O que falar das calças em alfaiataria?

Perguntado por: ebarros . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

A calça de alfaiataria é chave certa no guarda roupa das mulheres que são apaixonadas por looks mais formais, mas a alfaiataria em geral tem marcado muita presença em looks não formais também, trazendo a elegância em diversos looks, seja ele casual, street style ou formal.

Os shorts de alfaiataria tem como principal característica a confecção sob medida. Ou seja, a peça é versátil, ornando muito bem em vários biotipos. Para a coleção Primavera 2018, a Tendenza trouxe alguns modelos de Short de Alfaiataria com diversos tamanhos e algumas variedades de cor.

Estilo Clássico
As peças clássicas incluem cortes retos, alfaiataria e tecidos como algodão, linho e cetim.

Em suma, o termo se refere a roupas elegantes com corte refinado. Ou seja, alfaiataria é um estilo de corte e não um tipo de tecido ou peça de roupa. Portanto, são roupas de corte reto e estruturado, com modelagem complexa e acabamento elaborado. Ademais, as primeiras peças desse estilo foram feitas por alfaiates.

O tecido das alfaiatarias é diferente das calças sociais. Normalmente, as calças de alfaiataria é um tecido mais encorpado, mais grosso e durinho. Já o das calças sociais normalmente é mais fino e menos encorpado que o das calças de alfaiataria.

Quando juntas, as peças criam um visual super elegante, estiloso e equilibrado! Muito versátil e atemporal, este look é livre de erros e pode ser usado em qualquer momento do ano e em diversas ocasiões, desde as diurnas e até mesmo noturnas!

Uma peça de alfaiataria significa que é uma peça estruturada, de corte mais reto e ajustado, feita com tecidos mais estruturados, secos, com caimento impecável, elegante e social. Não há fluidez nas peças de alfaiataria.

O short-saia conta com a sofisticação de uma saia e é perfeito para quem adora o conforto dos shorts. Versátil, é possível compor looks estilosos e para diversas ocasiões com a peça. Os modelos de alfaiataria são ideais para eventos que pedem formalidade, mas há os esportivos, que são superconfortáveis para o treino.

O short jeans pode (e deve) fazer parte de looks all denim. Vale combinar a peça com jaqueta ou camisa jeans para garantir o estilo, seja na mesma lavagem ou... Com o short jeans, vale abusar de acessórios como os cintos e os lenços. O short jeans de cintura alta dá a impressão de uma silhueta mais alongada.

O shorts de alfaiataria é sucesso na certa! O estilo mais social da alfaiataria conversa superbem com o ar despojado que o shorts traz. Seja para o cotidiano ou para momentos especiais, é uma peça que não te deixa na mão.

Essa técnica surgiu no final da idade Média, na Europa e está relacionada com a evolução do vestuário masculino, por ser o principal público daquele período. No século XIX, depois da Revolução Francesa que a alfaiataria começou a fazer parte da indumentária feminina.

A principal diferença entre ambas é o tecido. Quando falamos em peças de estilo alfaiate, os tecidos mais encorpados e estruturados entram em cena, diferente da peça social que normalmente usa um tecido fino e menos espesso. Além disso, a forma de costura também é diferente.

Você pode combinar a calça de alfaiataria com praticamente todos os tipos de peça, desde camisetas, tricô, tênis e até moletom. A própria peça se modernizou e hoje pode ser encontrada em várias cores, estampas e modelagens diferentes.

Segundo historiadores de moda, a alfaiataria feminina começa no século XVI – talvez com Elisabeth I. Porém, o uso deste método para as mulheres fica aparente no século XIX, período em que a roupa feminina era composta por duas ou mais peças sobrepostas, como casaco tipo basque por cima de uma blusa e saia longa.

Já os sapatênis são uma ótima opção, principalmente se o quesito conforto for uma prioridade. O tênis branco de couro é sempre uma boa pedida. Os sapatos casuais, por sua vez, complementam a calça de alfaiataria com sofisticação, ao mesmo tempo em que deixam o look descontraído.

Costureiras podem costurar todos os tipos de roupas, acessórios estofados e diversos outros produtos. Alfaiates geralmente apenas fazem e alteram roupas sob medida. Eles se especializam em trajes formais e peças de vestuário para ocasiões especiais, como casamentos.

1 – Crepe Alfaiataria: possui elastano em sua composição, dando uma boa flexibilidade, porém, é um tecido encorpado e possui um caimento pesado, ficando muito elegante em peças de inverno. 2 – Linho: um clássico, fino e de muita elegância, muito associado às estações mais quentes.

O tecido alfaiataria poliviscose possui toque macio e proporciona um ótimo acabamento nas peças. Sua composição mistura poliéster com viscose. É uma boa opção para ser usado nas peças tradicionais de alfaiataria: ternos e costumes masculinos, conjuntos femininos, saias e vestidos estilo secretária.

O linho é um tecido que, por absorver o calor e ser resistente ao desbotamento, ao contrário do algodão, tornou-se um dos melhores tecidos para roupas sociais. O amarrotamento natural é o charme característico desse tecido.

Você já ouviu falar da saia envelope? É aquela transpassada que pode ser amarrada de várias formas e é superprática na hora de montar um look. Além de afinar a silhueta, é um clássico que nunca sai de moda.

Os vestidos curtos são os queridinhos da maioria das mulheres. E pode-se dizer que são adequados para quase todas as ocasiões e estilos. Peças importantes do guarda-roupa, os curtos, curtinhos e curtíssimos podem ser usados em qualquer estação, com os calçados e acessórios adequados, sempre dão um show no visual.