O que falar no lugar de palavrão?

Perguntado por: iduarte . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.4 / 5 3 votos

Recorra às perífrases (expressões usadas quando se quer evitar dizer algo indesejado ou desagradável) para não falar palavrões.
...
Use eufemismos.

  • "Poxa" em vez de "p...".
  • "Eu me dei mal" em vez de "Eu me f...".
  • "Vá se lascar" em vez de "Vá se f...".
  • "Filho da mãe" em vez de "Filho da p...".

Falar palavrões, de acordo com o que têm mostrado diversos estudos, pode ser muito bom para a saúde mental. Xingar é uma ferramenta efetiva para a liberação da raiva e da frustração.

Luxurioso, lascivo. Essa ânsia pode ser por bens materiais ou pela posse sexual. Ou por ambas simultaneamente. Um concupiscente é voraz, tarado.

Uma palavra de baixo calão, popularmente conhecida como palavrão, é um vocábulo que pertence à categoria de gíria e, dentro desta, apresenta chulo, impróprio, ofensivo, rude, obsceno, agressivo ou imoral sob o ponto de vista de algumas religiões ou estilos de vida.

Significado de Desgraça
substantivo feminino Perda das graças, das boas relações que se tem com alguém; desfavor. Acontecimento lamentável, funesto; infortúnio, desventura. Condição de infelicidade; desdita: o tsunami foi uma desgraça sem precedentes.

A palavra mais longa do mundo será o termo inglês: "methionylthreonylthereonyl(…) isoleucine". Este termo, que conta com nada menos do que 189.819 letras, é a designação química da maior proteína existente: a Titina.

Tanto que na pesquisa, em todas as faixas etárias e sociais, disseram que o pior xingamento para uma mulher é 'puta'. Ou seja, existe uma intenção de controle sexual das mulheres. O ideal de mulher é a do recalque. Uma cultura machista”, avalia a professora.

Inicialmente, a partir dos 5 ou 6 anos, a criança que fala palavrão reproduz as palavras de baixo calão sem saber o que significa. Como ouvem a mãe ou o pai falando, é apenas um ato de imitação.

Respeito. Sim. Palavrões podem ser tratados nas aulas de Língua Portuguesa dentro do eixo da análise linguística.

O “palavrão” originou-se em tabus criados pela religião e pela vida em sociedade. Tudo que se relacionava a homem, animal e sexo foi motivo de controle rigoroso dos religiosos. Vejamos a origem de algumas dessas curiosas expressões.

Use tudo que foi dito ao seu favor. Isso o irá ajudar a preparar uma resposta boa o suficiente para envergonhar seu adversário! Por exemplo, se lhe disserem que você é repugnante, responda sarcasticamente: "Olha só quem está falando!". Finja que está com pressa e diga, "Não tenho tempo para isso".

Xingar, com X, é a forma correta de se escrever. O termo é sinônimo de insultar, agredir por meio de palavras ou ofender. Por exemplo: “a torcida xingou o árbitro durante o jogo”. Enquanto, “chingar”, escrito com CH, está errado e não existe na língua portuguesa.

  • rudeza.
  • vandalismo.
  • tufão.
  • barbaria.
  • depravação.

Significado de Palavrão
substantivo masculino Palavra obscena, grosseira ou pornográfica, cujo uso pode ofender a quem dela é alvo; palavrada. [Gramática] Palavra grande e de pronúncia difícil. [Gramática] Expressão empolada, com palavras incompreensíveis, que transmite uma ideia mal-empregada.

  • abominoso.
  • abominável.
  • desagradável.
  • odioso.
  • nefando.

TMJ ou TJ: Abreviação de “tamo junto”.

DISGROTA. Infortúnio, desgraça. Como bem disse Dante na sua Divina Comédia: “Não há pior disgrota na vida do que recordar os tempos áureos da juventude, na velhice.”

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia: com 33 letras, esta palavra indica a fobia de pronunciar palavras grandes e complexas, principalmente em público, afinal, dá medo de errar!