O que fala o mulato?

Perguntado por: icaldeira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

O Mulato é uma obra com forte crítica social. Por meio de seus personagens estereotipados, Aluísio de Azevedo aborda temas como o preconceito racial, a escravidão, a hipocrisia do clero e ainda o provincianismo.

A história é narrada na 3ª pessoa. É o narrador quem “mostra” ou “conta” os fatos, tanto do presente, como do passado. Ele conhece e domina todos os acontecimentos e todos os pensamentos das personagens. Trata-se de um narrador observador e onisciente.

O enredo de “O mulato” gira em torno de um amor impossível entre Ana Rosa e Raimundo. A história se passa na província do Maranhão, na segunda metade do século XIX. A região até então era considerada uma das mais atrasadas do ponto de vista dos costumes e crenças.

A importância de O Mulato para o naturalismo brasileiro pode ser observada nos seguintes elementos: Sensualidade: paixão carnal de Ana Rosa em relação a Raimundo. Crítica social: sátira feita com a criação dos tipos que habitavam São Luis.

Os mulatos são os descendentes do intercurso sexual entre pessoas negras e brancas.

A figuração do mulato na literatura brasileira parece acompanhar sua posição social subalterna na efetivação da sociedade pré e pós-abolição. Contudo, em alguns momentos, esses seres “invisíveis” deixam a posição secundária passando para o papel principal e centro das discussões pela pena de alguns escritores.

Mulato é um termo que designa a pessoa que é descendente de negros africanos e brancos europeus. Inicialmente o termo era também aplicado para designar mestiços. Mulatos podem apresentar os mais variados perfis fenotípicos e culturais.

Ficção

Ficção é o termo usado para designar uma narrativa imaginária, irreal, ou para redefinir obras criadas a partir da imaginação. Em contraste, a não-ficção reivindica ser uma narrativa factual sobre a realidade. Obras ficcionais podem ser parcialmente baseadas em fatos, mas sempre contêm algum conteúdo imaginário.

Resposta: Crítica social: sátira feita com a criação dos tipos que habitavam São Luis. Explicação: Ele criou na obra lida personagens imorais e grotescos como um comerciante grosseiro e rico, uma beata odiosa e velha, entre outros.

Personagens da obra Raimundo: o mulato, mestiço, de olhos claros e rosto muito bonito, filho bastardo de José com Domingas, uma escrava da fazenda. Raimundo José Pedro: fazendeiro e pai de Raimundo, morto a tiros em uma emboscada armada contra ele. Quitéria: esposa de Raimundo, adúltera e furiosa.

Os fluxos da narrativa que conta a história do mulato Raimundo, do cônego Diogo e da branca Ana Rosa, são assegurados por três grandes temáticas: a questão racial; o anticlericalismo e o positivismo.

Alguns elementos naturalistas quer estão presentes nesta obra são: a crítica social, através da sátira impiedosa dos tipos de São Luis: o comerciante rico e grosseiro, a velha beata e raivosa, o padre relaxado e assassino, e uma série de personagens que resvalam sempre para o imoral e para o grotesco; o anti- ...

72 paginas

Sem grifos ou rasuras, brochura. 72 paginas.

Aparência. Raimundo é alto, magro, tem uma cor verde, e sua cabeça é pontuda.

Aluísio Azevedo

Aluísio Tancredo Gonçalves de Azevedo foi um romancista, contista, cronista, diplomata, caricaturista e jornalista brasileiro; além de desenhista e pintor.

A palavra provém do termo “mowallad” (ou “muladi”), cunhado para definir o indivíduo nascido de pai árabe e mãe estrangeira, por extensão, “filho de pais de etnias diferentes”. Mulato é palavra linda e altissonante, que se refere à “mistura de raças” e foi inúmeras vezes cantada por veneráveis intérpretes do Brasil.

Com o tempo, o termo mulato passou a ser associado à cor, identificando aqueles cujo tom de pele estaria entre o negro e o branco.

No século seguinte, por influência do espanhol, o termo “mulato” era usado para designar um mulo jovem, e foi certamente por analogia com o caráter mestiço do animal que a palavra passou – a partir de meados do século XVI, segundo o Houaiss – a ser aplicada também, como adjetivo e substantivo, a pessoas descendentes de ...

1 Mestiço: proveniente de grupos humanos diferentes. 2 Mulato: Descendentes de brancos e negros. Em sua origem, a palavra vem de mula e, por esta razão, o seu uso é muito discutido entre o movimento negro. 3 Cafuzo: descendentes de negro e indígenas.