O que falar na primeira consulta oftalmologista?

Perguntado por: rmonteiro . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.3 / 5 14 votos

Em sua primeira consulta de oftalmologia, leve todos os exames que já fez. Se obteve, em algum momento, um diagnóstico de problema ocular, não se esqueça de dizer.

Visitar o oftalmologista é fundamental para se proteger de doenças que podem causar danos sérios para a visão. A capacidade de enxergar faz parte dos cinco sentidos dos seres humanos — olfato, audição, paladar, tato e visão —, sendo que cada um deles desempenha um papel muito importante para nossas vidas.

Quando os olhos estão dilatados durante um exame ocular, geralmente leva de 4 a 6 horas para que as pupilas voltem ao normal. Alguns indivíduos podem apresentar dilatação ocular que dura mais tempo. É recomendado por especialistas que, a partir dos 60 anos, todos façam um exame completo anual com a dilatação dos olhos.

O colírio dilatador usado para o exame dos olhos geralmente dura de 4 a 24 horas, dependendo do tipo do colírio e do paciente individual. A dilatação da pupila tende a durar mais em pessoas com olhos de cor mais clara e, ocasionalmente, os olhos de uma criança podem permanecer dilatados por mais de 24 horas.

Por isso, um dos problemas de usar o celular no escuro está justamente nisso, afinal, ao se dilatar, a pupila fica mais suscetível à iluminação da tela, o que pode prejudicar a saúde da sua retina.

O primeiro exame de vista
Não é um exame oftalmológico completo e trata-se de uma triagem para doenças oculares graves, como catarata congênita, glaucoma congênita grave ou retinoblastoma. Este teste pode ser realizado por pediatras, sendo feito com um instrumento oftalmológico chamado oftalmoscópio.

Para começar, a principal diferença dos dois é: o oftalmologista é responsável por tratar de doenças e sintomas referentes ao olhos, enquanto o oculista produz, conserta e cuida da manutenção das lentes e óculos. Portanto, ambos cuidam da sua visão, porém o oftalmologista prescreve receitas e o oculista as interpreta.

Para saber qual grau do seu óculos, você precisa olhar todos os números da sua receita de óculos e os sinais que os acompanham.

Dioptrias a partir de 0,25 já podem ser corrigidas com óculos de grau, melhorando a qualidade da visão e evitando a piora dos sintomas listados acima. Até 3 graus são consideradas dioptrias baixas, entre 3 e 6 moderadas e acima de 6 graus já temos dioptrias altas.

Qual o grau dos óculos para descanso? Mesmo que os óculos para descanso não tenham graduação, podem ser recomendados para qualquer pessoa, mesmo sem problemas de visão. Fazer o uso preventivo garante um futuro mais agradável e livre de problemas de vista!

Grande conhecimento das doenças e problemas oculares
Com uma rápida conversa, é possível verificar se o profissional em questão possui experiência e domínio das informações mais atuais. Atentar para as especializações, treinamentos e certificações do médico também é uma ótima maneira de se assegurar neste sentido.

Além disso, a dilatação costuma ser uma parte normal de um exame oftalmológico para pessoas que usam óculos ou lentes de contato. Porém, se você é jovem e seus olhos são saudáveis, você pode não precisar dilatar a pupila sempre.

Depois do exame mapeamento da retina,pode voltar ao trabalho, principalmente quem trabalha em portar. Olá! Sim, o exame é realizado após dilatar a pupila, então a visão para perto ficará embaçada durante aproximadamente 4h. Mas não impede atividades que exijam a visão para longe.

O colírio é sempre necessário? Depende da avaliação médica! Muitas vezes, o oftalmologista consegue fazer os exames sem precisar dilatar a pupila. No entanto, em alguns casos, dilatar a pupila é quase certo.