O que falar para alguém solitário?

Perguntado por: lmoraes2 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

Pessoas solitárias não esperam que estejas presente 24 horas por dia, mas precisam de alguma gentileza. Procura gerir o teu tempo e ver como podes dedicar mais atenção ao teu amigo: Queres vir connosco? Nem que seja para ir comprar água no supermercado.

Para a psicologia, o sentimento de solidão é uma resposta emocional quando as pessoas ficam em um isolamento complexo e desagradável. Além disso, pode apresentar, de modo geral, sentimentos de ansiedade por conta da falta de conexão ou comunicação com outras pessoas.

A sensação de vazio é incômoda, porém muito comum. Muitos já sentiram o estranho sentimento de vazio interior em algum momento da vida.
...
Como se livrar da sensação de vazio

  1. Reconheça o problema. ...
  2. Elimine a culpa. ...
  3. Preste a devida atenção a si mesmo. ...
  4. Reencontre o gosto pela vida. ...
  5. Busque ajuda.

Quando começamos a sentir-nos sozinhos, experimentamos sentimentos intensificados de vulnerabilidade, que podem prejudicar nossa saúde mental. Solidão é o sentimento que surge quando nos sentimos só, mas não precisamos estar literalmente sem a companhia de outros para senti-la.

Às vezes, admitir para si mesmo que sofre com a solidão pode ser difícil, mas é também essencial para reconhecer a origem do sentimento. Procure identificar o momento de buscar apoio de um psicólogo e não tenha medo de aceitar seus sentimentos para então poder aprender a lidar com eles.

O sentimento de estar completamente sozinho, sem ninguém que entende, mesmo em meio a uma multidão.

Na solidão, o indivíduo entende que a harmonia e a paz de espírito só podem ser encontradas dentro dele mesmo. Dedique um breve instante a fechar os olhos, abrir seu coração e sentir todo o amor que vem de dentro dele, no seu silêncio natural e saudável.

Terapia. Recorrer à ajuda de um profissional da psicologia é o principal recurso que a pessoa deve buscar. O psicólogo será capaz de ajudá-lo a reencontrar o sentido da sua existência e a vontade de preencher esse vazio da forma correta.

Acolha o seu vazio
O ideal é que a pessoa procure apoio psicológico e invista no autoconhecimento para entender melhor os sentimentos e as sensações. Dá para conviver melhor com o vazio e, ao mesmo tempo, obter uma vida mais equilibrada.

Deus preenche o vazio com um propósito: viver para a glória de Deus que morreu por você (2 Coríntios 5:15). Nosso objetivo é A glória de Deus. Isso significa que não corremos atrás do que o mundo faz – mas buscamos primeiro Seu reino e Sua justiça (Mateus 6:33).

Há uma série de sentimentos que surgem ao experimentarmos a condição de vazio interior. Uma visão ocidental e cristã atribui esta condição totalmente humana a algo muito ruim, e relaciona à solidão e à depressão, ou ainda a uma sensação de não pertencimento e até alienação.

Eu não existo longe de você e a solidão é o meu pior castigo. Solidão acompanhada é quando o amor ainda não foi embora, mas o amado já. Às vezes estamos no meio de centenas de pessoas, e a solidão aperta nosso coração pela falta de uma única pessoa. A solidão será um dia a companhia dos que não valorizam quem os ama.

Como superar a carência afetiva

  1. Reconheça o problema. Adquirir consciência do problema é o primeiro passo para superá-lo. ...
  2. Encare o seu problema sem culpa. Todos nós sempre teremos problemas e desafios a enfrentar. ...
  3. Não sufoque o outro. ...
  4. Concentre esforços para se transformar. ...
  5. Aprenda a confiar.

Expresse os seus sentimentos para si próprio.
Manter um diário pode ajudá-lo a identificar a origem do sentimento de solidão. Por exemplo, se tem muitos amigos, talvez não entenda bem o porquê de ainda se sentir só. Anote em seu diário os momentos nos quais esse sentimento surge.

A sensação de vazio e abandono, junto à perda de energia e vontade de fazer atividades que até então eram prazerosas, são os principais sintomas. Além deles, são comuns: irritabilidade, falta de apetite ou apetite exagerado, distúrbios do sono, entre outros.

O sentimento de solidão, que é quando a pessoa está ou se sente só, traz consequências ruins à saúde, pois causa tristeza, interfere no bem-estar e facilita o desenvolvimento de doenças como estresse, ansiedade ou depressão.

A solidão associa-se a psicopatologias, como ansiedade, depressão e stress, mas também em nível físico, como a hipertensão e problemas cardiovasculares”, diz a psicóloga Ana Valente. A solidão é uma das principais responsáveis por fazer com que as pessoas se isolem.

A solidão é um sentimento comum ao homem. A ideia de solidão e desamparo é inexorável ao homem. O homem nasce desamparado em sua existência, dependendo do cuidado do outro, para a sua sobrevivência. Freud, ao longo de todo o seu desenvolvimento teórico, aponta a dependência que o ser humano possui de outro.