O que Exu gosta de ganhar?

Perguntado por: ldrumond . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Exu não aceita pedidos de ajuda gratuitos, ou seja, exige uma oferenda - em sua maioria, alimentos como farinha de mandioca, azeite de dendê, galo, mel e cachaça.

Exu é um orixá que tem prioridade nos rituais do candomblé. É a divindade que primeiro deve receber as oferendas. Suas comidas, à base de farinha de mandioca, dendê, cachaça e pimenta, são preparadas com todo o cuidado, para que esta divindade possa receber tudo corretamente.

Por isso, não pode receber dádivas, propina, comissão, presente ou vantagem de qualquer espécie, em razão de suas atribuições. A norma federal proíbe expressamente essa prática, inciso XII, do art.

Conta-se que Iemanjá aceita os presentes quando as pequenas embarcações navegam um pouco e depois de um tempo afundam. Caso as oferendas entregues voltem para a pessoa, quase intactas ou totalmente completas, é porque o orixá não aceitou o que recebeu.

Exu Olónan deve ser invocado nas situações de: abertura de caminho, emprego, causas de justiça e para ajudar no desejo sexual. Para abrir caminhos, passe um molho de abre-caminho pelo corpo e despache numa encruzilhada.

marafo

O marafo também chamado por marafa (corruptela de malafa) é uma aguardente de cunho religioso, usado principalmente na Umbanda e no Candomblé, muito utilizados em trabalhos e rituais de Umbanda e Candomblé.

Faça a saudação: "Laroiê Exu (ou Pombagira), Exu (ou Pombagira) ê Mojubá!". Você vai ver que o caminho se abre, as respostas se afirmam.

Os dias melhores para acender vela pra Exú é quarta (para defesa) e segunda (para abrir caminho e demais afins). Para acender vela para Exu você precisa de uma vela vela vermelha com preta ou uma vela vermelha se for pra Exú mulher, ou uma vela branca se vc preferir.

Qual é o Exu do amor? Sabendo que as Pombas Giras são uma linha de Exu feminino, agora você já sabe que os Exus do amor podem ser as Pombas Giras como Maria Padilha, Maria Mulambo, Dama da Noite, entre outras que auxiliam em situações amorosas. Pomba Gira do Oriente – Linha de Oxum com Ibeji.

Não gosta de displicência e de injustiça. Exu é o orixá que entende como ninguém o princípio da reciprocidade.

Um filho de Oxalá, pai de todos os orixás, não come azeite-de-dendê. O de Exu, malicioso e ambíguo, detesta óleo-de-coco.

Porque os Exus gostam de sangue? “Os sacrifícios visam fazer circular a energia que anima tudo no mundo, o axé”, diz o pesquisador Rodrigo Pereira. “Ao se sacrificar um animal, não está se matando uma vida, mas sim fazendo essa energia que anima orixás e homens ser redistribuída.”

Presentear com pão, vinho e sal é uma tradição europeia para quem quer desejar prosperidade, alegria e fartura a alguém! Os russos usam como um presente de boas vindas também!

A Lei de Conflito de Interesses – LCI (Lei nº 12.813/2013) e o Decreto nº 10.889/2021 proíbem o recebimento de presentes por agentes públicos oferecidos por quem tenha interesse em decisão sua ou de colegiado do qual participe.

Segunda-feira: Exu e Omolu.

A oferenda deve ficar em um cruzeiro de cemitério, praia ou à beira de um lago ou represa.