O que existe no espaço entre as galáxias?

Perguntado por: evieira3 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Não existem estrelas no meio intergaláctico. Porém existe sim material entre as galáxias, não existe vácuo. Este meio é composto basicamente por átomos, principalmente de hidrogênio e hélio, em concentrações muito baixas.

Tem como ir para outra galáxia? A tecnologia requerida para a viagem entre galáxias está além da presente capacidade humana, e atualmente é objeto de especulação, hipótese e ficção científica. Entretanto, cientificamente falando, nada indica que a viagem intergaláctica seja impossível.

O que existe no espaço? Esse ambiente constitui-se de um vácuo parcial contendo baixa densidade de partículas, predominantemente plasma de hidrogênio e hélio, além de radiação eletromagnética, campos magnéticos, neutrinos, poeira interestelar e raios cósmicos.

Dentro dele, no exato ponto central, existe o buraco negro supermassivo Sagittarius A* (cuja sigla é Sgr A*), com cerca de 4,31 milhões de vezes a massa do Sol.

A descoberta de planetas localizados fora do sistema solar, também chamados de exoplanetas, contribui para os estudos de possíveis sinais de vida pelo universo.

Quais são os sistemas solares conhecidos?

Sistema planetário
Distância ao Cinturão de Kuiper50 UA
Número de estrelas conhecidas1 Sol
Número de planetas conhecidos8 Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno
Número de planetas anões conhecidos5 Ceres, Plutão, Haumea, Makemake, Éris

O que é maior do que o universo? Um filamento galáctico com aproximadamente 10 bilhões de anos-luz (3 Gigaparsecs) em sua maior dimensão, por 7,2 bilhões de anos-luz (2,2 Gigaparsecs) na outra.

O que é maior a galaxia ou o universo? O universo é como o recipiente gigante de todas as galáxias.

Fusão da Via Láctea
Uma fusão galáctica semelhante acontecerá quando a Via Láctea colidir com a galáxia de Andrômeda, nossa maior e mais próxima vizinha galáctica. Astrônomos da Nasa usaram dados do Hubble em 2012 para prever quando uma colisão frontal entre as duas galáxias espirais pode ocorrer.

Se tentássemos atravessar a Via Láctea na velocidade da luz, levaríamos 100 mil anos para completar o trajeto.

Via Láctea e galáxia de Andrômeda vão colidir.

O espaço, por outro lado, não tem atmosfera nem pressão exercida pelas moléculas de ar; é essencialmente um vácuo.

Existe vento no espaço? Existe, mas é bem tênue. É geralmente o resultado da atividade de estrelas, ou seja, as estrelas é que geram os ventos espaciais, por isso eles são chamados de ventos estelares ou, no caso do Sistema Solar, o Vento Solar.

O Universo é tudo o que existe fisicamente, a soma do espaço e do tempo e as mais variadas formas de matéria, como planetas, estrelas, galáxias e os componentes do espaço intergaláctico.

Pesquisas sugerem que a galáxia cheira a rum, e seu centro teria gosto de framboesas: a análise de uma enorme nuvem de poeira, chamada Sagittarius B2, no centro da Via Láctea, diz que moléculas complexas de uma substância alcoólica chamada metanoato de etila, responsável pelo odor do rum e pelo sabor das framboesas.

Porque é o local da galáxia com maior densidade de estrelas, logo é o local mais brilhante também. O buraco negro central da galáxia é cercado por um aglomerado de bilhões de estrelas, chamado bojo estelar. A densidade de estrelas lá é um milhão de vezes maior que nas proximidades do nosso sistema solar.

Ora, se hoje o Universo se expande, é por que em algum momento ele deve ter tido densidade infinita e volume desprezível. A crença de que ele é infinito deve ter surgido de seu tamanho atual: 1 setilhão de Km e aproximadamente 15 bilhões de anos de existência.