O que existia no rio Nilo?

Perguntado por: alessa . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

O Nilo é o segundo maior rio do mundo. Situado no nordeste do continente africano, sua nascente está a sul da linha do Equador e sua foz ocorre no mar Mediterrâneo.
...

Rio Nilo
DeltaDelta do Nilo
País(es)Uganda Tanzânia Ruanda Quênia República Democrática do Congo Burundi Sudão Sudão do Sul Etiópia Egito

Para os egípcios, o rio Nilo é muito importante, pois contribui com a irrigação agrícola, navegação e aquisição de água para a utilização humana e dos animais. No deserto existem represas e canais de irrigação que asseguram o fornecimento de água.

O rio Nilo apresenta grande irregularidade em seu volume de água e nos períodos de cheias (junho a setembro) fertilizam suas margens com os húmus (matéria orgânica) e irrigam as planícies que o circundam. Todavia, seu regime natural de cheias foi alterado desde a construção da hidrelétrica de Assuã.

Características do rio Nilo
O rio Nilo possui um regime de cheias periódicas ao longo de seu curso. Por ser perene, nos momentos de estiagem, suas margens tornam-se extremamente férteis devido aos sedimentos ali depositados durante a época das cheias.

Todos os anos na época das cheias a margem do rio Nilo transborda irrigando e depositando material orgânico (animais e vegetais em decomposição) tornando ás margens do rio fértil facilitando a prática da agricultura.

O que determina se um rio vai ou não secar não é o seu curso, mas, sim a sua nascente, por isso o rio Nilo não seca durante sua travessia do deserto, o volume d'água é muito grande na nascente que é o que importa.

De igual maneira, o Nilo servia para pesca e garantia a unidade política ao antigo Egito, porque era uma via utilizada para comunicar os dois pontos do território.

Trata-se de uma bacia exorréica (deságua no mar ou oceano), com curso perene (possui água o ano todo). O Nilo tem coloração mais escura, pois possui em seu curso alto teor de matéria orgânica, também conhecida como húmus. Cataratas: são consideradas quedas d'água, cachoeiras ou saltos de água.

As cheias do Nilo, por exemplo, traziam sedimentos que tornavam as terras férteis para a agricultura. Também fornecia água potável e numerosos peixes, incentivando o aprimoramento das técnicas de pesca. Seu grande potencial para a navegação também facilitou o transporte de mercadorias entre diversos povos.

Afinal, tem 30 milhões de anos.

Por conseguirem manter-se submersos durante períodos longos, que podem atingir os 60 minutos, os crocodilos do Nilo são conhecidos como predadores sorrateiros e perigosos — que tanto atacam na água como em terra.

Acontece que o Rio Nilo possui alta concentração de ferro dissolvido. Quando a substância é misturada com o gás liberado por tremores de terra, a ferrugem se solta e dá a tonalidade vermelha à água.

O rio Nilo era considerado um Deus por fornecer água aos povos que moravam às suas margens, os egípcios, por exemplo, e também por possibilitar a agricultura por suas cheias e irrigação, o que alimentava aquele povo e os nutria para o trabalho.

Tem até uma parte do Rio que se pode nadar, porem a agua é super frio.

Sem o Nilo, o Egito não existiria, pois é o Rio Nilo que fortalece o Egito. Sem o Nilo, o Egito não poderia existir, devido às inundações, as terras, com o Nilo, tornaram-se mais produtivas.

rio Amazonas

Resumo sobre o rio Amazonas
É o maior e mais caudaloso rio do mundo. Possui 6992 metros de extensão e uma vazão média de 210 mil m³/s. Possui cerca de 1100 afluentes.