O que falar da Geração Z?

Perguntado por: orodrigues8 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Também chamados de nativos digitais, quem nasceu na geração Z tem uma íntima relação com o mundo digital, com a internet e com a informática. São pessoas que cresceram jogando videogames, que acompanharam de perto as inovações tecnológicas e que gostam de consumir essas inovações quando possível.

Em geral, o principal motivo que leva a Geração Z mudar de trabalho é a falta de identificação. Quando não encontram essa conexão com os pontos defendidos pela empresa, perdem a motivação e logo buscam novos desafios. A liderança tem grande importância nessa desmotivação.

Também chamados de nativos digitais, quem nasceu na geração Z tem uma íntima relação com o mundo digital, com a internet e com a informática. São pessoas que cresceram jogando videogames, que acompanharam de perto as inovações tecnológicas e que gostam de consumir essas inovações quando possível.

Os jovens da Geração Z entraram no mercado no momento da crise no país, apesar de possuírem comportamentos positivos é uma geração pessimista em relação as questões políticas, mas preocupados com a responsabilidade social. No cenário profissional a exigência sobre esses jovens é alta em virtude da competividade.

Gen Z vs Millennials
As reclamações se iniciaram na forma de memes que eram compartilhados através do TikTok, e logo começaram a ganhar contornos críticos mais sérios. Uma das principais reclamações que a Geração Z tem sobre os Millennials é por conta da falta de confiança às vezes excessiva deles.

Conheça os #4 grandes desafios da geração Z e saiba como lidar com todos eles!

  • O desafio da produtividade.
  • O desafio do Tédio.
  • O desafio da saúde mental.
  • O desafio do desenvolvimento de habilidades.

Geração Z e saúde mental
Alguns sociólogos começaram a teorizar que essas taxas crescentes de depressão e ansiedade podem resultar dos laços da geração Z com a tecnologia, com grande parte de sua visão de mundo moldada pelas mídias sociais.

Estruture um ambiente de autonomia e que seja favorável ao processo criativo e de proatividade. Busque soluções inovadoras que beneficiem o seu negócio. Os jovens dessa geração não trabalham somente pelo dinheiro; eles querem fazer algo pela sociedade, ou seja, buscam propósito em tudo o que fazem.

A geração Z também está preocupada com outras esferas e precisa de flexibilidade para conseguir se adaptar à vida pessoal e profissional. A autonomia é uma palavra capaz de definir essa necessidade, já que cada um tem o seu próprio ritmo e funciona melhor em horários diferentes.

Com base em estudos americanos, menciona que a geração Z, formada por nascidos a partir de 1995, está mais propensa a ter depressão por ser menos resiliente e não saber lidar com frustrações.

Pandemia, solidão, ansiedade social, frustração profissional, preocupações globais, uso excessivo das redes sociais … os problemas que pesam sob os ombros da geração Z estão aí, listados, e podem ser facilmente reconhecidos por todos.

Geração Z. Já a geração Z são os nativos digitais. Nasceram no final dos anos 90 até 2010, por isso já estão habituados à tecnologia. Diferente da geração Y, são profissionais que buscam uma ocupação que os motive e permita seu desenvolvimento como melhores seres humanos.

A geração Z é caracterizada pelo otimismo, o imediatismo, a capacidade de serem multitarefas e a preocupação em buscar a satisfação no trabalho sem preocupação em se demitir, fazendo o que se gosta e encarando os desafios como etapa inerente ao sucesso.

Geração Z não se sente atraída por empregos no mercado de TI – Tecnoblog.