O que falar na conclusão de um relatório?

Perguntado por: uperes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias. Ressalte a ideia principal. Incentive o leitor a agir ou refletir. Evite clichês.
...
Os erros mais comuns ao fazer uma conclusão

  1. Quebrar o texto de forma repentina para finalizá-lo. ...
  2. Esquecer da chamada para ação ou reflexão. ...
  3. Usar parágrafos muito longos.

O que é Conclusão:
Conclusão é o ato de finalizar ou concluir uma ideia, processo, texto, trabalho e demais atividades que requerem um término para uma sequência de etapas. A conclusão é uma das partes essenciais que compõe uma redação, por exemplo.

Frases para começar uma conclusão
Levando-se em consideração esses aspectos de... Dessa forma... Após a análise de [...], entende-se/conclui-se/percebe-se que... Tendo vista dos argumentos apresentados...

Tipos de conclusão

  1. Dedução. Um dos tipos de conclusão é a que é feita por dedução. A dedução é uma decorrência de todo o raciocínio desenvolvido ao longo da redação. ...
  2. Intervenção/solução. Outro exemplo dentre os tipos de conclusão é a intervenção. ...
  3. Síntese. A última técnica dentre os tipos de conclusão é a síntese.

Ela precisa ter 5 elementos:

  • Ação (o que?)
  • Agente (quem?)
  • Efeito (para quê?)
  • Modo (como?)
  • Detalhamento (explicação e exemplos)

Conclusão (4 a 6 linhas).

Encerramos essa etapa de trabalho com a certeza de que estamos caminhando juntos e realizando os objetivos propostos em nosso primeiro encontro no 2º semestre.

Conclusão: é onde o aluno finaliza o trabalho, escrevendo seu ponto de vista sobre o assunto e as conclusões que tirou com a pesquisa realizada. Bibliografia: é a relação de todos os materiais que foram usados na pesquisa (livros, sites, revistas e outros materiais).

  1. Título. Deve informar o assunto da atividade. ...
  2. Objetivos. Indicam as finalidades com que o trabalho foi executado. ...
  3. Introdução. Devem conter de forma sucinta os fundamentos teóricos nos quais está baseada a experiência realizada. ...
  4. Descrição das atividades. ...
  5. Resultados. ...
  6. Discussão. ...
  7. Conclusão. ...
  8. Referências bibliográficas.

Em linhas gerais, podemos colocar que a introdução apresenta as idéias, a serem abordadas ao leitor, o desenvolvimento é onde se explanam essas idéias e se dão as respostas às perguntas ou indagações apontadas e na introdução, e a conclusão é onde ocorre o fechamento das idéias.

Como fazer uma conclusão em 6 passos

  1. Seja breve e vá direto ao ponto. ...
  2. Retome a introdução para ressaltar a ideia principal. ...
  3. Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias. ...
  4. Ressalte a ideia principal. ...
  5. Incentive o leitor a agir ou refletir. ...
  6. Evite clichês.

Considerações finais é o termo mais utilizado, porque indica que as conclusões ali descritas referem-se apenas àquela pesquisa. Ou seja: as considerações finais indicam que não existe um fim para aquelas discussões e que não existe uma verdade científica absoluta e incontestável.

Ao começar uma conclusão deve começar com uma sentença que condense os tópicos mais relevantes do texto. Esta frase deve ser seguida por uma explicação que retrate o sentido geral do texto e apresente uma nova informação ou ponto de vista.

A conclusão do TCC deve ser assertiva e concisa. Deve retomar os principais pontos do trabalho e apontar direções para os próximos estudos na área da pesquisa. Em outras palavras, a conclusão do TCC deve mostrar até onde a pesquisa foi e o que ela encontrou.

Conheça 3 tipos de conclusão

  • Dedução. Nesse caso, você deve concluir a redação com a elaboração de um raciocínio decorrente dos argumentos apresentados no desenvolvimento do texto.
  • Síntese. A conclusão por síntese retoma as ideias apresentadas ao longo do texto. ...
  • Solução.

As principais características de uma conclusão são: essencialidade, brevidade e personalidade. Este é o momento em que o autor do trabalho se posiciona, faz crítica, apresenta as suas contribuições e traz sua marca pessoal.