O que falar no lugar de por nada?

Perguntado por: umuniz . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Forma cortês de resposta a um agradecimento: 1 de nada, nada, não há de quê, não tem de quê, não seja por isso, obrigada eu, obrigado a você, que nada, disponha, às ordens, imagina, eu que agradeço, obrigado, obrigado eu.

Recomendam os estudiosos do idioma que, nesse caso, deve-se usar “[POR] nada”, haja vista que “[DE nada]” seria próprio da Língua Espanhola. Assim sendo, ao responder a um simples “obrigado” deve-se fazê-lo de acordo com a nossa língua, ou seja, usando "[POR nada]”.

Por educação, quem presta um favor responde “de nada”, que significa “de modo nenhum” e vem do latim rem natam. Aqui no Brasil, o regionalismo acabou dando origem a novas formas de dizer o mesmo, como “imagina”, “não há de quê” e outras mais informais e recentes, como “falou” e “valeu”.

  1. Envie notas de agradecimento manuscritas. Esta é uma forma comprovada e comprovada de agradecer aos seus clientes. ...
  2. Incluir bulas. ...
  3. Ofereça brindes ou amostras. ...
  4. Crie conexões pessoais com o vídeo. ...
  5. Ofereça descontos pós-compra. ...
  6. Destaque seus clientes.

Outras formas de se responder a um agradecimento

  1. Às ordens. É um sinônimo de disponha, uma forma de reagir a um reconhecimento dando a entender que está à disposição para quando a pessoa precisar.
  2. Por nada/Não há de quê/Não seja por isso! ...
  3. Obrigado a você! ...
  4. De nada!/Imagina! ...
  5. Foi um prazer ajudá-lo!

Tenha gratidão no coração e reconheça prontamente aqueles que o ajudaram. Muito obrigada pela sua ajuda. Foi muito importante e não teria conseguido sem essa forcinha. Agradeço a você por ter guiado meu caminho e iluminado meus passos nesse momento tão difícil.

Ambas as formas estão corretas. Usadas de forma igual, conforme a preferência do falante: Eu que agradeço! Eu quem agradeço!

Hoje eu quero agradecer para aquelas pessoas amadas que reservaram o tempo das suas vidas para me apoiarem e me possibilitarem superar um momento tão difícil. Vocês foram peças fundamentais, que me deram coragem para aos poucos voltar à minha rotina e ter forças para continuar. Obrigado!

Desde a origem do agradecimento, quem presta um favor responde de nada ou por nada, que significa de modo nenhum. No Brasil, as diferenças regionais deram origem a outras formas de responder ao agradecimento, como imagina, não há de quê, além de gírias e jeitos mais informais.

Saiba como responder após receber um elogio no trabalho

  1. Obrigado(a)! É um ótimo dia para ouvir isso.
  2. Eu realmente me esforcei muito para isso. Obrigado(a) por perceber.
  3. Obrigado(a). ...
  4. Obrigado (a). ...
  5. Suas palavras significam muito para mim.
  6. É bom saber que estou evoluindo. ...
  7. Consegui graças a sua ajuda/orientação.

Podemos começar sendo gratos pela a vida, gratos pelos familiares, gratos pelo o emprego que se manteve nesse tempo de pandemia, gratos pela saúde… Podemos ser gratos por ter onde morar, o que comer e o que vestir…

OK ou Okay (em inglês) é uma expressão utilizada quando algo está bem, correto ou que foi compreendido. É dito no sentido de afirmação ou aceitação de algo.

Obrigado, meus amigos. Vocês são a verdadeira razão da minha felicidade e eu não sei o que seria de mim sem a companhia e parceria de cada um de vocês. Senhor, obrigada por me salvar no momento em que eu mais precisava. A gratidão dá sentido ao nosso passado, traz paz para o hoje, e cria uma visão para o amanhã.

Antes de respondermos a essa questão, lembre-se de que a conjugação do primeiro verbo é “fui eu”. Não existe a forma “foi eu”, pois o verbo tem que necessariamente concordar com o sujeito (no caso, “eu”).

Esta expressão é usada maioritariamente em cartas argumentativas formais, quando o emissor da carta faz algum tipo de reclamação ou solicitação. É uma forma correta e educada de agradecer por alguma coisa de forma antecipada.