O que falar no desenvolvimento 1?

Perguntado por: ralves3 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
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No D1, construa o fato-problema, no D2, discorra sobre o fato-solução. Lembre-se de que, neste momento, o de desenvolvimento, você criará a estrutura própria do texto dissertativo-argumentativo: o problema, a estratégia e a solução.

O ideal é que você apresente dois argumentos, um em cada parágrafo de desenvolvimento.
...

  1. Use conectivos. É fundamental que você conheça os conectivos e saiba utilizá-los de maneira adequada. ...
  2. Faça um tópico frasal com seu argumento. ...
  3. Problematize. ...
  4. É hora de contextualizar. ...
  5. Conclua o parágrafo! ...
  6. Faça conexões.

Conectivos para desenvolvimento
Conectivos que podem ser usados no desenvolvimento são os de: prioridade: “Em primeiro lugar, devem-se avaliar os efeitos…”; tempo: “Frequentemente esse argumento é utilizado de forma incorreta”, “Em primeiro lugar, (…). Depois (…).

Como fazer o Desenvolvimento 2

  1. Operador argumentativo iniciando parágrafo;
  2. Tópico frasal (frase em que você anuncia o que será desenvolvido);
  3. Repertório para legitimar o que você está defendendo;
  4. Análise autoral e aprofundada, bem como articulada à análise do repertório;
  5. Fechamento crítico.

Entre elas podemos citar:

  1. De acordo com.
  2. Por outro lado.
  3. Em síntese.
  4. Antes de mais nada.
  5. Sob o mesmo ponto de vista.
  6. Ademais.

Frases para iniciar uma introdução

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

Dessa forma, ... Em vista dos argumentos apresentados, ... Dado o exposto, ... Tendo em vista os aspectos observados, ...

É muito importante que você apresente fatos (para sustentar seus argumentos), mas sem esquecer de fazer uma análise em cima deles. Lembre-se que seu objetivo é convencer o leitor da sua tese e isso são será feito se você apenas relatar o que aconteceu.

1- Argumentos de autoridade
Por exemplo, se o tema da relação trata de economia, nada melhor do que citar algum especialista na área para demonstrar ao leitor que um “expert” do assunto também possui a mesma opinião que você!

O desenvolvimento da redação nota mil
É nesta parte do texto que as informações mais polêmicas, visões opostas e seu repertório sociocultural podem e devem aparecer. Todos os pontos levantados da introdução do texto devem ser construídos e desenvolvidos de forma argumentativa em ao menos dois parágrafos.

Agora que você já sabe o que é exigido na competência 1, se liga nas dicas:

  1. Domine o uso da língua portuguesa. ...
  2. Se adapte à norma culta. ...
  3. Entenda a diferença da linguagem oral e escrita. ...
  4. Leia bastante. ...
  5. Saiba quais são suas dificuldades. ...
  6. Pratique muito. ...
  7. Atente-se a escrita. ...
  8. Faça um rascunho e revise seu texto.

Para formar a nota máxima dessa competência, que equivale a 200 pontos, o candidato deve garantir "estrutura sintática excelente", que admite apenas uma falha, e, no máximo, dois desvios. Caso contrário, a nota sofrerá desconto de acordo com número de erros cometidos.

A competência 1 avalia o domínio da modalidade formal da língua portuguesa, analisando se o candidato utiliza o vocabulário e demais elementos linguísticos de modo correto, garantindo fluidez e objetividade ao texto. Essa competência analisa a organização sintática e o uso adequado das regras gramaticais.

Antigamente, quando …, percebia-se que … Atualmente, observa-se que … Em consequência disso, nota-se …
...
Outras frases:

  1. Dentre os inúmeros motivos que levaram o …… é incontestável que …..
  2. A observação crítica de fatos históricos revela o porquê de ……
  3. Fazendo um estudo de ……., percebe-se, por meio de ……, ….

Trabalhe com sinônimos
Além de deixar o texto mais agradável para o leitor, utilizar sinônimos também mostra que você tem mais repertório e conhecimento de vocabulário. E, por sua vez, isso traz mais pontuação de acordo com a competência 1 de avaliação da redação.