O que fala em Gênesis 25?

Perguntado por: lteles . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

Gênesis 25. Abraão se casa novamente, tem descendência, morre e é sepultado na cova de Macpela — Sua descendência por meio de Ismael é enumerada — Rebeca concebe, e Jacó e Esaú lutam em seu ventre — O Senhor revela o destino deles a Rebeca — Esaú vende sua primogenitura por um guisado de lentilhas.

Ele estava com muita fome e implorou a Jacó que o alimentasse. O Senhor queria que Jacó recebesse a bênção da primogenitura porque Esaú não era digno dela. Jacó pediu a Esaú que trocasse a primogenitura por comida. Esaú concordou e vendeu seu direito à primogenitura para Jacó.

Faltou a Esaú discernimento espiritual, e ele se casou com suas duas primeiras esposas que, de acordo com o texto bíblico, amarguraram a vida de Isaque e Rebeca. Provavelmente aquelas mulheres trouxeram o seu estilo de vida estranho aos preceitos observados pela família da aliança.

25 E tornou Adão a conhecer sua mulher; e ela deu à luz um filho e chamou o seu nome aSete; porque, disse ela, Deus me deu outra semente em lugar de Abel, porquanto Caim o matou.

Gênesis 27 fala sobre a bênção de Isaque a Jacó e Esaú. O estudo bíblico de Gênesis 27 revela como Jacó conseguiu receber a benção da aliança em lugar de seu irmão mais velho. Rebeca, esposa de Isaque e mãe de Jacó e Esaú, teve participação decisiva nesse episódio.

Seu arbítrio foi testado. Por meio dessa luta, Jacó revelou o que era mais importante para ele. Ele mostrou que estava disposto a permitir que Deus prevalecesse em sua vida. Em resposta, Deus mudou o nome de Jacó para Israel, que significa 'permita que Deus prevaleça'.

Em “Esaú e Jacó”, é importante nos atentarmos ao frequente jogo de opostos que o autor faz, pois os gêmeos são idênticos em aparências mas são diferentes em todo o resto, desde em relação a suas personalidades, até em suas opiniões.

Quando Deus feriu a coxa de Jacó, Ele não queria que Israel saísse com a perna do Jacó carnal. Deus não quer que o seu Israel espiritual ande na perna da carne, na segurança da reputação, do nome, financeira. Aquela perna tinha proporcionado que ele fugisse de Esaú por 20 anos.

Jacó vê anjos — Ele pede a Deus que o proteja de Esaú, para quem prepara presentes — Ele luta a noite inteira com um mensageiro de Deus — O nome de Jacó é mudado para Israel — Ele vê Deus face a face. 1 E foi também Jacó pelo seu caminho, e encontraram-no os anjos de Deus.

40 anos

Após se passar pelo irmão para obter a bênção do pai, Isaque (já em leito de morte), Jacó entra em pé de guerra com Esaú. Sua mãe aconselha-o a sair de casa, prometendo-o chamar de volta quando o irmão se acalmasse. Neste ponto a idade de Jacó é de 40 anos.

O relato sobre a vida em família de Isaque e Rebeca nos traz uma oportuna lição sobre a administração dos conflitos familiares. Depois da morte de Sara, estando Abraão já muito velho, era necessário tomar providências quanto à continuidade da família da aliança, pois Isaque ainda era solteiro.

Isaque amava mais Esaú porque gostava de comer da carne dos animais que ele caçava. Rebeca, por sua vez, preferia Jacó.

O nascimento de Isaque está ligado ao riso e não apenas faz alusão ao sorriso de Abraão e de Sara, mas também pode ser uma oração implícita de que Deus sorrirá para o filho deles e será generoso com ele. De acordo com as escrituras, Abraão foi provado pelo Senhor quando Isaque ainda era criança.

O reconhecimento de um poder maior de modo algum nos rebaixa, antes, nos exalta. Se compreendermos que fomos criados à imagem de Deus, não acharemos difícil nos aproximarmos Dele. (…) Esse conhecimento, obtido pela fé, nos dá tranquilidade interior e profunda paz.”

Gênesis 22 conta a história de um dos maiores testes a que Deus submeteu uma pessoa. Antes de ler o capítulo 22, leia o que o Senhor disse aos membros da Igreja em Doutrina e Convênios 101:4–5. Enquanto lê Gênesis 22, coloque-se no lugar de Abraão ou de Isaque e pondere o que teria pensado em cada ponto da história.

Gênesis 9 conta como Noé e sua família deixaram a arca e ajudaram o Pai Celestial a cumprir Seus desígnios em relação a Seus filhos. Como eram a única família na Terra, estavam em situação semelhante à de Adão e Eva.

Em Gênesis 27, Isaque abençoou Jacó para que tivesse prosperidade e governasse seu irmão mais velho, Esaú. As maiores bênçãos que Jacó poderia receber, porém, eram as bênçãos do convênio dadas a seu avô Abraão e seu pai Isaque. Em Gênesis 28, o Senhor ensinou mais a Jacó sobre o convênio e suas bênçãos.

Continuar lendo O que fala Gênesis 21?