O que fala tchau?

Perguntado por: afelix3 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

Tchau é uma interjeição de despedida e significa “até logo” ou “até à vista”. O gesto feito com a mão em sinal de despedida também é designado por "tchau". O termo tem origem no idioma italiano, mais especificamente no dialeto veneziano (uma variante do italiano falada na região de Veneza, Itália).

Você conhece o significado da palavra “Tchau”? “Tchau” a interjeição de despedida mais usada no Brasil, que significa “até logo”. A palavra tem origem no idioma italiano. O termo italiano “ciao”, cuja pronúncia é semelhante a “tchau”, começou a ser usada pelos brasileiros através dos imigrantes italianos.

A forma correta de escrita da palavra é tchau. Embora seja comum a escrita de diversas versões da palavra tchau nas redes sociais, como txau, tchal, chau, xau, tiau,... a única forma dicionarizada da palavra é tchau, com t mudo e o dígrafo ch.

Sendo assim, “abraço” e “até breve” são alguns exemplos que podem ser usados para encerrar uma conversa informal. Se a conversa é mais formal, é bom encerrar com “atenciosamente” ou “obrigado” para finalizar a conversa e, ainda assim, deixar claro que está à disposição para futuros contatos.

(Eu te amo.) Io mi amo. (Eu me amo.) Io lo/la amo.

Au revoir. Tchau! Au revoir! Tchau, estou pronto a dar a vida por você!

Já o “tchau” foi importado. A palavra foi primeiro trazida por imigrantes italianos. Eles utilizam a saudação ciao tanto quando chegam quanto quando se vão, mas aqui nunca colou como saudação, talvez porque já tivéssemos o oi e o olá para a primeira parte.

Note-se que, em Portugal,o aportuguesamento de ciao como chau tem registo dicionarístico há já alguns anos, como é o caso da 1. ª edição do dicionário da Academia das Ciências de Lisboa, publicada em 2001. No Brasil, a forma utilizada é tchau, que tem entrada na 1. ª edição do Dicionário Houaiss.

Na primeira categoria, temos expressões como «até logo», «até breve», «até a vista» e «até mais».

Como dizer 'tchau' de uma maneira mais padrão:

  1. Good bye (Adeus) ...
  2. Have a good day/Have a good evening (Tenha um bom dia/boa noite) ...
  3. Take care (Cuide-se) ...
  4. Farewell (Adeus) ...
  5. See you soon/See you later! ...
  6. Bye. ...
  7. See you/See ya. ...
  8. Take it easy!

Até breve, amigos! Vocês foram as melhores coisas que me aconteceram, e eu nunca esquecerei todos os momentos que vivemos juntos. Adeus, amigos! Não será um "adeus", amigo, vai ser um "até logo"!

que significa realizar a despedida, gesto ou sinal de despedida.

Significa logo, em pouco tempo.

Fale dos motivos da partida e revele suas expectativas – Ao dizer quais os motivos da sua partida e que tipo de expectativa tem para o seu novo destino, estará se aproximando ainda mais do grupo, pois essa é uma atitude que, de maneira geral, temos com os amigos mais íntimos, quando estamos nos despedindo de algum ...

Obrigado! Chegou a hora de correr atrás de novos desafios, mas o que aprendi aqui permanecerá em mim para sempre. Não é fácil dizer adeus, mas tenham certeza de que jamais me esquecerei da amizade, dos perrengues e de tudo que aprendi. Boa sorte para todos!

Esse não é um adeus, mas um até logo, porque quero ver vocês brilhando em suas carreiras. Vejo vocês por aí, alunos! O sucesso está à espera de vocês porque sempre foram alunos esforçados, interessados em aprender e que deram o melhor. A despedida me emociona e me faz lembrar da nossa trajetória.

As gírias são palavras ou expressões utilizadas com sentido diferente do habitual, conhecido apenas por um grupo de pessoas na sociedade.

Neologismo usado como forma de expressão popular
Gíria é a palavra ou expressão de caráter informal, usada em diálogos no cotidiano, cujo uso não aplica-se à norma culta da Língua Portuguesa.

Significa que está tudo bem, tudo ótimo. É bastante usado na região metropolitana da Capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Hoje tá tudo 2.

O Programa CRIA RJ é uma plataforma de capacitação, aceleração de negócios criativos e fruição artística com foco em agentes de cultura que atuam no complexo do Jacarezinho, na Muzema e no Cantagalo, três territórios populares da cidade do Rio de Janeiro.