O que fala Provérbios 24?

Perguntado por: lgaspar . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 17 votos

24 O que disser ao aímpio: Tu és justo; os povos o amaldiçoarão, as nações o detestarão. 25 Mas para os que o repreenderem haverá delícias, e sobre eles virá a bênção do bem. 26 Beijados serão os lábios do que responde com palavras retas.

Um pai sábio estabelece sua casa com entendimento: “E com o entendimento ela se estabelece” (Provérbios 24:3). Entendimento é diferente de sabedoria. Entendimento significa “conduta cuidadosa e ponderada”. A aplicação hábil da sabedoria é o que produz um homem de entendimento.

O que o escritor quer dizer é que os interesses que visam ao conforto, à segurança e à felicidade só podem ser efetivados se as condições de sustento da família estiverem garantidas. Portanto, nunca julgue como desperdício de tempo o esforço gasto com estudo e trabalho duro, enquanto outras pessoas se divertem.

Estes provérbios também são para os sábios – são ditos que emanam dos sábios. O “também” implica que Salomão é o autor deles como do primeiro ditado. 24 Aquele que disser ao ímpio:Tu és justo, Os povos o amaldiçoarão, as nações o detestarão.

Quando entra um visitante numa Igreja, ninguém vai-se enganar a respeito dele, nós sabemos que ali existem lutas muitos grandes, opressões e é necessário que aquela pessoa se liberte, mas para isso nós temos que entender que nós precisamos atacar com conselhos prudentes.

24 O homem que tem muitos amigos, tem-nos para a sua ruína; mas há um amigo que é mais chegado do que um irmão. 24 O homem que tem muitos amigos pode congratular-se, mas há amigo mais chegado do que um irmão.

Salomão

Quem escreveu esse livro? Parte do livro de Provérbios é atribuída a “Salomão, filho do rei Davi, rei de Israel” (ver Provérbios 1:1; 10:1; 25:1; ver também I Reis 4:32; Guia para Estudo das Escrituras, Provérbios, o Livro de Provérbios”; scriptures.LDS.org).

Os Provérbios servem para podermos entender a sabedoria e o caminho da vida de forma clara e mais objetiva. Ensina-nos a caminhar com menos erros, de uma forma mais leve e mais prática.

Provérbios e ditados são expressões ditas no dia a dia, no discurso informal, cujas origens são das experiências humanas. Estas frases populares carregam consigo um conhecimento, por isso transmitem sabedoria de quem fala e lição para quem ouve. O nome “provérbio” origina-se do latim proverbium.

18 Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.

Significado de Provérbio
[Religião] Segundo os textos bíblicos, frase que possui o intuito de educar ou de aconselhar; pensamento. substantivo masculino plural Provérbios. Livro bíblico ou Livro dos Provérbios do Antigo Testamento cujos textos têm o propósito de educar ou de aconselhar.

Interessante é que a sabedoria é uma figura feminina em Provérbios, onde aparece "como uma Senhora Nobre que é tanto profetisa quanto professora" (CHAMPLIN, 2013, p. 7, Vol. 6).

Salomão, cujo nome significa “o pacífico”, foi o segundo filho do rei David de Israel, “o escolhido por Deus” e uma das suas últimas esposas, Betsabé, e embora não fosse o primeiro na linha de sucessão, foi investido rei quando tinha cerca de 15 anos de idade, antes de o pai morrer.

O livro é um exemplo da tradição sapiencial bíblica e levanta questões sobre valores, comportamento moral, o significado da vida humana e uma conduta direita. O tema recorrente é que "o Temor a Deus — a submissão à vontade de Deus — é o princípio da sabedoria".

Observe o que Salomão diz em Provérbios 10.4: “As mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes lhe trazem riqueza.”