O que existia a 450 milhões de anos?

Perguntado por: iportela . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

As primeiras plantas terrestres datam de há cerca de 450 milhões de anos, apesar de evidências sugerirem que algas formaram-se em terra tão cedo com há 1,2 bilhões de anos. Plantas terrestres foram tão bem sucedidas que se pensa que elas contribuíram para a extinção do Devoniano.

Há cerca de 3,9 bilhões de anos aconteceu o evento que deu origem ao primeiro ser vivo, sendo esta data relacionada ao fóssil mais antigo de um ser vivo descoberto, a arqueobactéria, célula que surgiu nos primeiros 600 milhões de anos depois da formação violenta do planeta.

A Terra primitiva, há cerca de 4 bilhões de anos, tinha uma dinâmica interna muito diferente da atual e pode ter se parecido com uma das quatro grandes luas de Júpiter, chamada Io, que tem intensa atividade vulcânica.

Acredita-se que os primeiros hominídeos (linhagem Homo) evoluíram de um ancestral comum entre os grandes primatas de hoje, que viveu entre 8 e 6 milhões de anos atrás, de acordo com o Smithsonian.

Do gênero homo, o primeiro hominídeo seria o homo habilis, que viveu há 2,4 a 1,5 milhões de anos, fabricando instrumentos grosseiros de pedra, além de desenvolver uma linguagem rudimentar.

Segundo o estudo publicado na Astrobiology, a previsão é de que a Terra deixará a zona habitável do Sol em cerca de 1,75 bilhões de anos. Modelos passados consideravam que a vida por aqui duraria entre 6,3 e 7,8 bilhões de anos.

fungo Armillaria

O maior ser vivo do mundo, na verdade, é tipo específico do fungo Armillaria, que fica em Blue Mountains, no Oregon, EUA, e mede 3,8 km.

A Terra foi formada há aproximadamente 4,6 bilhões de anos, provavelmente como resultado de uma supernova (explosão de uma estrela). Os detritos desta explosão começaram a se unir devido à gravidade, formando o sol.

Para alguns, os mais antigos são estruturas filamentosas de pouco mais de um centímetro semelhantes a algas denominadas de Grypania e encontradas em rochas de 2,1 bilhões de anos nos Estados Unidos.

Essa teoria foi contestada por muitos cientistas, que através de experimentos comprovaram que um ser vivo só se origina de outro ser vivo pré-existente, nascendo então a Teoria da biogênese.

4,543 × 10^9 anos

Nosso Universo foi criado há 13,8 bilhões de anos, com o Big Bang. No começo, não havia estrelas, nem galáxias ou seres vivos.

Segundo Haub, atualmente vivem 7% de todos os homens que já habitaram a Terra; e desde o ano 50.000 a.C. já passaram mais de 107 bilhões de humanos por nosso planeta.

Para o pesquisador, "certamente a superfície da Terra foi repetidamente esterilizada." Porém, de acordo com ele, escapes hidrotermais abaixo da superfície poderiam ter servido de abrigo para certos micróbios afeitos ao calor, e teriam até mesmo funcionado como incubadoras para a vida.

Os primeiros hominídeos pertenciam ao gênero Australopithecus e se diferenciavam dos demais primatas por conta de sua postura ereta, locomoção bípede e uma arcada mais próxima da atual espécie humana. Apesar de ser considerado o primeiro ancestral humano, não existe um estudo conclusivo sobre a escala evolutiva.

Eram, provavelmente, Homo habilis evoluídos do Australopithecus, nosso ancestral macaco. Homo habilis significa "pessoa habilidosa" e Australopithecus "macaco do sul". A migração dos humanos pelo planeta começou há cerca de 2 milhões de anos, quando o Homo habilis se estabeleceu no norte da África, na Europa e na Ásia.

As evidências mais contundentes de que o Homo sapiens surgiu na África são fragmentos de ossos encontrados em Herto e em Omo Kibish, na Etiópia. O primeiro é um crânio com idade estimada em 160 mil anos e o segundo, um crânio de 195 mil anos.

Porém, a história conta que um tempo depois, ao se sentir muito sozinho, Deus resolve criar uma companheira a partir de sua costela (Gênesis 2:18-23). Na Cronologia Bíblica o ano 2021 será simplesmente o ano bíblico 6128, que se iniciou quando Deus criou Adão e Eva.