da comunhão. Então na próxima vez que comungar, não esqueça!
Quem não tem crisma pode comungar?
No entanto, se você recebeu apenas os sacramentos do Batismo e da Primeira Eucaristia; e está devidamente preparado por meio do Sacramento da Reconciliação, pode sim receber a hóstia consagrada durante o momento da comunhão nas Santas Missas.
Pode sair da missa antes da bênção final?
A saída deve acontecer após o sacerdote dar a benção final e deixar o altar, nunca antes. Exceto em casos no qual houver um prolongamento da missa e a pessoa precisar sair para não chegar atrasada ao trabalho, por exemplo.
Como é a bênção da garganta?
A bênção é realizada com as velas cruzadas e encostadas na garganta do fiel e acompanhada da seguinte oração: “Por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, defenda-te Deus contra os males da garganta e contra qualquer outro mal, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”.
Quais são os ritos finais da missa?
Por fim, acontecem os Ritos Finais com a saudação do sacerdote que diz: “O Senhor esteja convosco” e a assembleia responde: “Ele está no meio de nós” e, logo em seguida, se dá a bênção e o envio feito pelo diácono (caso tenha) ou pelo presidente da celebração.