O que existe no interior da Lua?

Perguntado por: rteixeira . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

A Lua é formada por núcleo, crosta e manto. O núcleo é sólido e rico em ferro. Seu raio é de aproximadamente 240 km. O manto, camada intermediária entre o núcleo e a crosta, é formado basicamente por magnésio, ferro, silício e oxigênio.

Solo lunar pode transformar dióxido de carbono em oxigênio e sustentar vida no espaço, diz pesquisa. Na busca por lugares fora da Terra que possam sustentar a vida, os cientistas costumam ir atrás de evidências de substâncias essenciais como água e oxigênio.

A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius.

AdjetivoEditar

SingularPlural
Masculinoalbicastrensealbicastrenses
Feminino

Ademais, a Lua serve como uma proteção extra ao planeta Terra, já que funciona como um escudo protetivo contra a queda de asteroides e cometas. Ela também tem influência na inclinação do eixo terrestre, assim como no movimento de rotação, que permite a sucessão entre os dias e as noites terrestres.

A velocidade da Lua é tangencial à sua trajetória ao redor da Terra e, sendo assim, ela está em uma espécie de movimento de queda perpétuo e nunca atingirá a superfície terrestre.

Ela existe em grande quantidade e o lançamento de nuvens de poeira com a menor gravidade da Lua exigiria muito menos energia do que os lançamentos similares na Terra.

Segundo Grant, a Lua tem uma atmosfera fina, composta principalmente de hidrogênio, néon e argônio, o que não ajudaria os humanos. Porém, dentro dessa superfície composta por rocha e poeira, conhecida como regolito, há uma porção imensa de oxigênio para ser extraída.

tardígrado

Conheça o tardígrado, o animal microscópico que consegue resistir a temperaturas de até 150°C e a 270ºC negativos. Pode haver vida na Lua, no fim das contas: seres virtualmente indestrutíveis que suportam radiação extrema, calor crepitante, as temperaturas mais frias do universo e décadas sem comida.

Schultz destacou, em seu estudo, que as missões Apolo, realizadas décadas atrás, já haviam encontrado não apenas vestígios de prata, mas também ouro, na face da Lua voltada para a Terra.

O oxigênio é o terceiro elemento mais abundante no universo. Os cientistas acreditam que sua forma molecular seja comum no espaço – da atmosfera terrestre, ela representa cerca de 20%. O próximo passo dos cientistas será procurar pelas moléculas de oxigênio em outras regiões onde estrelas são formadas.

Na verdade, a nossa lua tem nome sim. O nome dela é Lua! A palavra vem do latim Luna, que na mitologia romana era o nome da deusa relacionada ao satélite que orbita o planeta Terra. A deusa ligada ao astro também existia na mitologia grega.

Um dia na Lua equivale a quantos dias na Terra? Um dia na Lua dura até 29,5 dias terrestres. No entanto, como acontece com todos os corpos do Sistema Solar, é necessário distinguir entre diferentes tipos de dias considerando períodos também diversos.

A Lua não emite luz, não tem luz própria. Quando olhamos para o céu e a vemos brilhante e imponente, olhamos na verdade o Sol na Lua. O Sol é fonte de luz primária, um corpo luminoso.

A Lua talvez seja o maior agente de energia “Yin”, um tipo de força oposta ao Sol, “Yang”. Esta é a força que estimula a sensibilidade e a percepção. Agora, saiba mais sobre a energia das Luas na espiritualidade. Lua Nova – Renovação – Momento propício para trabalhos espirituais para se iniciar algo, desabrochar.

Lua Crescente
Quem nasceu nesta fase lunar destaca-se pela sua determinação e é reconhecido pela sua criatividade, pelo empenho com que se envolve nos projetos e, por vezes, pela sua teimosia. Esta insistência naquilo que deseja é, ainda assim, o que o ajuda sempre a alcançar as suas metas.