O que fala Provérbios 1?

Perguntado por: eassis . Última atualização: 20 de maio de 2023
3.9 / 5 20 votos

Os Provérbios. O temor do Senhor é o princípio do conhecimento — Se os pecadores te atraírem com afagos, não consintas — Aquele que der ouvidos à sabedoria habitará em segurança.

Os Provérbios servem para podermos entender a sabedoria e o caminho da vida de forma clara e mais objetiva. Ensina-nos a caminhar com menos erros, de uma forma mais leve e mais prática. Provérbios não é nenhum livro de auto-ajuda, nem receita de bolo testada.

Salomão

Quem escreveu esse livro? Parte do livro de Provérbios é atribuída a “Salomão, filho do rei Davi, rei de Israel” (ver Provérbios 1:1; 10:1; 25:1; ver também I Reis 4:32; Guia para Estudo das Escrituras, Provérbios, o Livro de Provérbios”; scriptures.LDS.org).

Significado de Provérbio
[Religião] Segundo os textos bíblicos, frase que possui o intuito de educar ou de aconselhar; pensamento. substantivo masculino plural Provérbios. Livro bíblico ou Livro dos Provérbios do Antigo Testamento cujos textos têm o propósito de educar ou de aconselhar.

Deus escreveu Provérbios por meio de seu servo Salomão, o homem mais sábio de sua época (cf. 1Reis 3.28) e de todos os tempos (1Reis 3.12). Muito interessante para aqueles que ocupam cargos governamentais, veremos aqui um rei que escreveu um livro para seu filho que seria rei.

Provérbios 1.7
O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino. O tema principal de Provérbios e a contribuição decisiva do antigo Israel para a busca humana por conhecimento e entendimento. O temor do Senhor é a única base do verdadeiro conhecimento.

Para o cristão, o significado do temor em Deus está na obediência e cumprimento das regras estabelecidas por Ele e pela doutrina cristã. Algumas pessoas acreditam que o temor a Deus está relacionado com o medo do Seu julgamento, sendo condenados para a morte eterna ou inferno, caso não cumpram os Seus mandamentos.

O texto de Provérbios 22:6, na Versão Almeida Revista e Atualizada no Brasil, está assim traduzido: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele.”

Veja abaixo outros temas de Provérbios:

  • Família;
  • Educação de uma forma geral;
  • O adultério;
  • O relacionamento entre pais e filhos;
  • A honra nos negócios;
  • Aspectos mais gerais em relação a moral e costumes, entre outros;

Aquele que ouve as palavras de sabedoria e a guardam em sua coração, terá longa vida e plantará paz para si mesmo. Mas os que não dão valor aquilo que é ensinado, é tolo e não terá colheita boa no tempo certo.

É claro que nenhum pai é perfeito, e a obediência a Deus tem precedência sobre qualquer relacionamento terreno. No entanto, quando tudo é dito e feito, Deus chama os filhos para honrar seus pais. Filhos que honram a instrução de seus pais descobrirão as bênçãos de Deus.

O temor do Senhor é sobre a reverência para Deus, o respeito por Ele, o amor e apreço, mantendo Deus e ao Seu Filho amado, em alta estima. A razão pela qual muitos não levam a sério a Palavra de Deus é que eles não têm fundamento e não estão fundamentados nas Escrituras.

A sabedoria clama às pessoas nas ruas, do alto dos muros 20 e nos portões. Ela apela para os tolos, mas depois zomba deles quando a calamidade prometida cai sobre eles. Eles a chamam, como se estivessem orando a Deus, mas como Deus ela ri e se recusa a responder.

Salomão ensina que “a esperança adiada deixa doente o coração, mas o desejo realizado é como a árvore da vida” (Provérbios 13:12). Daí o valor de assumir e cumprir compromissos, manter certa cadência diligente na busca por aquilo que se quer.