O que fala em Gênesis 38?

Perguntado por: samorim . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.1 / 5 13 votos

Gênesis 38. Judá tem três filhos com uma mulher cananeia — Er e Onã são mortos pelo Senhor — Tamar, disfarçada de meretriz, dá à luz gêmeos de Judá. 1 E aconteceu, naquele mesmo tempo, que Judá desceu de entre seus irmãos, e entrou na casa de um homem de Adulão, cujo nome era Hira.

Ela ficou viúva e teve um filho de seu sogro, chamado Judá. Na realidade ela deveria ter tido um filho com o irmão mais novo de seu falecido marido, para isso deveria esperar que ele crescesse, inclusive, o próprio patriarca Judá havia lhe pedido isso após a morte do mais velho.

Por que Tamar cometeu o ato? Como visto na novela, a personagem vivida por Juliana Xavier foi expulsa da casa de Judá por Muriel (Rhaisa Batista). A mulher fez isso por acreditar que a nora tinha sido a responsável pelas mortes de Er e Onã.

O selo era o mais importante, porque servia como uma assinatura, então, tudo indica que foi dado pelo pai, Israel, a ele e tem o mesmo significado de quando o Faraó deu o anel a José, dizendo que a partir daquele dia ele teria autoridade. O selo de Judá é essencial para a história.

Texto que serve de base para a interpretação de outros textos, fundamental para entender uma ideia.

É bem possível que ela tenha sido taxada de amaldiçoada perante a comunidade por Judá por ter enviuvado dos seus dois filhos. Tornar a pessoa oprimida vulnerável emocionalmente é uma das primeiras estratégias do opressor.

O nome Tamar surgiu a partir da combinação das sílabas iniciais das palavras tartaruga marinha, abreviação que se tornou necessária, na prática, pelo espaço restrito para as inscrições nas pequenas placas de metal utilizadas na identificação das tartarugas marcadas para diversos estudos.

Depois de muito refletir e falar com Deus, Judá decide seguir vivo e assumir a gestação de Tamar. Aproveitando a morte de Muriel, o homem acaba formando uma família com a ex-nora e os filhos gêmeos, que recebem os nomes de Perez e Zerá.

Quando ela estava no trabalho de parto, um dos gêmeos pôs uma das mãos para fora. A parteira pegou uma fita vermelha e amarrou na mão dele. E disse: — Este saiu primeiro. Mas ele puxou a mão, e o irmão gêmeo nasceu primeiro.

Muriel (Rhaisa Batista) morrerá de tristeza após os destinos trágicos de Er (Tiago Marques) e Onã (Caio Vegatti) em Gênesis. Viúvo, Judá (Thiago Rodrigues) se desesperará com a nova desgraça, mas afogará as mágoas e viverá o luto na cama com Tamar (Juliana Xavier) na novela bíblica da Record.

O nome Tamar significa “palmeira”. Esse nome parece ter sido relativamente comum em Israel. Inclusive, uma filha e uma neta do rei Davi tiveram esse mesmo nome (2 Samuel 13—14).

Após Judas Iscariotes comer o pedaço do pão molhado com o vinho dado por Jesus ficou tomado por Satanás. Jesus pediu-lhe para fazer o que tinha que fazer. Os discípulos pensaram que Jesus tinha-o mandado comprar alguma coisa.

Um erro do passado assombrará Judá (Thiago Rodrigues) em Gênesis. Após se ver em desgraça com a morte dos dois filhos, Er (Tiago Marques) e Onã (Caio Vegati), o pastor se culpará por ter vendido José (Juliano Laham) como escravo na novela bíblica da Record.

Segundo a interpretação bíblica dos versículos, o Leão de Judá seria o Messias salvador, que governaria e unificaria todas as nações sob o nome de Deus. Genericamente, a figura do "leão" é compreendida como "o rei", "o poder" ou "o que governa sobre os outros".

A vara e o cajado podem ser certamente definidos como ferramentas de proteção e orientação, respectivamente. O bordão afastava os predadores; o cajado era uma ferramenta de orientação com um gancho em uma extremidade para segurar uma ovelha ao redor de seu peito.

Continuar lendo O que fala Gênesis 21?