O que fala Jeremias 46?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.4 / 5 16 votos

Jeremias 46. Jeremias profetiza que Babilônia conquistará o Egito — Jacó será salvo e retornará à sua própria terra.

Jeremias 45 é uma revelação para Baruque, o escriba que registrou as revelações de Jeremias e as leu na escadaria do templo, na época do rei Jeoiaquim. Aparentemente, Baruque esperava que o Senhor removesse suas provações e problemas por ter feito a obra do Senhor.

Jeremias prega durante o reino do rei Josias e profetiza que Jerusalém será destruída por uma nação grande e sem misericórdia. Jeremias 7–20. Jeremias prega em vários lugares em Jerusalém, inclusive à porta do templo e usa várias metáforas para convencer o povo a mudar seus caminhos. Jeremias 21–38.

Alguns chamam Jeremias de o profeta “chorão” por causa da mensagem triste que ele transmitiu e por que ele viu suas profecias referentes à destruição do povo de Judá serem cumpridas.

Esse livro ensina que o convênio entre Deus e Israel não faz com que o povo de Deus seja invencível. Se eles não cumprem a parte deles no convênio e não dão ouvidos à palavra do Senhor, eles perdem o cuidado e a proteção de Deus.

Por causa do desgaste emocional durante a batalha, ele se deprimiu diante de uma simples ameaça de Jezabel. Ele se sentiu tão angustiado que chegou a pedir a morte para si mesmo, ou seja, chegou ao fundo do poço.

O contexto histórico de Lamentações, de Jeremias, é a destruição de Jerusalém em 586 a.C., por Nabucodonosor, rei da Babilônia, e o descumprimento da aliança com Deus por parte do seu povo.

Para Jeremias, trazer à memória o que me pode dar esperança também é a confiança na fidelidade do Senhor, por este motivo ele diz “… esperarei nele”. Mesmo estando em um período difícil, exilado em um país pagão ele tinha certeza que o Senhor é bom para os que esperam por ele, Deus é para a alma que o busca.

Jeremias 47 Ouvir
Por causa do dia que vem, para destruir a todos os filisteus, para cortar de Tiro e de Sidom todo o restante que os socorra; porque o Senhor destruirá os filisteus, o remanescente da ilha de Caftor.

Assim diz o SENHOR: Levantai-vos, subi contra Quedar, e destruí os filhos do oriente. Tomarão as suas tendas, os seus gados, as suas cortinas e todos os seus utensílios, e os seus camelos levarão para si; e lhes clamarão: Há medo por todos os lados.

Como diz Jeremias 17 9, seu coração é enganoso e para ele deixar de enganá-lo faça de tudo para ter um ambiente e pessoas que te influenciem a isso.

“A tradição judaica diz que, devido ao fato de Jeremias condenar seu destino, os judeus no Egito apedrejaram o profeta até a morte, embora de acordo com outras tradições ele tenha sobrevivido até a invasão de Nabucodonosor ao Egito e sido levado para Babilônia ou de volta a Judá, onde teve morte natural.” Comentário ...

Quem escreveu esse livro? O livro de Lamentações foi escrito por Jeremias (ver “Guia para Estudo das Escrituras”, “Lamentações, Livro de”). Lamentações contém as reações de pesar pela destruição de Jerusalém e do templo cerca de 586 a.C., que ocorreu durante a época de Jeremias.

No Salmos 46, o Salmista nos apresenta uma oração para os momentos de maiores adversidades da nossa vida. Ele está seguro, não importa o que aconteça. “Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade”. Não importa o que aconteça, qual o tamanho da adversidade.

O Salmo começa com um verso de adoração ao Senhor Deus, por conta do seu cuidado em tempos difíceis. A partir da confiança em Deus pode-se encontrar forças e refúgio nesses momentos para que possamos lidar com eles de forma assertiva.