O que falar para uma pessoa com trauma?

Perguntado por: eguimaraes . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

É importante abrir espaço para um diálogo interno. Quem merece passar por um trauma? Todos os que já viveram uma situação assim coincidirão ao dizer que não deveriam ter que lidar com tamanha dor e sofrimento. Justamente por isso, é inevitável que haja um sentimento de injustiça, o qual deve ser relativizado.

A terapia EMDR é ideal para o tratamento de traumas gerados a partir de abusos sexuais, estupros, assaltos, traumas de guerra, desastres naturais e variados tipos de violência. Ela também pode ser aplicada ao tratamento de fobias, problemas de relacionamento, falta de autoestima e deficits no desenvolvimento pessoal.

A primeira coisa a fazer quando você se aproxima de uma pessoa em estado de choque é se apresentar, perguntando para a pessoa o seu nome, e de forma constante, sempre chamá-la pelo nome. Procure o contato físico que pode ser muito benéfico, mas apenas para estados não agressivos.

Como tratar o estresse pós-traumático?

  1. Permitir que a pessoa se reconecte com lugares, pessoas e situações que eram importantes, mas que ela se desconectou por causa do trauma;
  2. Ensinar a pessoa a lidar com a reação emocional que os flashbacks e as memórias que ela revive causam.

7 dicas para superar os seus medos

  1. Aceite os seus medos. Uma das piores coisas que você pode fazer é negar que tem determinado medo. ...
  2. Escreva sobre os seus medos. ...
  3. Cultive pensamentos positivos. ...
  4. Ressalte as suas vitórias. ...
  5. Converse sobre os seus medos com amigos e familiares. ...
  6. Foque na sua respiração. ...
  7. Faça terapia.

Como superar o trauma

  1. Aprenda a respirar. Voltar ao normal após um evento traumático pode parecer impossível. ...
  2. Pratique exercícios físicos. O exercício físico é uma forma de ajudar o corpo a liberar endorfina. ...
  3. Crie uma rotina saudável. ...
  4. Cultive hobbies. ...
  5. Faça terapia para superar o trauma.

Ressignificar é abrir os olhos da alma para as mudanças que se aparentam na vida. Ressignificar é entender que novo sempre chega e não pede licença! Ressignificar e mudar o modo operante para as tomadas de decisões.

Uma maneira de lidar com a tristeza é se permitir ficar sozinho. A solidão pode ajudar a pensar e fazer um balanço das velhas ideias sobre nós mesmos e nossas vidas. Permite a introspecção que traz autopercepções do valor pessoal e da atratividade alinhando-as com as novas circunstâncias da vida.

penetrantes – quando há rompimento e laceração da pele, como perfurações por armas de fogo e fraturas expostas; contusos – quando não há perfuração da pele, como no caso de pancadas ou escorregões; mistos – uma combinação dos dois tipos, bastante comuns em acidentes de trânsito, por exemplo.

Para a psicanálise, o trauma é a marca do encontro de um sujeito com o sexual. Sendo assim, 'vivências traumáticas' estão na base da formação do sintoma, que reúne efeitos positivos e negativos do trauma e em que se observa a expressão preponderante, ora de uma, ora de outra tendência.

Ajuda profissional para crianças
E atenção: mesmo que suspeite que o trauma tenha tido a participação de um dos pais, cuidado como conduzirá a situação com a criança. Ela precisa e deve ser protegida, mas não ataque ou condene ninguém nem mesmo verbalmente na frente da criança.

Quem sofre com o problema tem a chamada memória traumática, em que a lembrança do momento ruim traz à tona sons, imagens, cheiros e sentimentos vivenciados no passado, quando a situação que desencadeou o trauma aconteceu.

A psicoterapia é o principal tratamento para o transtorno de estresse pós-traumático. Uma das técnicas utilizadas no acompanhamento psicológico é a terapia de exposição, a qual consiste na exposição controlada e gradual aos elementos associados ao trauma.

Os principais tipos de choque são:

  1. Choque séptico. O choque séptico é uma complicação da sepse que surge quando uma infecção consegue chegar ao sangue, causando o mau funcionamento de órgãos, como coração e rins, e pressão baixa. ...
  2. Choque anafilático. ...
  3. Choque hipovolêmico. ...
  4. Choque cardiogênico. ...
  5. Choque neurogênico.

Então confira abaixo!

  1. Tenha uma rotina saudável. ...
  2. Pratique atividades físicas. ...
  3. Reserve um tempo para o lazer. ...
  4. Conheça a si mesmo. ...
  5. Organize o seu tempo. ...
  6. Valorize as noites de sono. ...
  7. Faça uma pausa nas redes sociais. ...
  8. Não tenha medo de procurar ajuda.

Veja abaixo cinco formas de ajudar quem lida com a ansiedade.

  • “Você pode falar mais sobre o que está sentindo?” ...
  • “Sinto muito que você esteja passando por isso.” ...
  • “Não é culpa sua.” ...
  • “Isso deve ser muito difícil para você.” ...
  • Fique em silêncio.

Um sujeito com agorafobia muitas vezes tem dificuldade em sentir-se seguro em qualquer lugar público, especialmente onde há aglomeração de pessoas e muito movimento. É comum que a pessoa sinta precisa de um companheiro, como um parente ou amigo, para ir a lugares públicos. O medo pode ser tão esmagador, que imobiliza.