O que falar no resumo do currículo?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 7 de maio de 2023
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Um resumo profissional, também conhecido como resumo de carreira ou perfil profissional, é uma seção breve e concisa do currículo que destaca suas principais habilidades, experiências e conquistas relevantes para o cargo que você está se candidatando.

O objetivo profissional deve ser feito com estratégia para ter resultados nas vagas e empresas que você deseja trabalhar; O objetivo profissional não deve ser muito longo — 3 a 4 linhas é o suficiente — portanto vá direto ao ponto; Faça o objetivo organizacional específico para a vaga.

Em busca da primeira oportunidade de trabalho, coloco-me à disposição para iniciar minha trajetória profissional na empresa. Tenho força de vontade para aprender uma função e ajudar na conquista dos melhores resultados. Coloco-me à disposição para uma vaga de emprego, no setor de _______ da empresa.

“Espero colaborar para um ambiente de trabalho (ou no setor que deseja atuar) no qual eu possa colocar meus conhecimentos em prática em favor da (empresa ou organização), com o objetivo de beneficiar e auxiliar no crescimento da organização, bem como em meu crescimento profissional.”

Uma forma de responder a esta pergunta é dizer que se vê trabalhando desenvolvendo projetos em determinadas áreas relevantes para o cargo. Fale mais nas funções que se vê desempenhando no futuro do que em cargos que quer ocupar. “Possuo grande interesse em descobrir quais são os desafios que os novos projetos trazem.

Normalmente, a última parte de um currículo é chamada “informações adicionais” ou “informações complementares”. Para finalizar seu currículo com esse método, crie uma seção com esse nome e liste as informações que são relevantes à vaga desejada, mas não entraram nas outras seções.

7 passos para escrever um resumo profissional

  1. #1. Identifique suas habilidades e experiências-chave. ...
  2. #2. Determine o público-alvo. ...
  3. #3. Escreva uma frase inicial impactante. ...
  4. #4. Destaque suas principais habilidades e realizações. ...
  5. #5. Adapte-se ao cargo. ...
  6. #6. Seja sucinto e evite jargões. ...
  7. #7. Revise e edite.

No "objetivo" não cabem frases genéricas. Coloque apenas o cargo que pretende ocupar ou em qual área gostaria de trabalhar.

Dicas gerais para escrever o “sobre mim” no currículo
Pense nas suas habilidades que fazem diferença para a vaga. Por exemplo, ter carteira de motorista, falar outro idioma, saber usar programas específicos, ser um bom comunicador, etc. Competências socioemocionais também pode fazer diferença.

Dicas de qualidades para mencionar e para evitar

  1. Criatividade em propor soluções.
  2. Flexibilidade e adaptação.
  3. Proatividade para iniciar projetos.
  4. Energia e motivação com suas tarefas.
  5. Ótimo espírito de equipe e relacionamento interpessoal com colegas.
  6. Organização, pontualidade e responsabilidade com tarefas.

A resposta mais indicada é a de que você deseja desenvolver ao máximo possível as suas qualidades e, em paralelo, a qualificação profissional necessária para alcançar postos mais altos na empresa.

Conheça quais são as sete habilidades profissionais exigidas

  • 1) Autoconhecimento. Como mencionamos acima, escolher uma profissão é um grande desafio, acompanhado por diversas pressões individuais e sociais. ...
  • 2) Inteligência emocional. ...
  • 3) Flexibilidade. ...
  • 4) Criatividade. ...
  • 5) Versatilidade. ...
  • 6) Comunicação. ...
  • 7) Pensamento crítico.

Estou em busca de uma oportunidade na minha área de atuação, na qual eu possa crescer e me desenvolver ainda mais no futuro. Tenho como objetivo atuar em uma empresa líder de mercado e acredito que a minha ampla experiência na área xxx contribuirá para apresentar soluções criativas e inovadoras no mercado.

A pergunta “Por que devemos te contratar?” não é algo negativo. Com ela, você tem a oportunidade de mostrar seu valor para a empresa. Ou seja, é esse o momento de expor suas habilidades e se destacar em relação aos outros candidatos.

“Vocês devem me contratar porque, além da minha experiência na área comercial, também sou flexível, tenho escuta ativa e já liderei uma equipe de cinco pessoas, ajudando a aumentar a média de vendas mensais e melhorando o engajamento da minha equipe.

Justifique por que você quer trabalhar na empresa
Você pode iniciar sua resposta demonstrando sua compatibilidade com a empresa, demonstrando valores e objetivos em comum, justificando o quanto fazer parte desta empresa impactaria em sua carreira e que tipo de contribuição você poderia dar em contrapartida.

“Como falar sobre mim de forma criativa na entrevista de emprego”: 4 dicas fundamentais

  1. 1 – Destaque seus pontos fortes na sua descrição. ...
  2. 2 – Conte histórias interessantes da sua vida. ...
  3. 3 – Fale como pessoas queridas te descreveriam. ...
  4. 4 – Ligue habilidades com suas características pessoais.