O que falar na homenagem?

Perguntado por: rtavares . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Uma homenagem pode ter dois objetivos principais: agradecer a pessoa homenageada e/ou mostrar o quanto ela é especial para quem está lhe entregando a placa, seja uma pessoa física ou organização. Por isso, a homenagem deve evidenciar palavras de gratidão, amizade, respeito, dedicação, profissionalismo, doação.

Confira as opções:

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

-Obrigado/Obrigada! - Obrigado eu/Obrigada eu! - Obrigados nós/Obrigadas nós! Resumindo: a resposta ao agradecimento pode ser “por nada” (não me agradeça por nada), “obrigado a você (sou grato a você)”, “obrigado eu (grato fico eu)” .

Dentre as formas de homenagear, é muito comum a reunião de família e amigos mais próximos para ouvir, contar histórias e relatar momentos felizes a respeito dessa pessoa querida. Há também quem escreva um texto a respeito do homenageado, publicando-o, com uma foto, em jornais locais.

A homenagem pode ser com uma menção honrosa, com um prémio de reconhecimento (como por exemplo: comenda) ou um reconhecimento pessoal, podendo ocorrer tanto em vida, como póstuma (post mortem).

[Nome da pessoa] estará sempre nos nossos corações e na nossa memória. Recebam nosso amor e sentimentos nesse momento tão triste.” “Que as boas lembranças dos momentos ao lado da sua mãe te confortem. Ela foi uma pessoa brilhante e tenho certeza que sentiremos para sempre o amor que ela nos deu.”

Como praticar a gratidão no dia a dia?

  1. Fazer elogios com frequência. ...
  2. Demonstrar carinho pelas pessoas queridas. ...
  3. Valorizar tudo o que possui. ...
  4. Desfrutar de cada momento em plenitude. ...
  5. Sorrir para as pessoas. ...
  6. Realizar pequenos atos de gentileza. ...
  7. Ser voluntário em uma ação social.

Obrigada! Sou muito grato pela homenagem que recebi hoje. Quando a gente faz as coisas com carinho e amor, uma hora o reconhecimento chega. Muito obrigado, de coração!

Fale palavras simples como “meus sentimentos, sinto muito pela sua perda, fico triste com o acontecimento etc”. Saiba também respeitar o silêncio da pessoa. Abraçar e deixar que a pessoa esteja à vontade com esse gesto é uma forma também de confortar.

Uma maneira muito comum de fazer uma homenagem póstuma é reunir todos os familiares e amigos mais próximos para ouvir e contar histórias a respeito deste ente querido. Essas histórias não devem ser sobre a perda, mas sim sobre momentos felizes e importantes que foram passados junto com a pessoa que faleceu.

Como fazer uma homenagem fúnebre?

  1. 1- Organize um discurso. Uma forma de lembrar de alguém é escrever sobre ela. ...
  2. 2- Relembre quem se foi. Uma boa forma de homenagear alguém é manter seus projetos vivos. ...
  3. 3- Realize uma missa. ...
  4. 4- Monte um espaço para guardar lembranças. ...
  5. 5- Avise os amigos e parentes.

Como fazer um bom resumo de texto?

  1. Leia atentamente o texto original. ...
  2. Marque as principais ideias do texto. ...
  3. Sublinhe as palavras-chave. ...
  4. Tenha o poder de síntese. ...
  5. Cuidado com a coesão e coerência. ...
  6. Faça uma leitura final. ...
  7. Não se esqueça de citar a fonte.

Consoante a norma padrão, a forma correta é: agradecemos os cumprimentos, as flores, a recomendação, e não "agradeço pelos cumprimentos e pela recomendação". Isso porque o verbo agradecer tem dupla regência: é transitivo direto de coisa e indireto de pessoa.

A forma correta de escrita da palavra é homenagem, com h inicial. A palavra omenagem, iniciada com o, está errada. O substantivo feminino homenagem se refere, principalmente, a uma demonstração de admiração, veneração e respeito, bem como a uma demonstração de cortesia.

A expressão “prestar homenagem” é bastante comum e indica uma atitude de reverência a alguém, normalmente a uma pessoa de certo poder ou de posição de destaque. Por exemplo: “Meu amigo prestou homenagem a seu chefe”. Em certas ocasiões, esta expressão é usada como gíria (puxar o saco), ou seja, bajular alguém.

A forma in memorian, com n no final, está errada. In memoriam significa em memória ou em lembrança. É usada para homenagear alguém que já faleceu, sendo muito utilizada em obituários, epitáfios e monumentos mortuários.

Homenagem é um ato, uma prova de respeito, admiração, reconhecimento, a alguém ou a algum grupo. Ela pode se dar de várias formas, como uma manifestação solene em ato público, individual ou privada, como uma carta de reconhecimento a alguém que bem exerceu as suas funções.