O que falar para o paciente na primeira consulta?

Perguntado por: vevangelista . Última atualização: 24 de abril de 2023
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Escute, mas também fale, deixe-se conhecer. Isso não significa ficar falando de você mesmo. Mas sim, de deixar o outro acompanhar a forma como você pensa e como se sente.

Como conquistar o paciente no primeiro atendimento?

  1. Recepcione o paciente. No começo deste artigo, mencionamos que o profissional de saúde deve receber o paciente de forma que este se sinta como alguém indo visitar um amigo, certo? ...
  2. Apresente seu espaço ao paciente. ...
  3. Ofereça o famoso cafézinho. ...
  4. Seja um bom ouvinte.

O que fazer para conquistar o paciente no primeiro contato

  1. Seja pontual na consulta. ...
  2. Estabeleça uma relação. ...
  3. Não comece a conversa falando sobre a doença. ...
  4. Observe o histórico do paciente com atenção. ...
  5. Adote um tempo de consulta razoável. ...
  6. Respeite a autonomia do paciente. ...
  7. Tenha certeza de que o paciente compreendeu tudo.

Interagir e ouvir com atenção o que o paciente tem a dizer, compreender suas necessidades e ter empatia são princípios básicos. É necessário, ainda, passar confiança e segurança para que se estabeleça uma boa relação. Então o conhecimento e estudo aprofundado são fundamentais.

5 dicas para conquistar a confiança do paciente

  1. Como conquistar a confiança do paciente. Primeiro contato com o paciente; ...
  2. Primeiro contato com o paciente. ...
  3. Escute o paciente atentamente. ...
  4. Obstáculos existem e você precisa superá-los. ...
  5. Faça um checklist ou pontue as próximas etapas. ...
  6. Fique atento à sua reputação.

Para te ajudar, preparamos 5 dicas de ouro para você já começar a encantar seus pacientes!

  1. 1 – Viva a experiência do paciente. ...
  2. 2 – Invista até nos pequenos detalhes. ...
  3. 3 – Cuidado com sensações negativas. ...
  4. 4 – A sua equipe deve falar a mesma linguagem que você ...
  5. 5 -Não deixe os pacientes serem esquecidos.

Ao auxiliar de enfermagem cabem tarefas básicas e indispensáveis, como preparar o paciente para consultas, exames e tratamentos, executar tratamentos prescritos, prestar cuidados de higiene, coletar materiais para exames, ministrar medicamentos, medir pressão e fazer curativos, entre outras.

A importância da excelência no atendimento ao paciente
Para tanto, o enfermeiro deve saber ouvir o doente, captar as informações mais relevantes, discutir com os familiares/acompanhantes para se certificar dos fatos quando necessário e propor ações que serão decididas e implementadas em conjunto.

Ao técnico em enfermagem compete respeitar a individualidade de seus pacientes, não os vendo somente como um a mais para cuidar. Esse profissional deve buscar uma proximidade ao tratar cada um, considerando sempre suas necessidades físicas e emocionais.

Deixe o paciente falar por pelo menos 2 minutos e faça uma escuta ativa nesse momento. Preste atenção na sua comunicação verbal e não verbal. Emita sinais de atenção – ok, uhum, estou entendo. Vale até repetir o que o paciente falou e perguntar se é isso mesmo que ele quiz dizer.

Observar a linguagem verbal e não verbal.
Isso justifica a importância de uma consulta presencial, uma vez que em consultas a distância, a observação da linguagem fica prejudicada.

Quais exames um Clínico Geral pode solicitar? “O generalista pode pedir exames laboratoriais, como sangue, urina e fezes, exames de imagem, como tomografia computadorizada, ultrassonografia, raio-x, ressonância e mamografia, entre outros.

Será uma conversa leve, em que o psicólogo pergunta informações básicas sobre a vida do paciente: quem ele é, o que faz, com o que trabalha etc. Além disso, também questionará sobre as razões que o levaram até à terapia.

Ao formular perguntas clínicas, podemos usar a abordagem “PICO”, de- finindo o paciente, a intervenção, a comparação e o desfecho (outcome) [1]. Que tipo de paciente é o alvo de interesse, isto é, qual é o diagnóstico do paciente, a população ou o problema?

Empatia, respeito e sem julgamentos
Uma habilidade muito necessária para uma boa comunicação médico paciente é a empatia. Saber se colocar no lugar do outro permite ao profissional entender melhor quais os anseios do paciente e o que fez com que ele o procurasse.