O que explica o aumento da expectativa de vida no Brasil?

Perguntado por: lgeraldes . Última atualização: 1 de março de 2023
4.2 / 5 3 votos

O crescimento econômico do país, acesso à água tratada e esgoto, bem como aumento do consumo, foram alguns dos fatores que elevaram a expectativa de vida no Brasil. A esperança de vida dos brasileiros aumentou, isso segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Apesar de ter suas vantagens, o aumento da expectativa de vida também tem consequências devastadoras, entre elas está o crescente aumento do número de idosos e a incapacidade do governo em sustentar todos os aposentados, gerando a necessidade de um maior investimento na escolaridade, para que aumente a PEA (população ...

Resposta verificada por especialistas
O aumento da esperança de vida média ao nascer foi uma consequência do avanço das políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida em várias partes do mundo.

A expectativa de vida está bastante relacionada com a qualidade de vida que um país possui, já que fatores como educação, saúde, assistência social, saneamento básico, segurança no trabalho, índices de violência, ausência ou presença de guerras e de conflitos internos influenciam-na diretamente.

Estamos chegando próximos à marca de 1 milhão de centenários
O ser humano percorreu um longo caminho em termos de expectativa de vida graças aos avanços em uma série de áreas que nos deram melhores medicamentos, boa alimentação e condições de vida vantajosas em comparação com nossos ancestrais.

A melhora generalizada nas condições de saúde, o desenvolvimento da medicina, a coleta de lixo, o tratamento da água, a importação de medicamentos e as campanhas de vacinação lançadas no País estão entre os fatores que atuaram em conjunto para o avanço da média de expectativa de vida do brasileiro de 1940 a 2018.

Na maior parte do mundo que ainda passa pela primeira transição demográfica, a redução da mortalidade infantil foi o fator preponderante para elevar a expectativa de vida. Nos países desenvolvidos, onde o patamar de mortalidade infantil é baixo, o fator de maior impacto foi o aumento da sobrevivência dos idosos.

A expectativa de vida ao nascer do brasileiro em 2021 era de 77 anos, de acordo com informações da Tábua de Mortalidade, apuradas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O dado foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) dessa sexta-feira.

A expectativa de vida tende a crescer com o aumento dos gastos públicos em saúde. No entanto, o impacto na expectativa de vida depende dos níveis de gastos já existentes em cada país. Onde os gastos públicos são baixos, essa relação tende a ser maior.

Espera-se que em 2050 os brasileiros vivam, em média, até os 81 anos. Com isso, a população com mais de 60 anos passaria a representar quase 25% do total. O censo também revelou que as famílias estão tendo menos filhos.

A prática de exercícios físicos regulares aliada a uma boa alimentação pode trazer benefícios ainda maiores e que também impactam na expectativa de vida. Evitar alguns hábitos também pode ser interessante para o aumento da longevidade. Entre os principais estão o excesso no consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo.

Cuidar da alimentação, fazer exercícios físicos e deixar os vícios — como o álcool e o cigarro — são maneiras de melhorar a qualidade de vida, assim como fazer exames de saúde e consultar o médico regularmente.

Entre 2019 e 2022, os números tiveram uma instabilidade muito grande, mas, mesmo assim, conseguimos destacar os países que se mantiveram com as melhores estimativa de vida da população.
...
Confira a lista dos 5 países onde as pessoas vivem mais:

  • 1 – Japão. ...
  • 2 – Mônaco. ...
  • 3 – Hong-Kong. ...
  • 4 – Singapura. ...
  • 5 – Suíça.

Melhoria na qualidade de vida da população que consequentemente leva ao aumento da expectativa de vida; Avanços das áreas da medicina e da tecnologia; Aumento da taxa de natalidade (número de nascimentos) e do crescimento vegetativo (crescimento natural); Diminuição dos índices de mortalidade infantil.

Melhorias e inovações na saúde, aumento da qualidade de vida, maior fluxo imigratório e maiores taxas de natalidade são fatores que influenciam no crescimento populacional. As populações mundial e do Brasil seguem tendência de desaceleração do crescimento.

não impossível, mas muito improvável", apontou. De qualquer forma, ele acredita que antes do final deste século, alguns humanos terão alcançado essa idade. Por enquanto, a pessoa que viveu mais é a francesa Jeanne Calment, que morreu em 1997 com a idade confirmada de 122 anos.

A diminuição das taxas de natalidade e o aumento da expectativa de vida geram, consequentemente, a elevação do número de idosos no Brasil. O aumento da expectativa de vida dos brasileiros também é responsável por ocasionar o envelhecimento da população.

6 conselhos para chegar aos 100 anos com saúde e disposição

  1. 1 – Não se aposente tão cedo. ...
  2. 2 – Preocupe-se menos em comer e dormir bem, divirta-se. ...
  3. 3 – Livre-se do excesso de peso. ...
  4. 4 – Não siga tudo o que seu médico diz. ...
  5. 5 – Movimente-se. ...
  6. 6 – Planeje-se.