O que falar em uma redação sobre desigualdade social?

Perguntado por: egil . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.8 / 5 20 votos

A desigualdade social no Brasil é um problema que afeta grande parte da população. Isso decorre da falta de acesso à educação de qualidade e a dificuldade de acesso aos serviços básicos (como saúde), por exemplo. Logo, é possível de ser percebido, sobretudo, por meio do desemprego e da violência.

Como fazer um texto dissertativo-argumentativo sobre desigualdade social?

  1. 1 – Faça uma reflexão sobre o tema proposto. Leia os textos de apoio e faça uma reflexão sobre o tema proposto. ...
  2. 2 – Respeite a estrutura básica de dissertação. ...
  3. 3 – Use conectivos. ...
  4. 4 – Siga um esquema.

A desigualdade social é um problema que ocorre quando algumas pessoas têm acesso a mais recursos e oportunidades do que outras. Isso pode acontecer por várias razões, como renda, educação, localização geográfica ou preconceito.

Consequências da desigualdade social
A desigualdade leva ao aumento da pobreza, da má qualidade da alimentação e à fome. Com isso, também há más condições de moradia, falta de saneamento básico, saúde precária, alta taxa de mortalidade infantil, violência e desemprego.

As regiões com maiores desigualdades sociais no mundo são a África e o Oriente Médio. Na Europa, a renda dos 10% mais ricos representa cerca de 36%% do total, enquanto no Oriente Médio e Norte da África, ela atinge 58%, número similar ao do Brasil.

Umas das consequências mais graves são a pobreza, a miséria e a favelização. Ademais, a desigualdade social traz: Fome, desnutrição e mortalidade infantil, Aumento das taxas de desemprego.

Frases para iniciar uma introdução

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

A desigualdade educacional no Brasil se agravou com a chegada da pandemia do novo coronavírus, atingindo principalmente estudantes pretos, pobres e de regiões mais afastadas, em que o abandono escolar, influenciado pela a implementação do ensino remoto e das diferenças de materiais ofertados para o ensino público e ...

Conheça agora as principais causas que originam a desigualdade social:

  1. Má distribuição de renda. ...
  2. Falta de acesso à educação de qualidade. ...
  3. Investimentos governamentais insuficientes. ...
  4. Dificuldade de acesso a serviços básicos. ...
  5. Má administração de recursos públicos.

Causando a má distribuição de renda, de recursos, falta de investimento nas áreas sociais, culturais, saúde, educação, falta de oportunidades de trabalho e corrupção. Em consequência desta desigualdade social, os fatores que irão incidir sobre o individuo são o sofrimento, o medo e humilhação.

Esta afirmação é fruto das pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, que apontam que as pessoas pretas ou pardas são as que mais sofrem no país com a falta de oportunidades e a má distribuição de renda.

A desigualdade social é um processo existente dentro das relações da sociedade, presente em todos os países do mundo. Faz parte das relações sociais, pois determina um lugar aos desiguais, seja por questões econômicas, de gênero, de cor, de crença, de círculo ou grupo social.

Apesar de não ser um fenômeno novo, a desigualdade social é um problema que vem avançando pelo mundo. Diminuir a distância entre as pessoas mais ricas e as mais pobres é crucial quando nos propomos a criar um mundo mais justo e igualitário, em que todas as pessoas possam ter as mesmas oportunidades.

Segundo o estudo, isso se deve à falta de uma reforma tributária aprofundada, além da agrária, que manteve essa desigualdade inalterada ao longo dos últimos anos.