O que fala o livro Perto do Coração Selvagem?

Perguntado por: aneves . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
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Em Perto do Coração Selvagem, Joana expressa, por fluxos de consciência, sua vida interior, contrapondo suas experiências de menina às de adulta, mergulhando ora no passado, ora no presente, segundo o fio condutor da memória.

Laços de Família é uma coletânea de treze contos que relatam momentos do cotidiano, aparentemente banais, mas com um aprofundamento psicológico extremamente denso e intenso e que provocam ao questionar a instituição familiar, os relacionamentos, a mulher na sociedade.

A barata, após perder sua casca, expele a secreção branca que aparece como sua última essência. G.H., então, a come. Estaria aí a renúncia que a personagem faz a seu próprio ser como linguagem, que, logo após o ato, entrega-se ao silêncio.

- Narrador personagem (em primeira pessoa): participa da história. - Narrador observador (em terceira pessoa): narra apenas o que ele observa. - Narrador onisciente ou onipresente (em terceira pessoa): possui total conhecimento dos fatos narrados e das personagens.

Com muita sensibilidade, Juan aceita o desafio de encontrar o livro selvagem em meio ao labirinto de estantes, participando da vida movimentada dos livros.

O espaço da narrativa é o local onde ela se desenvolve. Ele pode ser físico ou mesmo psicológico. No primeiro caso, o local onde se passa a história é indicado seja uma fazenda, uma cidade, uma praia, etc. São classificados em espaços fechados (casa, quarto, hospital, etc.)

Na literatura, fluxo de consciência é uma técnica literária, usada primeiramente por Édouard Dujardin em 1888, em que se procura transcrever o complexo processo de pensamento de um personagem, com o raciocínio lógico entremeado com impressões pessoais momentâneas e exibindo os processos de associação de ideias.

Clarice Lispector: 6 textos poéticos comentados

  1. A perfeição. O que me tranquiliza é que tudo o que existe, existe com uma precisão absoluta. ...
  2. Um sopro de vida. ...
  3. Não entender. ...
  4. O Nascimento do Prazer. ...
  5. Pertencer. ...
  6. Dá-me a Tua Mão.

“Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero é uma verdade inventada.” “A loucura é vizinha da mais cruel sensatez.” “Mas existe um grande, o maior obstáculo para eu ir adiante: eu mesma.

Eu não sabia que Clarice tinha olhos verdes.

Em seus poemas, contos e romances, Drummond, Clarice e Guimarães conseguiram extrair beleza melancólica e questionamento existencial sobre os fatos mais banais. De aspectos ordinários e fatos do cotidiano, nasciam profundas reflexões subjetivas.

Elas possuem as estruturas vitais no tórax e respiram por orifícios nas laterais do corpo, os espiráculos. Dessa forma, conseguem se manter vivas até mesmo quando são decapitadas! Além disso, escassez de comida nunca é problema.

4- Aquela gosma branca não é sangue
Isso não é sangue, é um tipo de gordura que protege órgãos internos da barata. Essa mesma gordura, permite que a barata fique dias sem comer, para ser mais franco, permite que ela fique até um mês sem comer nadinha.

Pode ser fictício ou mesclar a ficção com a realidade.

  • Romance Histórico. O romance histórico destaca vida e costumes em determinada época e lugar na história. ...
  • Romance Romântico. ...
  • Romance Realista. ...
  • Romance Naturalista. ...
  • Romance Modernista. ...
  • José de Alencar.

O que é romance? O romance é uma forma literária narrativa escrita em prosa que se popularizou na literatura ocidental durante o século XIX. Suas origens, entretanto, remetem a Dom Quixote, novela de cavalaria escrita por Miguel de Cervantes no século XIV, considerada um precursor do romance moderno.

Clarice Lispector

Texto. Perto do Coração Selvagem (1943) é a obra de estreia da romancista, contista e cronista Clarice Lispector (1920-1977). O romance é publicado pelo jornal A Noite, onde a escritora trabalha.

Esse é um livro que só permite ser lido por leitores muito especiais. Tio Tito acredita que Juan pode ser o leitor que o livro selvagem busca, mas esse é um exemplar muito especial, e sempre tentará escapar caso esteja em dúvida quanto a seu leitor.

Temos três tipos:

  • o protagonista - também conhecido como personagem principal; (o herói, por exemplo)
  • o antagonista - personagem contrário ao protagonista; (o vilão)
  • os personagens secundários - conhecidos como coadjuvantes, aqueles que não fazem parte da trama principal.