O que falar em uma redação sobre preconceito?

Perguntado por: umatos . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.3 / 5 3 votos

Se você preferir este tema, apresente uma situação em que você foi vítima de preconceito OU uma situação em que você agiu preconceituosamente em relação a alguém, e diga o que aprendeu com esse episódio. Redija uma dissertação a tinta, desenvolvendo um tema comum aos textos abaixo.

O preconceito é uma atribuição social de malignidade a determinados indivíduos e grupos, correspondente a uma categorização de classe social que, muitas vezes, veicula uma atitude política e étnica aversiva.

CAUSAS DO PRECONCEITO: As pessoas que se sentem exploradas e oprimidas freqentemente não podem manifestar sua raiva contra um alvo identificável ou adequado; assim, deslocam sua hostilidade para aqueles que estão ainda mais “baixo”na escala social. O resultado é o preconceito e a discriminação.

São várias as consequências vislumbradas em vítimas de atos discriminatórios, dentre elas a depressão, a baixa autoestima, a agressividade, desvios comportamentais, formação debilitada da identidade, além de dificuldades na aprendizagem. Também são variados os comportamentos expressivos de quem sofre o preconceito.

Geralmente, o preconceito está associado à discriminação e à intolerância em relação às diferenças que existem no mundo. Existem diversos tipos de preconceito que acabam gerando discriminação e intolerância, dentre os quais podemos destacar os seguintes: Preconceito contra mulheres (machismo, misoginia ou sexismo)

Respeito, empatia e solidariedade, alguns dos valores essenciais para ajudar a evitar o preconceito, fazem parte das chamadas competências socioemocionais.

Por isso, listamos aqui 5 atitudes que podem ajudar você no combate ao preconceito!

  1. 1 – Amplie o seu conhecimento.
  2. 2- Visite lugares que realizam trabalhos com pessoas com deficiências.
  3. 3- Não julgue… Ajude!
  4. 4- Conscientize seus familiares e amigos.
  5. 5- Exerça a sua cidadania.

Entre as discriminações mais presentes no dia a dia do brasileiro, estão o machismo, percebido por 99% dos entrevistados, a discriminação racial (97%), contra LGBTs (97%) e estéticas, como a gordofobia, percebidas por 92% dos ouvidos no estudo.

A discriminação e intolerância na escola está relacionada ao preconceito e desenvolve-se a partir do momento em que, após pautar-se em ideias pré-concebidas na mente, acredita-se cegamente que estas definem o outro.

Psicoterapia para quem deseja lidar com o preconceito
Questiona-se o motivo pelo qual a diferença do outro causa tanto desconforto. Esse processo pode ajudar a entender a importância de respeitar o outro, assim como de trabalhar a reflexão dos impactos sociais e psicológicos desse tipo de violência.

Preconceito é um conceito formado antes de conhecer. Nas relações sociais, ele pode levar à discriminação e causar efeitos devastadores do ponto de vista social. Conceito de preconceito. Preconceito é uma opinião ou conceito formado sobre algo ou alguém antes de conhecer o objeto de juízo.

2. Preconceito social

  • nível de escolaridade;
  • padrão social de vida;
  • renda salarial;
  • quantidade de bens;
  • cargos profissionais;
  • acesso à cultura;
  • local de moradia, entre outros aspectos ligados a uma posição social.

Existem muitos tipos de discriminação , entre os mais comuns estão o racismo, a xenofobia, a homofobia ou as diferentes formas de machismo. Discriminação é o ato de fazer uma distinção entre seres humanos ou grupos sociais, seja por ação ou omissão, com um sentido depreciativo, exclusivo ou ...

A solidariedade e empatia são valores que auxiliam no combate ao preconceito. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais é imprescindível para o crescimento saudável, para a difusão do respeito e igualdade social.

Entre as discriminações mais presentes no dia a dia do brasileiro, estão o machismo, percebido por 99% dos entrevistados, a discriminação racial (97%), contra LGBTs (97%) e estéticas, como a gordofobia, percebidas por 92% dos ouvidos no estudo.

Enquanto o preconceito está na ordem do pensamento, a discriminação está na ordem da ação. Portanto, a discriminação remete a um comportamento que expressa o preconceito.

Memorize e use essas frases para iniciar uma redação:
Com frequência, comenta-se que…” “Segundo a historiografia, nota-se que…” “Observando o cenário…” “É de fundamental importância…”

  1. Reflita sobre o tema da redação. Reflita sobre o tema que está sendo proposto. ...
  2. Desenvolva as ideias iniciais. Depois de ter organizado as suas ideias no passo anterior, o momento de escrever o seu texto se torna muito mais fácil. ...
  3. Estruture a sua redação. ...
  4. Utilize conectivos e seja coerente. ...
  5. Revise o que escreveu.

Incluir a diversidade no dia a dia é uma forma muito eficaz de lutar contra o preconceito. E não há forma mais simples de fazer isso do que escutar, assistir, ler e recomendar conteúdos feitos por pessoas negras, indígenas, asiáticas, com deficiência, em situação de vulnerabilidade social, etc.

(1965) mostram, o preconceito não é inato; ele se instala no desenvolvimento individual como um produto das relações entre os conflitos psíquicos e a estereotipia do pensamento - que já é uma defesa psíquica contra aqueles-e o estereótipo, o que indica que elementos próprios à cultura estão presentes.