O que falar e não falar em uma entrevista?

Perguntado por: dsanches . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
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Saiba o que não se deve falar durante a entrevista

  • Antes de tudo: evite perguntas muito básicas! ...
  • Cuidado com a linguagem. ...
  • Não minta! ...
  • Não fale mal do seu antigo ou atual empregador. ...
  • Não exagere nas expectativas. ...
  • Evite falar demais sobre si mesmo. ...
  • Dinheiro não é tudo. ...
  • Observe a linguagem corporal.

Você não deve me contratar se a vaga for para alguém que precisa do aval do superior para fazer qualquer coisa ou que tenha de reportar cada passo do que está fazendo. Eu consigo me organizar para fazer minhas entregas da melhor forma e no prazo, mas não lido bem com controles excessivos.”

O currículo está entre as principais ferramentas que o RH pode consultar antes de contratar. É nele que o futuro colaborador evidencia sua trajetória profissional, com todos os seus pontos fortes. Na hora de avaliá-lo, a sugestão é considerar principalmente os objetivos, a formação e as experiências anteriores.

6 erros comuns que podem te eliminar do processo seletivo

  • Erros básicos podem te eliminar no processo seletivo.
  • Esquecer de anexar o currículo. Currículos exageradamente longos podem eliminar do processo seletivo. Não pesquisar a empresa. Falta de pontualidade. Testes ou informações pendentes. Roupas inadequadas.

Sim, você pode usar calça jeans em uma entrevista de emprego — desde que a vaga e a empresa para as quais você se candidatou sejam mais informais. Você pode apostar em uma calça jeans mais escura e de corte reto, com cores clássicas (preto ou azul) sem muitos detalhes.

Alguns dos seus pontos fortes falam por você
Saber ouvir o que o entrevistador tem a dizer e falar na hora certa também são qualidades bastante observadas. Não mostrar ansiedade nem tentar convencer demais o entrevistador de que você é a pessoa certa para a vaga demonstram maturidade e seriedade profissional.

Uma resposta boa para a perguntaFale um pouco sobre você” seria mais ou menos assim: “Estou completando cinco anos de carreira na área de marketing de conteúdo e aprendi muito a meu respeito. Percebi, por exemplo, que me sinto mais realizado quando consigo criar histórias que ajudem e inspirem as pessoas.

Fale sobre suas vivências e os momentos da sua trajetória que descrevem o que você se tornou. Complete com histórias que você acha que podem agregar à sua candidatura, descrevendo eventos marcantes da sua história.

Exemplos de respostas sobre por que mereço essa vaga
Com a minha experiência na área acredito que posso evoluir como profissional em conjunto com a X (nome da empresa. Além da formação em X, sou criativo e posso contribuir com as minhas vivências para a empresa crescer ainda mais no mercado”.

Enfim, o segredo para responder qual o seu diferencial durante a entrevista é mencionar como as suas habilidades ajudarão a empresa a ter sucesso, utilizar exemplos das suas experiências anteriores e destacar características suas que são únicas.

Organize sua rotina
Uma das formas de lidar com a pressão no ambiente de trabalho é se manter sempre organizado, pois a organização vai ajudar você a não se desesperar quando for exigir algo. Ou quando os clientes entrarem em contato solicitando que você faça o atendimento das demandas deles mais rápido possível.

A resposta mais indicada é a de que você deseja desenvolver ao máximo possível as suas qualidades e, em paralelo, a qualificação profissional necessária para alcançar postos mais altos na empresa.

Você pode iniciar sua resposta demonstrando sua compatibilidade com a empresa, demonstrando valores e objetivos em comum, justificando o quanto fazer parte desta empresa impactaria em sua carreira e que tipo de contribuição você poderia dar em contrapartida.

O que deve ser analisado nos candidatos
Se as expectativas do candidato condizem com a realidade oferecida pela empresa, seja em termos de trabalho ou de benefícios; Se o perfil do candidato está adequado à cultura organizacional; A experiência técnica para o cargo que desempenhará na empresa.

A duração de uma entrevista depende de alguns fatores, como o perfil do recrutador e o cargo pretendido. De modo geral, é possível estabelecer uma média de 30 minutos a uma hora para uma boa entrevista, mas existem casos em que 15 minutos foram suficientes para resultar em contratação.